Como saber quando é a hora de migrar de plataforma?

por Jéssica Marinho Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021   Tempo de leitura: 3 minutos

Tomar a decisão de migrar de plataforma é uma decisão difícil e assustadora, porém, muitas vezes é necessário.

Seu negócio possivelmente começou pequeno, aos poucos tomou forma e hoje você sente a necessidade de evoluir, mas sua plataforma é limitada.

Pode ser por esse ou por outros motivos, confira pontos-chave para saber se está ou não na hora de migrar.

Falta de escalabilidade da plataforma de e-commerce

Quando um negócio começa pequeno, mas possui uma boa gestão e excelente produtos, é natural que o negócio se expanda.

Se esse foi o seu caso, sem dúvida, você precisar dar um upgrade em seu plano da plataforma. Porém, muitas plataformas possuem planos muito limitados e não permitem que a loja cresça dentro da própria plataforma.

Caso tenha se identificado com a situação, não hesite em migrar de plataforma. Será complicado no início, mas você colherá os frutos de estar em uma plataforma que acompanhe o crescimento de sua loja virtual e colabore para que isso aconteça.

Grande investimento em e HUBs de integração

Esse é um produto muito comum entre os lojistas que vendem, especialmente, em marketplace.

Para fazer a integração entre a loja e o marketplace — onde já pagará comissão, o lojista ainda precisa contratar um terceiro serviço. Isso porque, a maioria das plataformas não possui integrações nativas com os marketplaces.

Logo, se estiver visando economia para vender em marketplaces, vale a pena investigar uma plataforma que não necessite de um HUB de integração.

Por mais que dê um certo trabalho no início, a economia virá com o tempo. E esse dinheiro poupado poderá ser utilizado para outros investimentos na loja virtual.

Falta de evolução da plataforma

A plataforma que você utiliza estacionou no tempo?

A tecnologia é um mar ainda pouco explorado, não temos a dimensão de seu tamanho. Logo, as empresas precisam se atualizar e apresentar novas soluções ao cliente dentro da plataforma de e-commerce.

Caso esse não seja o caso da sua, talvez seja a hora de começar a pensar em migração. Isso porque, quando uma plataforma não sofre evoluções no produto ofertado, sua loja é diretamente impactada.

Pois, seu concorrente pode ter recursos e soluções que sua loja não tem. Consequentemente, você pode perder muitas vendas.

Recursos de compra indisponíveis

Ao final do último tópico citamos recursos e soluções. De fato, alguns deles são indispensáveis para potencializar a venda de seus produtos na internet.

Por alto, podemos citar o recurso de compre junto, que incentiva a compra de mais produto. O Kit de Produtos, que reúne vários produtos em um só e é vantajoso para a loja, mas também para o cliente final. E até soluções de frete, onde a própria plataforma encontra o frete mais barato para oferecer a seu cliente.

Esses são alguns recursos que sua plataforma precisa ter para seu e-commerce vender mais.

Se identificou com um dos exemplos ou mais de um deles? Então, considere a migração de plataforma. Entretanto, procure por uma que já atenda todos os critérios citados neste conteúdo, para não precisar passar por uma nova migração tão cedo!

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER