Como prevenir conteúdo duplicado em seu e-commerce com a WebMaster Tools
Olá a todos! Hoje venho falar sobre algo que assombra muitos gestores de sites, em especial de e-commerce: o conteúdo duplicado. No e-commerce, especificamente, este é um grande problema causado, entre outros motivos, por:
Existem muitos outros fatores que podem levar o Google a considerar que seu conteúdo é duplicado; neste artigo, no entanto, vou falar especificamente em relação a variáveis na url. Estas variáveis podem vir em um resultado de busca onde se tem vários filtros; ou então uma variável que diz alguma particularidade do produto como cor, voltagem, tamanho etc.
Vamos exemplificar essa situação. Veja abaixo algumas urls que apresentam este problema. Digamos que a url de uma marca seja assim:
As urls 2 e 3 apresentam o mesmo conteúdo que a url 1, e isso pode se repetir várias vezes, principalmente se suas buscas internas possuem muito filtros. Existem várias maneiras de evitar ou minimizar estes problemas, um dos mais eficientes é o uso da meta tag canonical para conteúdo duplicado. Você pode verificar suas urls utilizando a ferramenta de urls canônicas do mestre SEO.
Outro jeito igualmente eficiente é utilizar a ferramenta de webmaster do Google (WebMaster Tools) e informar quais variáveis o googlebot deve ignorar, evitando que ele indexe páginas que tenham URLs diferentes mas apresentem o mesmo conteúdo.
Como configurar a WebMaster Tools
Figura 1 – Aba “Como manipular parâmetros”
Assim, se pedirmos para o Google ignorar os parâmentros “limit”,”relev” da url http://www.lojavirtual.com/televisao.php?marca=philco&limit=20&relev=menor, ela ficará assim: http://www.lojavirtual.com/televisao.php?marca=philco.
Você pode configurar até 15 parâmetros para o googlebot ignorar. Com esta configuração, o Google trata estas solicitações como sugestões, e não como diretivas.
Ignorando alguns parâmetros, com certeza você irá reduzir o problema de conteúdo duplicado em sua loja virtual.
Até a próxima!