Como obter resultados duradouros otimizando sua loja Magento
Para aumentar suas vendas, você normalmente investe ações de marketing para gerar mais tráfego para a sua loja virtual Magento?
Pois esta é a maneira mais preguiçosa e cara de aumentar as vendas.
Investir em anúncios, email marketing e outras ações para gerar tráfego é muito fácil: você investe X e sabe que terá um retorno Y.
Qual o grande problema? Seus resultados são de curto prazo e requerem investimento permanente. Se você reduz o investimento, automaticamente reduzirá as vendas.
Não que não funcione, mas fazendo somente isso, você correrá eternamente atrás do próprio rabo.
Quer um investimento que traga resultados duradouros?
Otimizar sua loja Magento é a melhor forma de colher resultados permanentes em troca de um investimento pontual.
Exemplo
Visualize este cenário hipotético em que você possui um orçamento de R$1.000/mês dedicado a gerar tráfegflao para sua loja virtual com anúncios online:
Orçamento publicidade
Custo por clique (CPC)
Visitantes
Taxa de conversão
Novos clientes
Custo por novo cliente
R$ 1.000
R$ 1
1.000
2%
20
R$ 50
Se você utilizar a estratégia de investir mais em publicidade para obter mais clientes e duplicar seu investimento, você terá:
Orçamento publicidade
Custo por clique (CPC)
Visitantes
Taxa de conversão
Novos clientes
Custo por novo cliente
R$ 2.000
R$ 1
2.000
2%
40
R$ 50
Repare que o custo para adquirir um novo cliente permanece o mesmo e o resultado é bastante previsível: dobra o orçamento, dobra o resultado.
Por isso, essa é a forma mais fácil, mas também a mais PREGUIÇOSA de trazer novos clientes.
Veja o que acontece se investirmos parte do orçamento em otimização.
Mês
Orçamento publicidade
Orçamento otimização
CPC
Visitantes
Taxa de conversão
Novos clientes
Custo novo cliente
1
R$ 800
R$ 100
R$ 1
900
2,5%
22,5
R$44,4
2
R$ 1.800
R$ 200
R$ 1
1.800
2,75%
49,5
R$40,4
3
R$ 1.800
R$ 0
R$ 1
2.000
2,75%
55
R$36,3
O que vemos acima é que atraímos menos visitantes mas, por outro lado, obtivemos mais clientes e reduzimos o custo por novo cliente.
Além disso, quando eliminamos o investimento em otimização no mês 3, os resultados das otimizações realizadas nos meses anteriores permanecem.
Estamos falando de uma taxa de conversão maior e um custo menor por novo cliente que impactará todos os seus investimentos em tráfego daqui por diante.
Há diferentes formas de investir em otimização, mas a principal delas é otimizar o checkout da sua loja virtual, que é a etapa mais crítica de todo o processo de compra.
Lojas virtuais Magento que investem com inteligência dedicaram parte de seus orçamentos na otimização do checkout. Por exemplo: a Eviagens aumentou as vendas em 120% e a loja Taquilla dobrou sua taxa de conversão.
Você encontra as melhores práticas para otimizar o seu checkout no Guia de Otimização de Checkout do iPAGARE.
Ou veja ainda estas 21 dicas de otimização na prática.
Muito bom o artigo.
Recentemente escrevi um artigo no blog da PontoCommerce de como aumentar o ROI das campanhas de marketing apenas ajustando internamente a sua loja virtual.
Abs,