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Como preparar a logística do seu e-commerce para a Black Friday?

por Wellington Cid Quarta-feira, 14 de novembro de 2018   Tempo de leitura: 1 minuto

Divulgar promoções, conceder descontos imperdíveis, com condições de pagamento diferenciadas e levar os consumidores a conhecerem os melhores produtos do seu e-commerce vai gerar um ótimo tráfego e possivelmente boas vendas e muitas vendas na Black Friday, não é mesmo?

Bom, mas esses pontos não devem ser os únicos objetivos da sua loja virtual nesse período tão esperado pelos consumidores. Por nós também. Já estamos chegando nessa data e espero que você tenha pelo menos se planejado há algumas semanas, elaborando uma poderosa estratégia de promoção e divulgação. Mas além do planejamento comercial e de marketing, também é essencial ter um planejamento da operação logística para a Black Friday.

Nesta época, é natural que a demanda aumente e tenha seu maior pico de vendas durante o ano todo, isso reflete na elevação da quantidade de pedidos, atendimentos e contatos com os clientes da sua loja.

Tenho certeza, vai ter mais gente querendo comprar na sua loja, mas também vai ter ainda mais consumidores com dúvidas, precisando de informações e de ajuda. Isso é só o começo, a Black Friday não é apenas na sexta feira, e se engana quem estiver pensando que acaba no dia seguinte.

A Black Friday vai além da sexta feira e vai se desdobrar durante vários dias até chegar ao fim, junta-se com Cyber Monday e as últimas baixas de entrega ao cliente devem acontecer ainda próximas ao Natal.

Nos próximos dias após a Black Friday, é necessário estar preparado, treinado e motivado para lidar com as atividades de pós vendas, possivelmente o dobro da demanda que você tinha em períodos anteriores, ou até mais, afinal de contas, todo cuidado é pouco para não entregar o que sua loja prometeu, deixando o seu consumidor insatisfeito, chateado e mal humorado, podendo causar sérios problemas para a sua loja, reclamações no SAC, Reclame Aqui, Juizado Especial Cível.

Melhor nem pensar nisso. Então, prepare-se bem.

Pensando nessas questões, resolvi dar algumas dicas preciosas, dicas de quem já passou por vários períodos como esse ligados a grandes lojas de e-commerce e ajudar você a criar uma boa estratégia de logística para a Black Friday. Vamos lá?

Atenção aos prazos de entrega

Os prazos de entrega são um dos fatores cruciais para que o seu cliente compre o seu produto, ou não, se ele ver que vai demorar muito, ele vai embora. Logo, ter um bom prazo para entregar os seus pedidos da Black Friday é uma vantagem para sair na frente e vender mais.

Mas atenção, muita atenção, porque se você prometer um prazo que sua loja ou seu fornecedor de transporte não vai conseguir atender, você vai ter problemas e sobrecarregar a quantidade de atendimentos do seu pós-venda.

Leve em consideração que o aumento da quantidade de pedidos vai deixar o processo de manuseio e entrega mais lento, talvez não haverá recursos suficientes para processar todos os pedidos no mesmo dia e você vai precisar de mais algumas horas ou dias para colocar todos os pedidos em rota de entrega.

Logo, você deve medir esse tempo com sua operação e seus fornecedores e aumentar brevemente os seus prazos de entrega para conseguir entregar antes do que acabar atrasando a entrega. Criar uma expectativa no consumidor e entregar uma realidade diferente ou elevar demasiadamente os prazos devem estar fora de cogitação.

Rever o tamanho da equipe operacional

Se você fez um bom planejamento e uma boa estratégia comercial, a sua demanda vai aumentar, pode contar com isso, e possivelmente deverá aumentar a sua equipe operacional, mais pessoas, mais equipamentos, mais recursos, por um período temporário para suprir essa demanda.

Assim sua operação pode dar conta de processar mais pedidos durante esse período para dar conta da sobrecarga de pedidos e manter o fluxo de trabalho em ritmo semelhante aos períodos anteriores a Black Friday.

Vale a pena treinar essas pessoas que você vai contratar para elas estarem preparadas a tempo de cuidar de qualquer etapa operacional nesse período, seja atendimento, separação, manuseio, embalagem, expedição, gestão das entregas.

Pode ser que você precise estender até o Natal. Caso contrário, a operação pode acabar funcionando com mais lentidão, ocasionando atrasos nos processos logísticos, na expedição e refletindo ainda mais no tempo de entrega dos pedidos.

Cuidados com a gestão do armazém

Sua loja virtual não pode correr o risco de vender produtos indisponíveis, sem estoque. Planejar é preciso, lembra?

Verifique as suas mercadorias em seu estoque, principalmente as que estarão em promoção, veja quantidades, qualidade, validade se for o caso e se estão em condições de venda, sem avarias ou defeitos, você não vai querer pagar mais para retornar produtos que nem deveriam ter saído do seu estoque e muito menos, a insatisfação dos seus clientes.

Peça maiores quantidades se for preciso, isso pode ajudar até a conseguir melhores condições comerciais para o seu negócio.

Além de verificar o estoque físico dos seu produtos, também é importante ter certeza de que o estoque virtual esteja atualizado na plataforma ou outros sistemas, e nos marketplaces, antes e durante a Black Friday.

Mantenha os níveis dos seus estoques sincronizados e atualizados para garantir que seus clientes recebam os seus pedidos e os produtos certos. Acuracidade do estoque é primordial, inclusive para não entregar um produto diferente do que seu cliente comprou, ou entregar mais de um pedido, ou nem entregar. Não é Free Friday e nem Black Fraude. É Black Friday!

Quer se dar bem nessa Black Friday? Planejar e executar bem as estratégias é o caminho mais seguro para atender bem o seu cliente. Lembre-se da logística, é através desses processos que a mágica de comprar pela internet acontece. Boas vendas, boa operação e viva a Black Friday!

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