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Como preparar meu e-commerce para a Black Friday

por Josele Delazeri de Oliveira Quinta-feira, 10 de outubro de 2019   Tempo de leitura: 10 minutos

A Black Friday no Brasil acontece sempre na 4ª sexta-feira de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos. As vendas nessa data podem representar o faturamento de até 2 meses de uma loja virtual. Em alguns casos, serve para salvar as vendas do ano inteiro.

A Black Friday enfrentou algumas resistências no Brasil, que são superadas a cada ano. Atualmente, é uma das datas na qual o comércio mais vende no país. E é muito útil para criar um relacionamento com os clientes e esquentar as vendas do ano inteiro.

O problema que vivemos hoje é o problema da atenção. O desafio não é só criar a oferta, mas fazer com que ela chegue aos seus clientes. E é neste período que eles estão com a atenção voltada para as ofertas e para as empresas. Isso pode ser um grande diferencial para a sua comunicação, acelerando seu funil de vendas.

O funil de vendas, ou funil do marketing, é um modelo estratégico de consumo que ilustra o percurso teórico que o cliente deve seguir até efetuar a compra de um produto ou serviço.

Black Friday

O planejamento da compra de mídia é fundamental, escolher os canais nos quais você irá divulgar com antecedência, e já deixar os créditos garantidos é essencial. Verifique o seu remarketing e teste seu carrinho de compras. Além disso, atenção redobrada na configuração das promoções na loja.

Sua empresa pode fazer mídia agora, que é mais barata que na Black Friday, e aí trabalhar fortemente o remarketing, que é mais acessível quando você já tem o lead. Lembre-se, as mídias costumam ficar mais caras durante a Black Friday.

Um aspecto muito importante para a realização de boas ofertas é negociar com os fornecedores, conseguir bons descontos com eles e negociar os prazos de pagamento. O fornecedor pode entrar na mídia junto com o seu e-commerce. Afinal, o sucesso dele é a sua venda.

CAC

Pode ser feita uma verba de comarketing, o que irá diminuir o seu CAC (Custo de Aquisição de Clientes). O cálculo do CAC é simples: basta dividir a soma dos investimentos para adquirir um cliente pelo número de clientes conquistados em um determinado período.

Com o aumento de vendas a equipe tem que estar preparada. Acontecem muitas vendas após a sexta-feira de Black Friday, no sábado e no domingo. Como líder, trabalhe junto com a sua equipe nesses dias.

Uma estratégia pode ser focar no seu site, e não nos marketplaces. A Black Friday é um período para adquirir cliente barato, não é o foco em branding. É uma época para girar estoque, criar audiência, conquistar clientes. Você pode remunerar seu cliente com cupons exclusivos. Tudo deve ser calculado. A ideia não é dar frete grátis porque fica muito pesado para a loja.

Quem determina o seu cliente no e-commerce é você. Escolher a região onde você tem o maior número de clientes. E a mídia para divulgação pode ser offline também. Os produtos mais vendidos na loja física ganham destaque no online, e os produtos mais vendidos no site podem ganhar destaque na loja física.

Dicas

Algumas dicas para maximizar os resultados da Black Friday:

  • Prepare-se com antecedência e tomar alguns cuidados importantes para que a experiência não passe a ser frustrante com reclamações de clientes insatisfeitos.
  • Antecipe e estenda os descontos oferecidos, o que é muito interessante, pois atrai mais vendas por mais tempo.
  • É importante que o público saiba com antecedência os produtos que serão vendidos com descontos para estimular a expectativa e o compartilhamento destas informações.
  • Faça uma análise, o quanto antes, do seu estoque. Levante os produtos que estão fora de linha, produtos que podem ser promocionados e, principalmente, os que estão em liquidação.
  • Crie um grupo de clientes, oferecendo ofertas antecipadas no grupo do Telegram, grupo do Whatsapp para ofertas da Black Friday. Esses são locais onde as pessoas têm mais atenção de mídia.
  • Quando o produto acabar, tem que ser tirado da home, isso é muito importante.
  • Várias empresas desabilitam o boleto, porque o produto fica reservado até o pagamento, e alguns clientes não pagam o boleto.

Oferta diferenciada

O envolvimento de todos os atores da cadeia é fundamental para possibilitar uma oferta diferenciada. No caso do e-commerce, como a circulação de mercadorias é bastante dinâmica e acompanha tendências de acordo com o mercado consumidor, a integração dos processos de gestão com os fornecedores, assim como com as empresas que realizam os serviços de transporte, é de extrema importância, principalmente, na Black Friday.

A tecnologia, a plataforma utilizada também deve estar bem alinhada para o sucesso desse momento de alto pico de vendas. Foco no mobile, o seu e-commerce deve ser responsivo. Deixar o site mais enxuto para a Black Friday. Alinhar com os meios de pagamento. Engajar e preparar a equipe é muito bacana e essencial também.

Indica-se ter um plano de contingência, se houver algum problema, já direcione o seu cliente para outros canais. Quanto mais você planejar, mais fácil será a solução de problemas, caso aconteçam.

Pós-venda tem que estar muito alinhado. O e-commerce não é só a tecnologia, o marketing, o tráfego. O e-commerce é a entrega, a logística. Tenha ciência que a Black Friday se encerra apenas quando o cliente recebe os produtos que comprou, na sua casa.

E para quem já vivenciou a experiência Black Friday de forma não muito positiva, aprenda com os seus erros, mas não deixe de participar, se você não estiver presente, seu concorrente estará, e conquistando seus clientes.

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