Como prevenir conteúdo duplicado em seu e-commerce com a WebMaster Tools

por Djavan Souto Loureiro Segunda-feira, 14 de março de 2011

Olá a todos! Hoje venho falar sobre algo que assombra muitos gestores de sites, em especial de e-commerce: o conteúdo duplicado. No e-commerce, especificamente, este é um grande problema causado, entre outros motivos, por:

  • Grande número de parâmetro na url;
  • Produtos com descrição e especificações técnicas iguais às de outros sites;
  • Poucas mudanças no conteúdo da página, porque muitos mudam apenas o “miolo” onde aparece o produto, ou colocam o mesmo produto com poucos detalhes a mais, como cores ou outro opcional.
  • Existem muitos outros fatores que podem levar o Google a considerar que seu conteúdo é duplicado; neste artigo, no entanto, vou falar especificamente em relação a variáveis na url. Estas variáveis podem vir em um resultado de busca onde se tem vários filtros; ou então uma variável que diz alguma particularidade do produto como cor, voltagem, tamanho etc.

    Vamos exemplificar essa situação. Veja abaixo algumas urls que apresentam este problema. Digamos que a url de uma marca seja assim:

  • http://www.lojavirtual.com/televisao.php?marca=philco
  • http://www.lojavirtual.com/busca.php?q=&pg=1&marca=philco
  • http://www.lojavirtual.com/televisao.php?marca=philco&limit=20&relev=menor
  • As urls 2 e 3 apresentam o mesmo conteúdo que a url 1, e isso pode se repetir várias vezes, principalmente se suas buscas internas possuem muito filtros. Existem várias maneiras de evitar ou minimizar estes problemas, um dos mais eficientes é o uso da meta tag canonical para conteúdo duplicado. Você pode verificar suas urls utilizando a ferramenta de urls canônicas do mestre SEO.

    Outro jeito igualmente eficiente é utilizar a ferramenta de webmaster do Google (WebMaster Tools) e informar quais variáveis o googlebot deve ignorar, evitando que ele indexe páginas que tenham URLs diferentes mas apresentem o mesmo conteúdo.

    Como configurar a WebMaster Tools

  • Acesse a sua WebMaster Tools. No Painel de Controle das Ferramentas do Google para webmasters, clique no site que deseja.
  • Em Configuração do site, clique em Configurações.
  • Vá na guia Manipulação de Parâmetros.
  • Para cada parâmetro, selecione a opção desejada, veja figura 1. Se nenhum parâmetro estiver listado é porque o Google não encontrou nenhum durante o rastreamento do seu site. Você ainda pode adicionar parâmetros por si só, deixar o Google decidir” ou “usar valor especifico”.
  • Figura 1 – Aba “Como manipular parâmetros”

    Assim, se pedirmos para o Google ignorar os parâmentros “limit”,”relev” da url http://www.lojavirtual.com/televisao.php?marca=philco&limit=20&relev=menor, ela ficará assim: http://www.lojavirtual.com/televisao.php?marca=philco.

    Você pode configurar até 15 parâmetros para o googlebot ignorar. Com esta configuração, o Google trata estas solicitações como sugestões, e não como diretivas.

    Ignorando alguns parâmetros, com certeza você irá reduzir o problema de conteúdo duplicado em sua loja virtual.

    Até a próxima!

    Você recomendaria esse artigo para um amigo?

    Nunca

     

    Com certeza

    Deixe seu comentário

    0 comentários

    Comentários

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Comentando como Anônimo

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

      Assine nossa Newsletter

    Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

    Obrigado!

    Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

    Não se preocupe, também detestamos spam.