Logo E-Commerce Brasil

Como organizar o planejamento de marketing da sua loja virtual

Por: Michele Prado

Michele Prado tem mais de 13 anos de experiência em comunicação e marketing nos segmentos de e-commerce, logística, startups, fintech e educação. Impulsionou a conversão de diversas empresas com estratégias para aquisição de clientes, branding, marketing digital e automação.

Desenvolver ações de marketing que sejam condizentes com o orçamento disponível é um dos principais desafios enfrentados por pequenos empreendedores. Além de pensar em estratégias acessíveis, os lojistas precisam realizar o controle minucioso dos gastos para evitar prejuízos financeiros ao negócio.

Mas ao contrário do que muitos podem pensar, existe uma maneira simples de conseguir esse feito, basta definir metas claras e utilizar o Excel para fazer o cruzamento de todos os dados do e-commerce. Confira:

Defina o planejamento estratégico da sua loja com as metas SMART

SMART é a sigla de Specific (específica), Measurable (mensurável), Attainable (alcançável), Relevant (relevante) e Time Based (temporal). Essas metas são utilizadas para definir objetivos realistas para o negócio, direcionando os esforços de marketing de maneira assertiva. Para defini-las, questione:

• Qual é o seu objetivo específico?

• Sua meta é mensurável? Como você vai saber se o objetivo foi alcançado?

• A meta é alcançável, ou seja, é realista?

• Esse objetivo é relevante para o seu negócio e está alinhado às necessidades da sua empresa e dos seus clientes?

• Qual é o prazo para realizar essa meta? É possível alcançá-la em quanto tempo?

Após definir esses pontos, elabore o orçamento do seu plano de marketing e compare a sua projeção com o que você já tem gasto.

Como organizar o controle financeiro do marketing do seu e-commerce
Para não ter surpresas no fim do mês, faça o acompanhamento mensal e trimestral de todos os gastos correspondentes às ações elaboradas, assim, você garante o controle cuidadoso do orçamento e não corre o risco de ultrapassar os valores estipulados em cada etapa.

Outro ponto importante é estruturar esse controle de maneira fácil para que a tarefa não demande muito tempo. O Excel é uma das melhores maneiras de conseguir essa façanha, já que permite rastrear todas as despesas de forma ágil e organizada, além de calcular tudo automaticamente.

Você pode criar sua própria versão de planilha ou baixar um kit gratuito, que oferece modelos prontos com tudo que é necessário para alinhar o plano de marketing de um e-commerce.

A principal vantagem dessa última opção é que você não precisa começar tudo do zero, basta adaptar as informações de acordo com a realidade do seu negócio. Assim, poupa tempo e ainda segue uma mesma estrutura para alinhar seus gastos e objetivos.