Acesso rápido

Como prevenir conteúdo duplicado em seu e-commerce com a WebMaster Tools

por Djavan Souto Loureiro Segunda-feira, 14 de março de 2011

Olá a todos! Hoje venho falar sobre algo que assombra muitos gestores de sites, em especial de e-commerce: o conteúdo duplicado. No e-commerce, especificamente, este é um grande problema causado, entre outros motivos, por:

  1. Grande número de parâmetro na url;
  2. Produtos com descrição e especificações técnicas iguais às de outros sites;
  3. Poucas mudanças no conteúdo da página, porque muitos mudam apenas o “miolo” onde aparece o produto, ou colocam o mesmo produto com poucos detalhes a mais, como cores ou outro opcional.

Existem muitos outros fatores que podem levar o Google a considerar que seu conteúdo é duplicado; neste artigo, no entanto, vou falar especificamente em relação a variáveis na url. Estas variáveis podem vir em um resultado de busca onde se tem vários filtros; ou então uma variável que diz alguma particularidade do produto como cor, voltagem, tamanho etc.

Vamos exemplificar essa situação. Veja abaixo algumas urls que apresentam este problema. Digamos que a url de uma marca seja assim:

  1. http://www.lojavirtual.com/televisao.php?marca=philco
  2. http://www.lojavirtual.com/busca.php?q=&pg=1&marca=philco
  3. http://www.lojavirtual.com/televisao.php?marca=philco&limit=20&relev=menor

As urls 2 e 3 apresentam o mesmo conteúdo que a url 1, e isso pode se repetir várias vezes, principalmente se suas buscas internas possuem muito filtros. Existem várias maneiras de evitar ou minimizar estes problemas, um dos mais eficientes é o uso da meta tag canonical para conteúdo duplicado. Você pode verificar suas urls utilizando a ferramenta de urls canônicas do mestre SEO.

Outro jeito igualmente eficiente é utilizar a ferramenta de webmaster do Google (WebMaster Tools) e informar quais variáveis o googlebot deve ignorar, evitando que ele indexe páginas que tenham URLs diferentes mas apresentem o mesmo conteúdo.

Como configurar a WebMaster Tools

  1. Acesse a sua WebMaster Tools. No Painel de Controle das Ferramentas do Google para webmasters, clique no site que deseja.
  2. Em Configuração do site, clique em Configurações.
  3. Vá na guia Manipulação de Parâmetros.
  4. Para cada parâmetro, selecione a opção desejada, veja figura 1. Se nenhum parâmetro estiver listado é porque o Google não encontrou nenhum durante o rastreamento do seu site. Você ainda pode adicionar parâmetros por si só, deixar o Google decidir” ou “usar valor especifico”.

Figura 1 – Aba “Como manipular parâmetros”

Assim, se pedirmos para o Google ignorar os parâmentros “limit”,”relev” da url http://www.lojavirtual.com/televisao.php?marca=philco&limit=20&relev=menor, ela ficará assim: http://www.lojavirtual.com/televisao.php?marca=philco.

Você pode configurar até 15 parâmetros para o googlebot ignorar. Com esta configuração, o Google trata estas solicitações como sugestões, e não como diretivas.

Ignorando alguns parâmetros, com certeza você irá reduzir o problema de conteúdo duplicado em sua loja virtual.

Até a próxima!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.