Logo E-Commerce Brasil

Como otimizar sua fanpage para buscas

Hoje participei de uma desconferência sobre SEO e Mídias Sociais no FMDS, em Curitiba. O @cocagelada convidou vários SEOs da cidade para um bate-papo muito interessante. Como este é um dos tópicos do Curso de Facebook, resolvi compartilhar com todos este artigo que, até então, era exclusivo aos alunos do curso. Um presente de Natal antecipado, podemos dizer.

Ser encontrado nas redes sociais é tão importante quanto estar bem posicionado no Google. Por isso, usar algumas técnicas de otimização para mídias sociais é fundamental para uma boa presença na web. Assim como o seu site pode contar com técnicas de SEO para aparecer bem em pesquisas no Google, sua fanpage também pode! Com milhões de pessoas interagindo dentro da maior rede social do mundo, ser encontrado ajuda a tornar seus investimentos em conteúdo ainda mais rentáveis.

Uma das principais vantagens de otimizar páginas de empresas no Facebook é o fato de que poucas empresas fazem isso. Sendo assim, quem sair na frente, certamente poderá obter ótimos resultados, ser encontrado e ter uma página com muitos e fãs e engajamento.

1. Nome da página

Quando fazemos uma busca no Facebook podemos pesquisar diretamente pelo nome de uma empresa, “Coca-cola”, por exemplo, ou por um ramo de atividade, como “Marketing Promocional”. Como nem todas as empresas são conhecidas pelo seu nome no mercado, investir na otimização da sua página com as palavras-chave do seu mercado poder uma ótima jogada.

Por isso, quando criar uma página, utilize o seu ramo de atuação em complemento ao nome. Se você atua com marketing promocional, por exemplo, use como nome da sua página “Nome da empresa – Marketing Promocional”. Assim, quem pesquisar pelo nome dela ou pelo ramo de atuação, poderá encontra-la na busca do Facebook.

Quem já possui uma página pode alterar o nome e inserir suas palavras-chave no título. Porém, a mudança pode ser feita em páginas com até 100 fãs. Depois disso o recurso é travado e o Facebook não permite alterações.

2. Descrição da página

Um dos campos que permite melhor otimização, inclusive para o Google, é o campo “Sobre”, logo abaixo dos links de abas. Por isso, crie um texto que informe o fã que acessar sua página, mas que contenha as palavras-chave do seu negócio. Quando alguém buscar por elas no Google, por exemplo, o campo “Sobre” da sua fanpage será sua meta description no Google.

Também não se esqueça de colocar um link para o seu site no campo “Sobre”.

3. Interaja com outras páginas

Poucos gerenciadores de contas no Facebook usam o recurso “Utilizar o Facebook como página”. Ao usar o Facebook assim, é possível interagir com páginas que sua empresa curte e, desta forma, espalhar muitos links da sua fanpage pelo Facebook.

1) Para usar este recurso, acesse sua fanpage e clique em “Usar Facebook como página”.

2) Busque por páginas de empresas que são suas parceiras ou que possuem alguma ligação com seu negócio, como fornecedores e clientes por exemplo.

3) Assim que acessar a página, clique em “Curtir” para começar a receber atualizações dela.

4) Agora, sempre que você acessar o Facebook como página e visualizar seu feed de notícias, pode interagir com as páginas que sua empresa curte.

Feito isso, reserve alguns minutos do seu dia para curtir ou comentar postagens nas páginas que sua fanpage curte. Com isso, seus links se espalham pela rede, bem como seus comentários, o que pode render novos fãs se o que você falar for relevante e realmente complete a informação postada.

4. Personalize a URL

Além de facilitar o acesso à sua página, pois é possível remover todos os números e caracteres da URL, personalizar a URL da sua fanpage com suas palavras-chaves, assim como o nome, ajuda a ser encontrado com mais facilidade.

Entretanto, avalie muito bem este quesito. Ele pode ser ótimo para o SEO da sua empresa, mas péssimo para a construção da marca, pois dificilmente os seus clientes irão se lembrar de digitar o complemento da sua URL, por exemplo, www.facebook.com/cocacolabebidas.

Por isso, avalie se realmente é uma boa ideia. Se alguma empresa com o mesmo que a sua já estiver utilizando a URL ideal para você, aí vale a pena investir em palavras-chave para diferenciar as páginas.

5. Use o nome da sua marca nas atualizações

Sempre que possível, insira o nome da sua marca ou palavras-chave nos primeiros 18 caracteres de cada post. Estas primeiras palavras serão o título da sua postagem nos mecanismos de pesquisa. Este título será o título do link que virá depois, o que pode ajudar a impulsioná-lo com as palavras-chave corretas nas buscas fora ou dentro do Facebook