Acesso rápido

Como pequenos varejistas podem ganhar espaço no online

por Stefany Zaroban Segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Pequenos varejistas podem não ter grandes budgets e orçamentos, mas mesmo assim conseguem ganhar em áreas do varejo online como links patrocinados e seguidores nas redes sociais. É o que revela uma pesquisa da americana Internet Retailer feita esse ano.

A pesquisa mostrou que os recém-chegados no e-commerce investem tempo e dinheiro nas mídias sociais e a prova disso são os números: os varejistas aumentaram sua base da fan page no Facebook em 40% em 2013 para 81 milhões.

Já no Twitter esse aumento foi de 111 (alcançando 10 milhões) e de 105% de visualizações no YouTube (2.87 bilhões). Alguns dos varejistas que tiveram os maiores índices de crescimento na pesquisa apontaram o foco no marketing das redes sociais como principal fator de crescimento.

Links patrocinados também são outra estratégia dos pequenos e médios varejistas. Nos últimos anos eles impulsionaram seus links patrocinados gastando cerca de 30%, chegando a $ 14.3 milhões. A média de investimento mensal em propagandas e anúncios pay-per-click foi de $ 13 mil, (em 2012 era de 12 mil), de acordo com uma análise de dados do Internet Retailer.

Esse crescimento é explicado em parte pelo Google que agora cobra por produto listado no anúncio, enquanto listas parecidas no topo dos resultados de busca do Google que costumavam ser gratuitos, varejistas e analistas dizem. Também o custo do link patrocinado está mais competitivo e mais empresas brigam pelo uso das mesmas palavras-chave.

Segundo alguns analistas, os pequenos varejistas estão investindo em links patrocinados justamente para compensar a dificuldade de aumentar o tráfego das buscas orgânicas no Google.

“Em geral a prospecção ou aquisição de clientes é difícil porque muita gente usa o Google ou a Amazon e é difícil conseguir destaque”, diz Sucharita Mulpuru, analista de e-commerce da Forrester. “Pequenos varejistas dizem gastar cerca de 20% de sua receita destina ao online em marketing – isso é mais que o dobro que os grandes players geralmente gastam”.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

1 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.