Acesso rápido

Como potencializar as vendas do seu e-commerce neste fim de ano

por Fabiano Luiz Quarta-feira, 26 de dezembro de 2018   Tempo de leitura: 6 minutos

O fim de ano chegou. Esta é considerada a melhor época pelos lojistas e no setor de e-commerce não é diferente. Nesta época do ano as vendas aumentam, mas os concorrentes aumentam na mesma proporção. Ou seja, menos visitas na sua loja virtual.

As visitas caem por inúmeros motivos, mas falando especificamente de concorrência, é fácil entendê-los: os consumidores estão cada vez mais críticos, em todos os sentidos. Buscam não apenas pelo melhor preço, mas também por credibilidade, segurança, condições de pagamento, qualidade do produto e etc.

Por isso é importante focar além do quesito preço e trabalhar para ter um negócio completo, que agregue valor à sua marca.

Pensando nisso, falarei sobre como atrair mais clientes para sua loja virtual nesse fim de ano num passo a passo muito simples.

Imagens, vídeos e descrições

O visual faz toda diferença na hora de atrair clientes potenciais para a sua loja virtual

  • Imagens: para aguçar o desejo do consumidor é necessário que ele visualize o potencial do produto e sinta que o mesmo será útil no seu dia a dia. Por isso é tão importante trabalhar a qualidade das suas fotos. Quanto mais imagens puder disponibilizar a respeito dos detalhes da sua mercadoria, melhor para suas vendas.
  • Vídeos: produza vídeos curtos que mostrem ao consumidor como o produto pode ser aplicado no seu dia a dia. Por exemplo, se você possuir um e-commerce de roupas, crie looks para diversas ocasiões com a mesma peça. Isso agregará valor ao seu produto e mostrará ao consumidor que você se preocupa com ele.
  • Descrições: a maior parte dos lojistas acredita que as descrições são basicamente as informações sobre o produto: peso, altura, cumprimento, tamanho, material e etc. Eles não estão errados, mas é importante fornecer mais do que apenas as informações do fabricante. Pense como um consumidor e busque responder às dúvidas que teria se realmente fosse um.
  • Blogs: são o principal meio de reforço de marca. Neles é possível falar sobre todos os tipos de assuntos possíveis sobre o universo (ou nicho) do seu negócio.

Umas das vantagens de produzir artigos para um blog é a oportunidade de uma interação ainda maior com seus clientes. Eles se tornam leitores e o relacionamento entre vocês é intensificado. O engajamento nas redes sociais também é maior com a disponibilização deste tipo de conteúdo.

Otimização do site

Investir em navegação é indispensável. Uma das principais causas de abandono de carrinho atualmente é a navegabilidade ruim.

É altamente importante que sua plataforma seja bem planejada. Cuide para disponibilizar facilmente todas as informações necessárias para seu consumidor navegar na sua loja virtual e encontrar tudo o que precisa.

Formate com cuidado a localização dos seus botões, a organização dos menus e a localização dos banners. Esses detalhes também agregam credibilidade à sua marca. Se você deseja ser um empresário de sucesso, sua plataforma também precisa ser.

Outra dica importante: trabalhe para que seu site seja responsivo. Atualmente mais da metade dos consumidores virtuais realiza compras por smartphones e tablets. Ou seja, se você realmente quiser potencializar suas vendas nesse fim de ano, se faça presente onde os consumidores estão.

Designer

Além de uma navegabilidade excelente é necessário que seu designer esteja de acordo com a mensagem que você deseja passar.

Como dissemos lá em cima, a qualidade das suas imagens é o principal fator de conquista do cliente. Invista em banners bem produzidos, que ocupem espaços estratégicos dentro da sua loja virtual. Esse é o principal meio que você possui para se comunicar com seu consumidor.

Crie lembretes sobre promoções e um rodapé com o máximo de informação que puder. Usar as cores certas também pode te ajudar. No marketing existem estudos que indicam quais cores usar para conquistar um cliente.

Credibilidade e Segurança

Já batemos muito na tecla do quesito credibilidade. E, sim, vamos continuar batendo. Criar uma reputação é essencial para o seu sucesso. Sem credibilidade sua loja virtual não se consolida no mercado.

Não adiantará nenhum investimento em qualquer outra área se a sua loja virtual não for bem vista no quesito segurança. Se o consumidor não enxergar sua loja como um ambiente seguro para realizar suas compras, além de não comprar ele sequer visitará novamente a sua plataforma.

Uma dica importante é a disponibilização de um certificado de segurança que propicie ao seu cliente compras seguras.

Deixe visível as formas de atendimento ao cliente do seu e-commerce, tal qual chat online, telefones, e-mail, e se possível o numero do seu CNPJ.

Como já dito, a otimização do seu site também é um fator agregador de credibilidade. Portanto, não esqueça de trabalhá-la para potencializar as vendas. A começar pelas vendas neste fim de ano.

Carrinhos abandonados

Os carrinhos abandonados correspondem à uma alta parcela de culpa na queda da sua conversão. Busque analisar os motivos desse fato.

Crie estratégias para identificar os principais problemas. Pode ser enviando um e-mail com um simples questionário, perguntando o motivo da desistência. Ou entre em contato pelo WhatsApp, caso o comprador já tenha efetuado o cadastro.

Desta forma você poderá direcionar a eles a atenção que merecem que aumentar consideravelmente a taxa de conversão da sua loja virtual.

Se você deseja realmente potencializar as conversões do seu e-commerce nesse fim de ano, aposte nessas estratégias básicas e comece hoje a transformar seu negócio num sucesso.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.