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Como otimizar as ações de marketing utilizando a precificação

Por: Jefferson Costa

Formado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Engenharia de Marketing. É gerente de Market Intelligence na Admatic e na Sieve, que fazem parte da B2W Services, grupo de empresas "best in class" em soluções de tecnologia e logística.

Seu e-commerce não sobrevive sem investimento em marketing digital, sobretudo de performance. O cliente precisa saber que a loja existe e, para isso, ele deve ser impactado em diferentes canais: Facebook, Google, Retargeting, Link de afiliados ou Comparadores de preço, onde receba anúncios que falem a sua linguagem e que sejam entregues no momento mais apropriado. Isso aumenta as chances de conversão e o ROI da campanha.

Como os e-commerce fazem isso?

Geralmente são dois cenários: equipe própria ou agência de performance. Mas, em ambas, são realizados estudos e criados anúncios para o target que se deseja alcançar, escolhendo os canais mais propícios, horários e itens que precisam ser divulgados.

O que há de errado com esse processo? Na verdade, ele é adotado por grande parte do anunciantes, mas existe um ponto onde muitos erram – e é isso que separa os grandes dos pequenos. Uma campanha deve ser baseada, além de em vários aspectos técnicos e de canais, no preço praticado e entregue ao cliente.

E isso faz todo o sentido, já que o cliente poderá ser impactado pelo seu anúncio e criar interesse no produto, mas facilmente fazer uma busca de preço e entender qual loja virtual oferece a melhor condição para ele. É isso que pode impactar o seu retorno.

Mas, como deve ser o processo de precificação para campanhas? Como ele deve ser planejado para influenciar diretamente na receita?

É preciso monitorar o preço praticado em outras lojas virtuais, mas não é preciso entrar em cada um dos e-commerces concorrentes, ou monitorar campanha por campanha. Na verdade, você pode contar com a ajuda de um software de inteligência e automação de preço, como a Sieve, por exemplo. Essa ferramenta permite que o preço de diferentes lojas virtuais e a oscilação deles com o decorrer do tempo sejam monitorados.

Monitoramento de preço para campanhas de performance:

É possível, nesse caso, identificar o comportamento de um determinado produto, em diferentes lojas virtuais e, além disso, o comportamento da oscilação em diferentes períodos, conforme imagem abaixo:

Historico de precos

Mas o que fazer com essas informações em suas campanhas? Bom, vamos entender o comportamento do mercado pelo gráfico usando como base as lojas verde, rosa, laranja e preta.

  • A loja verde começou com um valor bem acima das outras lojas, mas, e foi a única que durante todo o período, manteve-se com estoque ativo. Em alguns momentos, ela baixou o ticket, mas continuou com o maior valor.
  • A rosa só teve estoque no inicio do período analisado (entre o dia 18 até o dia 20) e não ofereceu mais o produto.
  • Já a loja laranja manteve-se com o produto até o dia 23/06. No último dia apresentou o seu maior preço.
  • A loja preta foi aquela que, depois da verde, teve o produto por mais tempo em estoque. Entre os dias 01 e 02/06 houve um aumento significativo, mas mesmo assim apresentou valor bem abaixo da concorrência. Entre os dias 08 e 10/06, cometeu a falha de não possuir o produto, mas voltou com preço pouco abaixo do praticado por seus concorrentes.

Ao entender a precificação nessas lojas, é possível alterar os valores empregados em sua loja e ajustar anúncios baseados nesse comportamento. Por exemplo: se o concorrente verde percebeu que era o único competidor com aquele produto, fazia sentido diminuir (muito) o valor? Esse tipo de análise permite identificar oportunidades.

Mas, na prática, como isso funciona? Será preciso entrar na ferramenta todos os dias e atualizar os anúncios sempre?

Na verdade, não. Basta possuir softwares de automação que auxiliem nesse processo. Existem empresas que fazem o gerenciamento de campanhas de performance, como é o caso da Admatic, por exemplo, e que fazem integração direta com sistemas de precificação. Para esse cenário, é possível a criação de regras que possibilitem as alterações do valores inseridos no XML, sem que seja preciso alterá-lo de forma manual.

Você ganha tempo e passa a ser mais estratégico em suas campanhas, que também vão apresentar a melhor condição de venda para o cliente. O ROI agradece!