Não é novidade que o e-commerce brasileiro é um dos mais promissores do mundo. Como mostram os dados da ABComm Forecast, o e-commerce no país teve um faturamento de R$169,59 bilhões em 2022, um aumento de mais de R$18 bilhões em relação a 2021. Para este ano, a expectativa é ainda maior, e o faturamento estimado gira em torno dos R$185,7 bilhões, podendo alcançar até R$232,51 bilhões em 2026.
Contudo, esse cenário tão promissor também é terreno fértil para o aumento da concorrência, tanto que, segundo dados do estudo Beyond Borders, a América Latina é um dos e-commerces que crescem com maior velocidade no mundo todo, com expectativa de expansão de 31% ao ano até 2025.
Como o segundo maior mercado da região, as perspectivas apontam que o e-commerce brasileiro deve manter um ritmo de expansão anual de 32% até 2025. O que significa, por um lado, um aumento positivo de produtos e serviços disponibilizados via e-commerce e, por outro, novos entrantes e, consequentemente, o aumento da concorrência para os negócios já existentes.
Assim, quem já tem uma loja virtual precisa apostar em estratégias de diferenciação cada vez mais criativas para conquistar novos clientes, mas, mais do que isso, para reter e fidelizar aqueles que já chegaram ao seu negócio. Então, por que não transformar os seus produtos e serviços de vendas pontuais em vendas recorrentes? É sobre isso que vamos falar neste artigo, acompanhe.
Como transformar venda pontual em recorrente
Antes de tudo, precisamos entender que o modelo recorrente é um dos mais rentáveis dos últimos anos devido ao seu alto potencial de escalabilidade. Entre as empresas que dominam o modelo no segmento de serviços, temos Netflix, Spotify, entre tantos outros serviços de streaming que surgem a cada dia.
Já no segmento de produtos, talvez os clubes de assinatura sejam o principal exemplo de empresas que descobriram como transformar vendas pontuais em serviços por assinatura, retendo e fidelizando seus clientes. Vamos pegar o exemplo das “beauty boxes”, que são caixas com cosméticos e produtos de higiene que as pessoas adquirem por assinatura e recebem, todos os meses, uma curadoria de produtos em casa.
Vamos dizer que você tem uma loja online de cosméticos e tempossui alguma dificuldade em fidelizar seus compradores e transformá-los em clientes. A recorrência pode te ajudar, basta aprofundar um pouco mais o conhecimento sobre o seu público – pesquise, avalie os hábitos de consumo dos seus compradores e monte planos de assinatura compatíveis com esses hábitos, faça uma precificação atrativa e parta para a recorrência. Assim, além de vender o seu produto, você pode contar com toda a comodidade da automatização do pedido do comprador, sem que esse pedido precise ser reprisado periodicamente, fazendo com que um cliente de uma só compra se torne um assinante da sua empresa.
Essa mesma tática vale para a mais diversa gama de produtos e serviços disponíveis. Basta estudar os hábitos de consumo do seu público e aprofundar os conhecimentos sobre o seu negócio, que certamente encontrará uma fonte recorrente dentro do seu e-commerce.
Outro exemplo: você tem um petshop ou uma loja que vende alimentos para pets. Bem, se uma pessoa comprou um pacote de ração para gatos com você este mês, ela certamente precisará continuar alimentando o animal. Por isso, oferecer um serviço de assinatura de ração pode ser uma saída. Assim, você garante que aquele cliente continuará comprando com você e transforma uma compra única em uma venda recorrente.
Barbearia, cabeleireiro, lingeries, vinhos, cervejas, café… Hoje, os mais diversos tipos de produtos e serviços são comercializados através de clubes de assinatura e, muitos deles, surgiram justamente dessa percepção de que uma venda pontual de e-commerce poderia se tornar recorrente. Além disso, com a recorrência, você não precisa vender apenas mensalmente, por exemplo, pode criar planos quinzenais, semestrais, anuais ou personalizá-los como preferir.
Então, estude seu negócio, avalie seus consumidores e crie suas estratégias para fidelizar clientes e escalar seu e-commerce através da recorrência.