Como preparar seu e-commerce de moda para o Dia dos Pais

por Alessandro Gil Quinta-feira, 22 de julho de 2021   Tempo de leitura: 10 minutos

A primeira data comemorativa do segundo semestre será uma espécie de “beta teste” do que virá no quarto trimestre do ano. O Dia dos Pais, acontecendo em um momento em que uma grande parcela da população já estará vacinada, poderá dar uma indicação clara de como serão as vendas do varejo de moda até o fim de 2021.

No ano passado, o Dia dos Pais refletiu as mudanças de comportamento dos consumidores e a realidade do Brasil naquele momento: as vendas totais do varejo recuaram 8,8% na semana anterior à data, mas cresceram 22% no e-commerce.

Imagem de um homem consultando roupas masculinas no e-commerce
No Dia dos Pais do ano passado, as vendas totais do varejo recuaram 8,8% na semana anterior à data, mas cresceram 22% no e-commerce.

Faltando pouco tempo para a data comemorativa, como o varejo de moda pode se preparar, acelerando suas ações digitais e aproveitando o melhor que o omnichannel pode oferecer?

Cinco pontos de atenção

Ainda é possível fazer mudanças e melhorar seu e-commerce para melhorar os resultados do seu varejo de moda no Dia dos Pais. Afinal de contas, algumas medidas são eficazes mesmo no curto prazo. Além disso, grande parte das melhorias que você fizer na sua operação online agora também ajudará você a ampliar suas vendas na Black Friday e no Natal.

Busque oportunidades de melhorar seu e-commerce nestas cinco áreas:

1 – Otimização da estrutura

A usabilidade do site é importante para gerar um bom volume de vendas no e-commerce. No varejo de moda, então, é essencial: transmitir o look and feel de um tecido não é uma tarefa simples, ainda mais se sua operação online tiver problemas estruturais. Verifique a possibilidade de fazer melhorias em pontos como:

Compra como visitante

Um estudo do Ecommerce Radar mostra que 37% dos clientes desistem da compra pela exigência de criar uma conta. Recursos de Easy Checkout simplificam o cadastro e aumentam a conversão.

Simplifique o checkout

O mesmo estudo indica que 28% dos consumidores desistem ao encarar um checkout longo ou muito complicado. Reveja o processo de pagamento, elimine etapas desnecessárias, analise se é possível fazer alguma mudança de layout (como botões maiores de “finalize sua compra”). Incorpore opções de pagamento com um clique.

E-mails de acompanhamento

Informe o cliente sobre cada passo do pedido. Em vez de deixar o cliente sem comunicação, aumentar a ansiedade dele e levar a contatos com a Central de Atendimento, informe claramente o status do pedido, quais as próximas etapas e qual é o tempo esperado de entrega.

Atualização do catálogo e posição de estoque

O varejo de moda tem uma característica importante, que é a troca de coleções. Isso exige que o catálogo precise estar sempre atualizado e que a posição de estoque do e-commerce corresponda exatamente ao estoque real. Processos de upload mais ágeis dos itens do cadastro, controle no picking dos produtos e sistemas de prevenção de perdas contribuem para melhorar a experiência do cliente.

2 – Pense em mobile

Foi-se o tempo em que o e-commerce acontecia primeiro no desktop. Hoje, é preciso ser mobile first. Seu site precisa ser desenvolvido considerando que o cliente navegará nele a partir do celular. Isso tem diversos impactos que podem ser corrigidos a tempo do Dia dos Pais:

Layout do site

Evite botões muito pequenos ou a sobreposição de informações. Esteja atento para que o site seja amigável mesmo sem precisar virar a tela para a horizontal.

Minimize a digitação de dados

Digitar números ou descrições de produtos pode levar o cliente a repensar a compra. Todo recurso que ajude a minimizar a digitação, como busca por voz ou compre com um clique, pode aumentar sua conversão.

Carregamento das páginas

Muitos clientes têm conexões de dados limitadas em seus smartphones. Com isso, o carregamento das páginas se torna uma questão crítica: sites pesados demorarão para fazer o upload e sua conversão irá despencar, pois os consumidores não vão esperar.

Qualidade das fotos

No varejo de moda, essa é uma questão crucial. No mobile, porém, é preciso encontrar um equilíbrio entre o tamanho das imagens, seu carregamento no site/app e sua exibição.

3 – Trabalhe a integração com as redes sociais

Especialmente em 2020, o WhatsApp se tornou um canal de vendas muito importante em várias categorias. O social selling (vendas pelas redes sociais) também teve uma grande evolução e se tornou um driver importante de faturamento. Suas ações no e-commerce precisam levar em conta a dinâmica das redes sociais.

Seja ágil na promoção de produtos

Uma vantagem das redes sociais é sua velocidade. Os Stories do Instagram, por exemplo, ficam disponíveis por apenas 24 horas, fazendo dessa uma ferramenta importante para promoções-relâmpago.

Esteja atento aos níveis de estoque

O alcance promovido pelas redes sociais pode gerar ruptura nos produtos promovidos. Esteja atento para, se necessário, tirar a promoção do ar em menos tempo. Não existe fonte de frustração maior do que se interessar por um produto em promoção e descobrir que “tem, mas acabou”.

Integre as operações

A rede social já é, por si, a vitrine de seus produtos. Trabalhe a integração do seu perfil ao catálogo digital de produtos e ao checkout para impulsionar as vendas. No modelo mais básico, links podem levar para seu e-commerce, mas o ideal é fazer a integração do checkout na rede social para aumentar a conversão.

4 – Trabalhe catálogos digitais

Catálogos digitais são ferramentas muito importantes nas vendas em redes sociais e por aplicativos de mensagem. A possibilidade de desenvolver catálogos segmentados por categoria, perfil de consumo e momento de uso, entre outras possibilidades, dá a oportunidade de oferecer produtos diferentes para clientes diferentes, tanto pelo WhatsApp quanto nas redes sociais. Mas esteja atento para:

Integrar o cadastro aos catálogos digitais

Uma integração direta facilita muito a atualização das informações dos catálogos. Produtos podem ser incluídos ou retirados do catálogo com um clique e qualquer alteração na descrição ou imagens é automaticamente atualizada no catálogo. Um ponto fundamental em um setor tão dinâmico quanto o de moda.

Integrar o CRM ao catálogo digital

O uso de dados permite identificar para quem enviar cada catálogo. Com um sistema inteligente para produção do catálogo e o uso do CRM para identificar os clientes com mais possibilidade de conversão, o ciclo é fechado e o varejista de moda potencializa suas vendas.

5 – Esteja pronto para o omnichannel

Não basta pensar o e-commerce de forma isolada, ou integrado apenas a pontos de contato digitais. O consumidor é omnichannel e, por isso, você também precisa ser. Em 2021, omnichannel é um caminho sem volta.

Dê os primeiros passos

Se você ainda não conta com uma solução de varejo omnichannel, o ideal é aproveitar o Dia dos Pais como um teste para o restante do ano. Integre uma ou duas lojas como hubs de distribuição para oferecer entrega expressa nas localidades mais importantes, ou defina pontos de “clique e retire” para oferecer conveniência em regiões já seguras.

Reduza o risco de ruptura

A integração omnichannel também é uma integração de estoques. Garanta que os sistemas de retaguarda enxergam os estoques do CD e das lojas físicas.

Afine a estrutura logística

Verifique se os operadores logísticos podem fazer a coleta de pedidos nas lojas para entregar aos clientes. Reavalie as condições de frete e busque fornecedores capazes de atuar com a agilidade que você precisa.

Embora não falte muito tempo para o Dia dos Pais, o varejo de moda pode ter um impacto muito positivo em seu e-commerce. Mais do que isso, os resultados das ações do mês de agosto podem impulsionar suas vendas nos meses seguintes e preparar o terreno para uma retomada forte das vendas na saída da pandemia.

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