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Como se tornar autoridade no seu nicho de e-commerce

Por: João Paulo Arraes

CFO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais Magento. Além disso, é especialista em AdWords, Digital Marketing e UX.

Credibilidade e sucesso são duas palavras muito chamativas para quem deseja conquistar espaço no comércio. Para alcançar esses adjetivos formidáveis no e-commerce, é necessário se tornar autoridade no seu nicho de mercado.

Definir seu ramo é fundamental para obter o famigerado sucesso profissional. De nada adianta investir esforços em um espaço muito abrangente ou focar em um segmento muito amplo.

Escolhendo um nicho

A internet é um vasto mercado em que se pode achar produtos dos mais variados possíveis. Desde máquinas de última geração até lençóis descartáveis. Por isso, é importante se destacar na escolha do nicho do seu e-commerce — essa é uma tarefa difícil até para as grandes empresas. Dessa maneira, atuar em um nicho de mercado faz com que você domine essa especificidade e alcance a autoridade necessária para se destacar.

Investir em um nicho bem estabelecido significa começar a apresentar ao consumidor a autoridade no mercado. O público online está cada vez mais exigente. Diante dos diversos e-commerces disponíveis, é comum ele ir atrás de um especializado no produto/serviço que procura. Assim, a empresa ganha um cliente por oferecer uma solução ideal para o produto.

Conhecendo o seu público

Para definir um nicho de mercado, é importante você se identificar com o ramo, ter interesses relacionados, gostos e preferências para enxergar a ótica da loja. Você deve ter conhecimento sobre os problemas característicos do nicho que está escolhendo. Entenda se o seu público está disposto a pagar um valor mais alto para ter essa demanda específica. Além disso, focar em um nicho específico tira a concorrência de grandes empreendimentos online que costumam investir em segmentos mais amplos, que visam lucrar em massa e já tem clientela garantida.

Não há como fugir da segmentação do público. Defina sua persona para ter em mente alguém característico para quem vender. Conhecendo o seu público, você sabe em que pode atuar e melhorar para suprir suas necessidades.

Comece atuando em um pequeno nicho e, depois, quando a autoridade já estiver colocada e houver um maior capital para investimento, pode ser uma boa opção aumentar o seu público. Grandes empresas, como a Amazon, começaram com nichos menores e depois ampliaram.

Utilize-se da propaganda

Mesmo que a loja virtual esteja no início, é possível fazer com que os consumidores a vejam como autoridade. É mais rápido ganhar a confiança do seu público utilizando-se do marketing digital. Depoimentos e feedbacks são opções bacanas para você colher e divulgar após a venda. Os consumidores se sentem mais seguros para comprar em uma loja que tenha uma pessoa real falando sobre o produto. Até comentários de amigos ou conhecidos podem levar mais segurança à efetivação da compra.

Conteúdos de qualidade

As redes sociais são mais que amigas nesse processo de consolidação da marca. Produza conteúdo de qualidade e mostre que você tem confiança no seu produto. Canais como blog, e-mail marketing e vídeos no YouTube podem oferecer boa visibilidade para sua marca. Além disso, não esqueça de investir em técnicas de SEO. A meta é que seu e-commerce seja visto como o melhor em determinado produto.

Criar autoridade no mercado pode ser um processo muito benéfico para sua empresa. O importante é ter cautela em todas as etapas. cuide da imagem do seu e-commerce e esteja atento a todos os detalhes do produto e da plataforma. Seja uma loja o qual você gostaria de ser cliente.


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