Acesso rápido

Como os mapas e as informações de localização podem trazer clientes online para as lojas físicas

por Camila Fabiana Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2018   Tempo de leitura: 3 minutos

Os consumidores utilizam cada vez mais a internet para buscar informações, fazer comparações e avaliar a reputação sobre produtos e lojas antes de tomar uma decisão relativa à compra.

Trata-se de um comportamento de clientes que transitam entre plataformas online e físicas e necessitam atenção por parte dos lojistas, visto que já consolidou-se como atitude comum.

Esses compradores estão sempre à procura de informações e ficam frustrados quando se deparam com dados incoerentes ou quando não conseguem encontrar o que desejam: realizam pesquisas online principalmente por meio de mecanismos de buscas, independentemente de finalizar uma aquisição no canal online ou offline.

No Brasil, de acordo com o Google Customer Barometer, cerca de 50% dos compradores se informam sobre o produto que desejam comprar navegando em um website ou aplicativo.

Essa mesma fonte traz outros indicadores interessantes, como por exemplo, o de que 65% dos compradores realizam a busca e a compra utilizando um canal online, e aproximadamente 45% realizam a busca online, porém, a compra é feita em uma loja física.

Em relação ao tipo de dispositivo utilizado para realizar essas ações, a grande maioria ainda utiliza o ambiente desktop (83%), e um pouco mais de 10% utiliza smartphones e tablets. A tendência, no entanto, é que as consultas via mobile aumetem.

Quanto à qualidade da informação, os compradores mencionaram quais são as principais e mais valiosos dados que eles buscam em relação a um produto.

Dentre as informações mais procuradas, estão preço e disponibilidade do produto em uma loja próxima, detalhes sobre a loja (endereço, horários de funcionamento, telefone), mapa para consultar quais lojas possuem o item desejado, entre outros. Na imagem abaixo podemos consultar esses indicadores com mais detalhes:

Há diversas ferramentas para oferecer uma presença online mais intuitiva e fácil para os potenciais compradores. Uma delas é o Store Locator. Trata-se de um localizador de lojas, que tem como intuito trazer aos compradores informações essenciais relativas a unidades físicas.

Ao utilizar uma ferramenta de Store Locator com dados atualizados e informações relevantes, isso é revertido de forma positiva para a empresa, tornando a busca por um estabelecimento muito mais rápida e prática, além de agregar todas as informações relevantes em um local único.

A ferramenta de Store Locator normalmente é utilizada dentro do site da marca, e também tem como principal vantagem a flexibilidade quanto à personalização, tanto como de aparência, design, quanto às informações que serão exibidas.

Através desses indicadores, fica claro como algumas ferramentas podem trazer mais confiança e facilidade ao potencial comprador. É muito mais prático e intuitivo a utilização de mapas para buscar lojas físicas que buscar pela mesma informação em uma tabela, por exemplo.

Já os comentários e experiências compartilhadas por outros compradores trazem mais segurança e credibilidade antes de adquirir determinado produto ou serviço, visto que essa informação parte de indivíduos compartilhando opiniões imparciais.

Além disso, são ferramentas que trazem credibilidade à marca, pois o comprador identifica a preocupação investida em melhorar a experiência do cliente, com um fluxo de acesso desenhado especialmente para que esses compradores desfrutem de uma boa experiência e possam encontrar o que necessitam da forma mais rápida possível, sempre aliado a informação de qualidade.

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