Como otimizar o rastreamento de encomendas no e-commerce

por Livia Antunes Quinta-feira, 08 de abril de 2021   Tempo de leitura: 7 minutos

O rastreamento de encomendas no e-commerce é uma das ferramentas mais eficientes para enfrentar, de uma só vez, alguns dos principais desafios do setor, como a logística de entrega dos produtos e a desconfiança do consumidor.

Sim, pois apesar das vendas pela internet terem crescido consideravelmente em 2020, inclusive com a chegada de milhões de novos consumidores, uma boa parcela do público ainda tem reservas em relação à segurança das compras online.

Mesmo entre os clientes já acostumados com o comércio eletrônico, esse período entre finalizar a compra e receber o produto gera alguma ansiedade.

Além disso, o rastreamento de encomendas permite que o lojista se antecipe na resolução, ou minimização, de situações problemáticas, como atraso ou extravio de produtos. Essa antecipação pode ser decisiva na hora de fidelizar um cliente ou evitar avaliações negativas sobre a loja virtual.

Claro, também não podemos esquecer que o acompanhamento das entregas facilita a tomada de decisões assertivas que vão tornar a loja virtual mais eficiente.

Como fazer o rastreamento de encomendas nas transportadoras

As próprias transportadoras sabem da importância do acompanhamento das encomendas e costumam oferecer esse serviço.

Normalmente o lojista precisa apenas acessar o sistema da empresa e informar o código de rastreio informado no momento da postagem ou mesmo informações básicas, como CNPJ, para visualizar todos os envios realizados.

Outra alternativa presente em transportadoras é integração com o sistema da loja virtual, que facilita esse acompanhamento em uma única plataforma, a mesma usada pelos demais setores do e-commerce.

Ao escolher uma transportadora, é importante descobrir se a empresa oferece algum tipo de processo automatizado para o acompanhamento das encomendas, ou seja, se a atualização sobre o status de cada produto enviado é recebida de forma automática para remetente e destinatário.

Ferramentas para rastreamento de encomendas

Raras são as lojas virtuais que trabalham apenas com uma transportadora na entrega dos produtos, o que pode dificultar o rastreamento de encomendas otimizado. Afinal, não é nada eficiente acessar diferentes sites e inserir inúmeros códigos de rastreio a cada produto enviado, certo?

A solução está nas plataformas de rastreamento de encomendas, que unificam o acompanhamento em diversas transportadoras.

A automação dos processos é a principal vantagem dessas ferramentas. Ao inserir as informações sobre um novo envio, de forma manual ou por meio de integrações com o sistema da loja virtual, o lojista recebe as atualizações sobre cada etapa da entrega.

Outro ponto positivo das plataformas de rastreamento é que, muitas vezes, o sistema permite que as informações sobre as entregas sejam enviadas, também, para o destinatário, ou seja, o cliente da loja online, um detalhe que faz toda a diferença na confiança do consumidor sobre o e-commerce.

Plataformas de frete com rastreamento automatizado

O principal serviço dessas plataformas é unificar a cotação e contratação de fretes em diferentes transportadoras, para que o lojista possa encontrar a opção mais eficiente em cada situação.

Contudo, as plataformas de frete oferecem sistemas completos para gestão logística da loja virtual, inclusive com rastreamento de encomendas automatizado e integração com lojas virtuais, marketplaces, hubs e ERPs.

Uma excelente alternativa para concentrar a contratação dos fretes e as informações sobre as entregas em um só local, agilizando os processos internos do e-commerce.

Rastreamento de encomendas como aliado da comunicação com os clientes

Como foi dito antes, o acompanhamento dos produtos comprados atua, também, na percepção dos consumidores da loja virtual.

É importante manter uma comunicação clara e transparente, com atualizações a cada nova etapa da venda online, inclusive o transporte.

Sempre que o lojista realiza uma postagem na transportadora, é gerado o código de rastreamento. Dependendo do sistema utilizado, esse código será compartilhado com o cliente de forma automatizada, pela própria empresa de transporte ou pela ferramenta empregada.

Todavia, a loja virtual pode aproveitar esse momento para estreitar o contato com o cliente. Além do aviso automático da transportadora ou plataforma, reforce a mensagem e envie o código de rastreio por WhatsApp ou e-mail, por exemplo, assinado pelo e-commerce, mostrando que a loja virtual está acompanhando de perto todos os processos daquela venda e deixando o canal de comunicação aberto para outras dúvidas ou solicitações.

Outro momento em que o atendimento do e-commerce pode se fazer presente é quando o produto está a caminho da casa do destinatário. Olha só:

“Olá, Cliente! Tudo bem? A transportadora X, responsável pela entrega do seu produto, informou que o pedido já está a caminho do endereço informado! Certifique-se de que o local tenha alguém apto a receber a encomenda”.

Essa mensagem simples reforça a atenção a cada consumidor, e ainda ajuda o cliente a se organizar para receber o produto, evitando situações de reentrega. Vale, ainda, dar mais orientações sobre o recebimento da encomenda, como a certificação de que o pacote não foi entregue com avarias, por exemplo.

Resolução rápida de problemas

Bem, é fácil ser transparente quando tudo caminha conforme o esperado. Entretanto, a comunicação deve ser constante, principalmente, em casos de problemas.

Mais uma vez, o rastreamento de encomendas eficiente é uma vantagem do lojista. Com as atualizações automatizadas, o e-commerce pode identificar situações atípicas antes mesmo do fim do prazo de entrega.

Por exemplo, caso a encomenda fique sem movimentação por um tempo maior do que o normal, o lojista já pode procurar a empresa responsável pela entrega para saber o que aconteceu e se há uma nova previsão.

Além disso, esse acompanhamento permite que a loja virtual dê uma resposta rápida a questionamentos dos clientes sobre a chegada dos produtos, ou mesmo tome a iniciativa de avisar ao consumidor sobre um novo prazo, justificando a situação.

Nem sempre isso vai evitar a frustração de um pedido em atraso, mas com certeza vai favorecer a experiência do consumidor.

Ao apostar na otimização do rastreamento de encomendas, o e-commerce ganha vantagens em várias frentes, desde agilidade nos processos internos até a percepção do cliente sobre a loja virtual.

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