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Como obter sucesso no marketplace

por Luiza Lamarca Severo Segunda-feira, 05 de novembro de 2018   Tempo de leitura: 2 minutos

O marketplace é um modelo de negócios que vem se destacando cada vez mais como um novo canal de venda para lojistas. Sendo considerado uma vitrine virtual, ele surgiu no Brasil há alguns anos e é um modelo vantajoso tanto para o consumidor quanto para as empresas, pois é possível encontrar várias marcas e lojas em um só lugar, o que facilita a busca pelas melhores oportunidades de compra.

Esse tipo de plataforma fornece um modelo de vendas em troca de uma comissão em cima da comercialização de cada produto. Existem diversos marketplaces no mercado, desde os generalistas, que vendem produtos de diversas categorias, até os de nicho, como moda/vestuário por exemplo.

Lojistas que possuem tanto operações virtuais quanto lojas físicas, podem anunciar os seus produtos em uma plataforma que garante uma infraestrutura tecnológica que conta com segurança, ambiente para cadastro de produtos, cálculo de frete, pagamento e avaliação de riscos.

Tendo em vista que o lojista não precisa se preocupar com infraestrutura, ele consegue melhorar sua produtividade, o que permite que ele foque na gestão do negócio.

Por que investir

Quando falamos em marketplace podemos destacar diversos pontos positivos, dentre eles, a economia em relação à infraestrutura uma vez que o site e a plataforma de vendas já estão prontos, logo as marcas podem apenas expor seus produtos, com isso não há a preocupação com a criação do e-commerce, hospedagem ou divulgação, o que permite que seu investimento seja bem menor.

Além disso, o número de internautas que optam pelas compras em marketplaces é cada vez maior, pois têm confiança neste tipo de plataforma, isto é, a reputação e credibilidade acabam os direcionando para lá.

Ademais, um marketplace já possui um público consolidado, por isso, atrai diversos visitantes todos os dias. Desse modo, o lojista não tem a necessidade de fazer grandes investimentos em divulgação uma vez que a audiência já está garantida.

É possível também, permitir que novos usuários conheçam a marca, trazendo um novo público e assim, possibilitar a chegada de uma nova demanda.

Cuidados com o negócio

Como em todo modelo de negócios, não há apenas benefícios no investimento, alguns dos pontos negativos que posso citar incluem a taxa de comissão, que é relativamente alta em algumas categorias.

Além disso, não pense que basta inserir o produto na plataforma e ele venderá sozinho, muito pelo contrário, essa prática demanda muita gestão.

É importante ficar de olho em questões como o estoque para não vender produtos esgotados por exemplo. Outro ponto que pode ser negativo é a dependência exclusiva dessa plataforma como meio de comercialização, isso porque, se o marketplace em que a empresa está inserida decide mudar as regras do jogo ou até mesmo encerrar suas atividades, a marca perde seu canal de vendas e pode até mesmo quebrar.

O que fazer?

O marketplace pode funcionar muito bem para determinados setores e não tão bem em outros, tudo vai depender da abordagem da marca e também do tipo de publico e produtos de cada empresa.

Por isso, é muito interessante investir nessa plataforma, mas também é importante ter um e-commerce próprio da marca, assim, é possível colocar os dois modelos em ação juntos e com isso, o negócio irá colher os benefícios gerados por ambas.

O marketplace acaba facilitando as vendas, por ter um publico definido, mas lembre-se de não se desviar do caminho do seu negócio. Para obter sucesso nesse segmento, é preciso analisar a empresa, o público e seus produtos.

O alinhamento das melhores estratégias de vendas e marketing é a receita para o sucesso das marcas na internet.

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