Como se destacar no comércio virtual com a ascensão dos Marketplaces?

por Bruno Gianelli Quarta-feira, 26 de julho de 2017   Tempo de leitura: 4 minutos

Atualmente, estar presente em marketplaces – espaço virtual onde se faz comércio eletrônico de forma ampla, anunciando seus produtos e serviços em sites de terceiros, especializados no varejo – é algo que todos os proprietários de e-commerce deveriam apostar.

De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), esse tipo de mercado corresponde a 20% do faturamento total dos e-commerces no Brasil. Atuar em diversos marketplaces pode ser utilizado como estratégia complementar para o planejamento do comércio.

Em contrapartida, possuir um e-commerce é capaz de possibilitar que o gestor defina diversas estratégias e personalize o ambiente, o atendimento e a experiência do cliente – diferentemente dos marketplaces –, visando alcançar consumidores que buscam por algo refinado.

Além disso, trabalhar em um canal próprio permite a oferta de produtos complementares, como seguros e garantia para os artigos comercializados, clubes de assinatura, serviços de instalação, etc.

O segmento de clubes de assinatura, sucesso consolidado nos Estados Unidos, apresenta ascensão significativa no Brasil. Para 2017, o setor projeta crescimento de 11%, de acordo com a ABComm. O modelo garante diferenciação da empresa no mercado, além de possibilitar algumas outras vantagens comerciais.

Conforme Philip Kotler, conhecido como o papa do marketing, atrair novos clientes custa de cinco a sete vezes mais do que manter os atuais.

Além disso, uma base sólida de integrantes do clube de assinatura garante a renda recorrente e facilita a gestão do estoque, além de possibilitar maior poder de negociação com fornecedores, uma vez que o volume de compras é maior e ocorre com maior frequência.

Particularidades

Para gerar resultados expressivos, o que também permite maior poder de negociação, os marketplaces são essenciais, uma vez que o fluxo de clientes e de vendas é grande. Neles, os distribuidores competem diretamente em relação ao valor, enquanto os que fabricam trabalham melhor a margem.

Por serem fabricantes, possuem exclusividade dentro do portal. Entretanto, a desvantagem é que o produto do seu concorrente inevitavelmente será mostrado junto com o seu, não sendo possível personalizar o que será ou não apresentado.

Outro ponto positivo para os marketplaces é que o seu produto estará exposto no site de grandes lojas do setor varejista, o que garante um fluxo cada vez maior de visitantes e possíveis vendas futuras.

Além disso, investir em uma loja própria no universo do e-commerce garante segurança e estabilidade, uma vez que o negócio é de total responsabilidade do gestor, o qual terá meios para solucionar possíveis problemas sem ser pego de surpresa por mudanças políticas ou contratuais, além trabalhar de forma mais satisfatória a margem de lucro.

Dessa maneira, é importante notar a importância de possuir um e-commerce próprio, utilizando a oportunidade aberta pelos marketplaces para gerar um volume de vendas cada vez maior, fazendo com que sejam uma parte de sua estratégia comercial, e não o foco.

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1 comentário

Comentários

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  1. Para quem está começando do zero apostar nos Marketplaces é a melhor opção, pois montar seu próprio e-commerce é caro, pois engloba diversos fatores, principalmente o marketing, logo precisa-se de um capital que sustente o início da jornada.

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O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

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