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Como segmentar minha lista de e-mail para e-commerce?

por João Paulo Arraes Terça-feira, 14 de maio de 2019   Tempo de leitura: 9 minutos

Em algum momento, as estratégias de tráfego para um e-commerce acabam passando pela comunicação via e-mail. Esta, por sua vez, ainda é uma das ferramentas mais vantajosas por conta do custo-benefício e de falar com o seu consumidor de modo eficiente, tendo a possibilidade de segmentar os públicos para tornar a comunicação mais interessante para cada tipo de perfil de consumo e, consequentemente, gerar mais vendas.

Quando falamos de e-mail marketing para lojas virtuais, falamos em uma comunicação que possibilite apresentar de forma organizada e visualmente interessante os produtos da sua loja, com o intuito de apresentar as novidades, novos lançamentos, ofertas especiais, tudo que estimule a curiosidade e o desejo de consumo.

Esse relacionamento construído gradativamente gera confiança e permite que sua empresa aumente a lucratividade através de ações bem pensadas de disparos de e-mails automatizados em cada uma da jornada de compra do consumidor.

Muitos e-commerces já perceberam que precisam chamar a atenção do consumidor de alguma forma para abrir seu e-mail marketing. Todos os dias somos bombardeados por uma bateria de e-mails de tudo quanto é lado. Sua empresa precisa ser eficiente logo de cara no título do e-mail para aumentar a probabilidade de abertura da sua mensagem. Um dos desafios tem sido escrever títulos criativos que despertem o interesse.

O cliente, ao receber o seu e-mail direcionado para ele, se sente especial, criando uma proximidade e fortalecendo o relacionamento da sua marca com ele.

Um dos passos fundamentais para a construção de um relacionamento saudável é a coleta adequada de dados do lead. Pode parecer estranho o que estamos apontando aqui, mas as estratégias que envolvem o seu e-commerce podem se dividir em três momentos diferentes, porém, complementares:

E-mails transacionais

Quando a sua loja virtual já dispara e-mail automaticamente após uma ação do usuário. São facilmente identificados como e-mail de: esqueci a senha, cadastro de novo usuário, compra concluída com sucesso, compra entregue, entre outros. Esses e-mails são disparados geralmente pelo seu e-commerce. Podemos associar aos clientes cadastrados na sua loja e suas interações ativas no site.

E-mails promocionais

São ações pensadas pelo time de Marketing e Comercial visando estimular o consumo dos clientes que estão cadastrados na base da sua loja virtual. É uma ação ativa do seu negócio para gerar mais vendas. Aqui são os momentos de enviar uma mensagem pontual para o consumidor sobre uma nova oferta ou até mesmo comemorar uma data importante de aniversário do cliente ou alguma comemoração especial. Imagine que são todos os estímulos pensados para converter de forma inteligente em vendas. Podemos associar à famosa e muito utilizada newsletter.

E-mails de Inbound Marketing (blog)

São ações de disparos de e-mail marketing conectadas aos conteúdos do blog da sua empresa. Ter uma estratégia de marketing de permissão (chamado Inbound Marketing) é fundamental para melhorar o ranqueamento nos principais buscadores do mercado e, além de iniciar um trabalho de construção de base, que futuramente podem vir a se tornar consumidores recorrentes. Portanto, desenvolver um blog rico de informações sobre o seu produto é essencial para trazer estímulo e ar fresco para seu cliente. Esse incentivo tira o seu cliente de cima do muro e ajuda no seu processo de conversão em vendas.

Abaixo estão algumas ideias do que pode ser feito nos disparos de e-mail marketing do seu e-commerce:

Aniversário

A informação sobre a data de aniversário do seu lead é facilmente adquirida durante o check-out e durante o cadastro. No dia do aniversário, é normal o cliente receber uma chuva de e-mails, por isso nossa dica é: tente enviar o e-mail de parabéns alguns dias antes, e não se esqueça de fazer com que o seu cliente se sinta especial por receber um e-mail da sua loja.

Cliente antigos

Os consumidores de sua loja têm o hábito de faturar em dobro quando comparado a primeira vez que realizaram uma compra. Por isso dê atenção redobrada para esses clientes, realizar a estimulação dele fará com que ele tenha uma visão positiva da empresa resultando em mais compras.

Abandono do carrinho

Somente no primeiro semestre de 2018, no estudo da E-commerce Radar, foi comprovado que a taxa de abandono chegou a 82%. Muitas vezes este pesadelo do abandono do carrinho passa por todo lojista do comércio online, mas pode ser amenizado com um e-mail.

Você pode realizar o pedido de respostas para simples perguntas como o porquê o cliente realizou o abandono do carrinho, e, uma oportunidade para oferecer o frete grátis ou algum desconto, para recuperar aquela compra e também diminuir consideravelmente o índice deste problema.

Pós-venda

O pós-venda é essencial, não se esqueça disso. Mas como realizar por e-mail? Você pode começar enviando uma confirmação da compra do cliente junto a um agradecimento por comprar com você. Em seguida, no processo de entrega do produto, enviar a localização do pacote, para assim diminuir a ansiedade do cliente como também demonstrar cuidado e atenção da sua empresa com ele.

Estágio no Funil de Vendas

Um dos grandes benefícios que você terá ao segmentar a sua base de lead é compreender a etapa do funil que seu possível consumidor está, te ajudando conhecer mais o seu público e os comportamentos deles, resultando assim no melhor processo de vendas. Você consegue compreender em que etapa o seu cliente está e se o mesmo está disposto a realizar uma compra, analisando todas as etapas do funil.

Lembre-se sempre: é fundamental não enviar mensagens com frequência alta, pois isso tende a assustar e irritar a sua base de e-mails. Portanto, evite gerar mais ressentimento do consumidor. É importante ter a permissão deste usuário e que ele tenha ciência de que irá receber conteúdos seus. Para isso, comece colocando com clareza a informação de como funcionará o relacionamento por e-mail e que a qualquer momento ele poderá realizar o descadastro.

Se a taxa de abertura estiver muito baixa, significa que sua mensagem precisa melhorar e que a sua campanha não consegue despertar o interesse o suficiente dos seus clientes. Portanto, repense e aprimore as suas estratégias e assim realizar o planejamento de suas campanhas. Vamos começar com a taxa de abertura do seu e-mail. Com o passar do tempo, sua empresa passará a ter um histórico do percentual de cada ação, e isso gerará insights importantes para começar a perceber a aceitação ou rejeição das suas mensagens.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as possibilidades de relacionamento por e-mail marketing, sua empresa passará a perceber alguns indicadores importantes que ajudarão a colocar estratégias mais eficientes no ar. Cativar o cliente no mundo online é desafiador, assim, criar abordagens relevantes e personalizadas levam à prática em sua empresa, tornando-se interessante e mostrando que você conhece aos seus clientes.

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