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Como parcerias podem ajudar o e-commerce em tempos de crise

É normal que em meio à crises, muitas vezes passemos por momentos de letargia, onde ficamos tentando entender e buscando as melhores explicações sobre como chegamos a determinado ponto e, principalmente, como sairemos dele.

Porém, enquanto políticos discutem o impeachment e as diretrizes deste momento de transição, nós devemos continuar focados em gerar negócios, mantendo as empresas vivas e, se possível, crescendo.

O investimento em mídias digitais e SEO, ao mesmo tempo em que se vende produtos em marketplaces, aumenta as oportunidades apesar do baixo investimento. Essas vêm sendo as principais estratégias digitais adotadas por e-commerces para alavancar suas vendas. Mas ainda há outra via, na qual os resultados são promissores e o custo de aquisição é muito mais controlado do que em outros canais, que são as parcerias estratégicas.

Através de uma parceria estratégica, é possível nos aliar a empresas de diferentes segmentos para, então, atingirmos nossos objetivos e metas.

Alinhamento estratégico é a base para parcerias de sucesso

Ao buscar uma parceria, sempre é importante analisar os pontos abaixo citados para determinar se a parceria será válida:

  • Missão e Visão: toda parceria deve envolver alinhamento entre a missão e visão das empresas envolvidas, buscando objetivos comuns (em certos casos o ideal é formular uma visão da parceria);
  • Identidade e percepção de marca: parte das características que os consumidores atribuem à uma empresa, também será atribuída à empresa parceira, valendo tanto para as características boas, quanto para as ruins; e,
  • Público-alvo: os consumidores das empresas são similares e/ou contidos no mesmo grupo do seu público-alvo.

Network Approach & Ecossistema

Integrar-se a um ecossistema no qual empresas busquem formar alianças e manter relacionamento contínuo, também é um passo importante para colocar-se em contato com diferentes profissionais e empresas do seu mercado/segmento, podendo, assim, tornar sua empresa mais forte, visível e rentável.

Uma vez dentro deste ecossistema, torna-se mais simples construir novas parcerias, visto que os valores, visões e necessidades já são partilhados entre as empresas que o integram.

Casos de sucesso

Itaro & Oficinas Mecânicas

A missão da Itaro.com.br é tornar a vida dos clientes com seus carros mais agradável e, sob este prisma, devem haver poucas coisas mais desagradáveis que comprar pneus pela internet, recebê-los em casa e depois ter que ficar “levando-os para passear”, até que sejam instalados no carro. Pneus são objetos grandes, sujos e pesados e, dependendo do veículo, não cabem no porta-malas.

Tendo isso em mente, a empresa decidiu firmar parcerias com mais de 1000 oficinas mecânicas em todo país, para poder entregar os pneus novos, comprados no site de e-commerce, diretamente em suas lojas e, além disso, ainda negociar para que a instalação destes pneus fosse realizada de graça para os nossos clientes.

Através destas parcerias foi possível conquistar dois benefícios para os clientes: entrega direta em oficina e instalação grátis. As oficinas ganharam um novo canal de aquisição de clientes e, a empresa conseguiu integrar-se ao ecossistema de prestadores de serviços automotivos, melhorando a percepção de marca e atendendo a sua missão.

Itaro & Uber

No começo de 2016 a empresa também adotou a estratégica parceria com a Uber, aplicativo que conecta motoristas profissionais a passageiros. O acordo oferece descontos aos motoristas parceiros da empresa na aquisição de pneus, acessórios, autopeças e som e serviços.

Com isso, a empresa garantiu aos motoristas parceiros custos reduzidos de manutenção e a comodidade que a compra online oferece, sendo que a meta é chegar a atender 20% dos motoristas que atendem pelo aplicativo até o final deste ano.

Como podemos ver, o desenvolvimento de parcerias é uma das saídas para aumentar receita e gerar relações entre empresas e clientes, contribuindo para o desenvolvimento do mercado de e-commerce durante um momento tão conturbado.