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Como planejar uma campanha de afiliados - passo a passo

O marketing de afiliados é um dos mais utilizados quando falamos em performance para lojas virtuais. Isso se deve muito ao fato dele ser baseado em um modelo onde só existe o investimento por resultado alcançado pela ação que se pretende adotar – simples e prático para muitos analistas e lojas virtuais, principalmente para aquelas que ainda estão no início do projeto.

Mas você sabe como estruturar uma campanha de performance, passo a passo?

Preparei esse texto com o básico para que você consiga planejar suas campanhas de afiliados de maneira cada vez mais assertiva.

Mas antes de dar sequência, vale entender os números que norteiam esse canal e como as empresas o veem – o que vai ajudar aqueles que não fazem uso de afiliados. Segundo a consultoria Forrester, os investimentos em Links de Afiliados, nos EUA, serão de R$ 6,8 bilhões até 2020 e, 9 entre 10 empresas dizem que afiliados são importantes ou muito importantes para seus negócios, sendo que 80% das anunciantes monitoram ativamente suas campanhas.

Como funcionam os canais de afiliados

Basicamente blogs, canais de notícias e influenciadores digitais (por meio de mídias sociais) publicam links ou banners de uma loja virtual. O investimento para essa exposição será realizado de acordo com o modelo acordado com o canal. Existem algumas modalidades, como por exemplo:

  • Custo por clique: quando será pago um valor por cada clique no link ou banner pelo usuário.
  • Custo por lead gerado: quando o usuário clica no link ou banner e realiza um cadastro ou tem alguma interação com a marca.
  • Custo por aquisição: quando o usuário clica no link e faz a compra. Nesse caso, pode ser pago um valor fixo por venda realizada ou, o mais comum, uma comissão sobre as vendas realizadas.

Como “fazer” marketing de afiliados

Existem dois caminhos para que as lojas virtuais criem suas campanhas de performance:

  • Criando uma estrutura própria: nesse caso, um profissional ou time gerencia o contato com vários blogs, sites e influenciadores. Esse gerenciamento envolve vários aspectos como: captação, pagamento e controle das publicações.
  • Contratando uma plataforma de afiliados: nessa modalidade você contrata uma ferramenta que já conta com os canais cadastrados, e você apenas cria as campanhas na plataforma. Os próprios blogs e sites se abastecem pelos canais de afiliados. Você só terá que efetuar o pagamento.

Estruturando sua campanha de afiliados

Qual seu o objetivo com a campanha: aumentar tráfego do site, aumentar sua base de e-mail marketing ou vender determinado produto? Identifique qual será seu objetivo ao criar uma campanha de performance. Isso será fundamental para conseguir bons resultados.

Qual o público que pretende alcançar: isso impacta na escolha do canal. Por exemplo, se vai anunciar um novo videogame, certamente canais e influenciadores que falam sobre esse assunto podem ajudar a impulsionar suas vendas de forma mais assertiva. Por isso, defina seu público para escolher o canal.

Divulgue os anúncios: crie os links e anúncios e divulgue para sua base de afiliados ou pela plataforma contratada. A partir desse momento, será essencial analisar o desempenho de cada canal e o valor que será pago aos afiliados.

Monitoramento do desempenho dos afiliados: pela plataforma de afiliados o anunciante pode acompanhar o quanto precisa ser pago a cada blog ou site. O e-commerce vai pagar o montante para a plataforma, caso opte por utilizar uma delas, e cabe à plataforma distribuir o correspondente a cada afiliado.

Monitoramento da campanha: geralmente, ao desenvolver uma campanha, além de afiliados são utilizados outros canais. A melhor forma para conseguir entender o resultado alcançado com elas é ter todas as informações concentradas em um único dashboard, que permita analisar o desempenho das campanhas para o canal, categorias e itens. Para isso, aconselha-se a utilização de um software de automação de performance.

Com essas dicas básicas você será capaz de estruturar uma campanha de afiliados de forma simplificada.