Como obter resultados duradouros otimizando sua loja Magento

por Flávio Rodrigues Maciel Terça-feira, 13 de novembro de 2012

Para aumentar suas vendas, você normalmente investe ações de marketing para gerar mais tráfego para a sua loja virtual Magento?

Pois esta é a maneira mais preguiçosa e cara de aumentar as vendas.

Investir em anúncios, email marketing e outras ações para gerar tráfego é muito fácil: você investe X e sabe que terá um retorno Y.

Qual o grande problema? Seus resultados são de curto prazo e requerem investimento permanente. Se você reduz o investimento, automaticamente reduzirá as vendas.

Não que não funcione, mas fazendo somente isso, você correrá eternamente atrás do próprio rabo.

Quer um investimento que traga resultados duradouros?

Otimizar sua loja Magento é a melhor forma de colher resultados permanentes em troca de um investimento pontual.

Exemplo

Visualize este cenário hipotético em que você possui um orçamento de R$1.000/mês dedicado a gerar tráfegflao para sua loja virtual com anúncios online:

Orçamento publicidade
Custo por clique (CPC)
Visitantes
Taxa de conversão
Novos clientes
Custo por novo cliente

R$ 1.000
R$ 1
1.000
2%
20
R$ 50

Se você utilizar a estratégia de investir mais em publicidade para obter mais clientes e duplicar seu investimento, você terá:

Orçamento publicidade
Custo por clique (CPC)
Visitantes
Taxa de conversão
Novos clientes
Custo por novo cliente

R$ 2.000
R$ 1
2.000
2%
40
R$ 50

Repare que o custo para adquirir um novo cliente permanece o mesmo e o resultado é bastante previsível: dobra o orçamento, dobra o resultado.

Por isso, essa é a forma mais fácil, mas também a mais PREGUIÇOSA de trazer novos clientes.

Veja o que acontece se investirmos parte do orçamento em otimização.

Mês
Orçamento publicidade
Orçamento otimização
CPC
Visitantes
Taxa de conversão
Novos clientes
Custo novo cliente

1
R$ 800
R$ 100
R$ 1
900
2,5%
22,5
R$44,4

2
R$ 1.800
R$ 200
R$ 1
1.800
2,75%
49,5
R$40,4

3
R$ 1.800
R$ 0
R$ 1
2.000
2,75%
55
R$36,3

O que vemos acima é que atraímos menos visitantes mas, por outro lado, obtivemos mais clientes e reduzimos o custo por novo cliente.

Além disso, quando eliminamos o investimento em otimização no mês 3, os resultados das otimizações realizadas nos meses anteriores permanecem.

Estamos falando de uma taxa de conversão maior e um custo menor por novo cliente que impactará todos os seus investimentos em tráfego daqui por diante.

Há diferentes formas de investir em otimização, mas a principal delas é otimizar o checkout da sua loja virtual, que é a etapa mais crítica de todo o processo de compra.

Lojas virtuais Magento que investem com inteligência dedicaram parte de seus orçamentos na otimização do checkout. Por exemplo: a Eviagens aumentou as vendas em 120% e a loja Taquilla dobrou sua taxa de conversão.

Você encontra as melhores práticas para otimizar o seu checkout no Guia de Otimização de Checkout do iPAGARE.

Ou veja ainda estas 21 dicas de otimização na prática.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

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