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Como se destacar na era da informação: storytelling, conteúdo e planejamento digital

Todos os dias, somos bombardeados por notícias, imagens, vídeos e compartilhamentos. Estamos na era da informação. Você dá uma olhadinha no Google, e pronto! Lá estão centenas de ocorrências sobre o mesmo assunto.

E como é que você faz para se destacar e para destacar o seu produto em meio a tanta concorrência? Conteúdo! Afinal, você é o que você posta.

No entanto, vamos deixar claro: não adianta criar um conteúdo fantástico, postar e simplesmente deixar lá. Você, com certeza, vai receber muitas visitas no site e muitos likes no Facebook, mas quando é que isso vai se transformar em conversão?

Bom, é simples! Quando você transformar interesse em ação, use uma destas três estratégias:

  1. Dê ao usuário uma opção – e coloque-o em um ponto de vista de cliente em potencial;
  2. Peça mais informações sobre ele – e transforme-o em um lead;
  3. Ofereça um incentivo – e transforme-o em um cliente. E como incentivo, não estamos falando de apenas descontos. Pode ser acesso a mais conteúdo, a uma coleção especial e exclusiva, etc.

Com isso em mente, vamos partir para o pensamento estratégico.

Em publicidade e marketing, muito se fala sobre comunicação integrada, mas é raro encontrar quem consiga fazer isso de verdade. Para começar, não se deve pensar nos canais online e offline como se fossem duas coisas separadas. É fato que cada um tem suas características e suas particularidades, mas estamos na era do omnichannel.

O mesmo cliente que visita sua loja física vai visitar sua loja online, curtir suas publicações no Facebook e interagir com suas hashtags no Instagram. E é por isso que é tão importante que exista sinergia entre todos os seus pontos de contato.

A Kipling tem, em média, 2 lançamentos por mês. Então, pelo menos duas semanas por mês mantemos as mesmas vitrines na loja online e na loja física.

Como online, temos mais métricas, mais facilidade e mais possibilidades de alteração, mas também temos a possibilidade de planejar de maneira mais micro.

Existem datas especiais, memes da Internet etc., e tudo isso se aplica principalmente ao conteúdo que é criado e postado para os fãs da marca nas redes sociais.

O grande desafio é amadurecer a marca. Então, precisamos trabalhar diferentes públicos ao mesmo tempo, através de segmentação.

Não podemos deixar as crianças e os adolescentes de lado, mas aos poucos estamos mostrando às jovens mulheres que crescemos com elas.

Existem bolsas, malas, acessórios e calçados que vão além da categoria de volta às aulas, e que podem acompanhá-las por toda a vida e em diversas ocasiões de uso.

Ou seja, quando criamos conteúdo, estamos também criando e contando histórias. O tal do storytelling, sabe?! Para quem não está familiarizado com o conceito, storytelling é a capacidade de contar histórias relevantes para envolver as pessoas e fazer com que se apaixonem pelo seu produto ou pela sua marca.

Como contar histórias sobre minha marca de forma relevante?

  • Mostre. Fotos, vídeos e textos curtos são mais relevantes. Em meio a tanta informação, você precisa ser claro para despertar interesse;
  • Todo mundo está ocupado. Ninguém lê. É triste, mas é verdade. As pessoas costumam “escanear” a tela. Então, cabe a você filtrar o que quer que as pessoas vejam. Aposte em um título chamativo e conte a história que você quer contar (mas faça isso de forma breve);
  • Seja memorável. Não deixe que sua marca e seu conteúdo se percam;
  • Menos é mais. Por fim, vale lembrar aquela frase de Andrew Stanton, da Pixar: “Não dê a eles 4. Dê a eles 2 + 2”. É a mesma coisa? É. Só que particionado. Logo, traz duas vezes mais engajamento.

E como criar uma estratégia a partir do storytelling?

Para obter o melhor resultado, você vai precisar estudar bastante. Pergunte-se:

  • Qual é o seu objetivo?
  • O que você precisa fazer para chegar lá?
  • Qual é a história que você quer contar?

Para quem você quer contar?

E, uma vez que tiver as respostas, parta para o planejamento tático.

Para manter o raciocínio, vamos usar a Kipling como exemplo. O objetivo é reposicionar e amadurecer a marca, para aumentar a venda da categoria de bolsas. Para atingir esse objetivo, é preciso mostrar ao público-alvo que temos produtos para atendê-lo, sem deixar de lado o público já estabelecido. E a história que queremos contar para mulheres jovens é que a Kipling cresceu junto com elas.

Com base nisso, desenvolvi uma estratégia de conteúdo 80-20, que propõe que 80% do conteúdo enviado e publicado sejam voltados para mulheres, e 20% sejam voltados para crianças e adolescentes.

Como criar uma estratégia de comunicação integrada para o meu e-commerce?

  • Defina seus canais de comunicação

Antes de tudo, é importante decidir onde você vai estar. Então, de novo, é importante conhecer o seu público-alvo, para escolher as redes sociais, o tom de voz da comunicação e o conteúdo… O seu público é jovem? Então você precisa estar no Instagram. Mas será que você precisa estar no Snapchat? Vai haver conteúdo suficiente para publicar lá?

  • Crie um calendário

Para se organizar e ter uma visão ampla de tudo que será publicado, o ideal é criar um calendário que se adeque ao seu negócio. Uma vez escolhidas suas redes sociais, liste-as e organize o conteúdo que você vai colocar em cada uma, dia a dia. Se quiser um exemplo, você pode fazer o download em bit.ly/CalendarioDigiMkt.

Não se esqueça de considerar também o offline. Se no varejo tradicional a vitrine de outubro é de Dia das Crianças, pelo menos um dos banners do site também deverá ser.

  • Crie conteúdo relevante

Cada canal tem um público e cada cliente tem um perfil diferente. Estude os melhores horários para publicação, a frequência de disparos de e-mail marketing… Faça a segmentação da sua base.

Também é importante ter feeling e avaliar se o que você quer publicar tem relevância, adequação com a marca e adequação com o público. Ou você vai acabar falando sozinho. E não é isso que você quer, não é mesmo?

Ah, e se você vai oferecer um link, não se esqueça de criar um tagueamento (UTM URL) e de usar o bit.ly, para reduzir o link e para acompanhar os resultados.

  • Crie relacionamento

Às vezes, as pessoas esquecem que é este o objetivo principal das redes sociais: relacionamento. E relacionamento nada mais é do que conversar! Então, aproveite o post para se aproximar do cliente, entender suas necessidades, estar disponível… Isso gera engajamento e desejo. E, consequentemente, vendas.

Conteúdo originalmente publicado em: https://www.ecommercebrasil.com.br/revista/