Acesso rápido

Como o varejo pode fidelizar os mobile shoppers com tantos canais para distraí-los?

por Alessandro Gil Quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Já parou pra pensar em quantos canais de marketing você usa todos os dias para engajar seus consumidores? Agora pense nisso amplificado ao infinito com tantas outras brands usando esses mesmos touchpoints para se promover.

Por sorte, o advento do mobile como principal plataforma de atividade online dos consumidores pavimentou um caminho interessante para que novas ferramentas sejam incluídas em sua estratégia de engajamento. Vamos a elas:

1. Personalização hiperlocal

O advento do geotargeting foi a realização de um sonho para muitos varejistas. Finalmente, é possível oferecer anúncios baseados nas coordenadas oferecidas pelo dispositivo móvel do consumidor. Mas como esse targeting hiperlocal pode ser utilizado para reter consumidores já engajados?

Use os dados! Tipicamente, dados de CRM incluem os endereços de e-mail de consumidores que são membros de seus programas de fidelidade, os itens que eles compram e se a transação ocorreu em lojas físicas ou online. A hora em que você combina essas informações com aquelas vindas dos dispositivos móveis, as possibilidades começam a aparecer.

Mensagens personalizadas enviadas direto para os dispositivos móveis dos consumidores têm mais chances de ter sucesso. Se você puder entregá-las quando essas pessoas estiverem perto de uma loja física, a probabilidade de você obter conversões é maior.

2. Experiências nativas no mobile

Muitos anunciantes olham para os apps como um meio efetivo de se conectarem com consumidores valiosos. Na maioria das vezes, notificações são uma ótima ferramenta de publicidade mobile, mas o problema é que 50% dos usuários escolhem fechá-las ou, mesmo que não o façam, seu entusiasmo em fazer uma conversão desaparece.

Anúncios nativos, por outro lado, têm tido sucesso mesmo entre aqueles consumidores que já estão de saco cheio de vê-los, pois combinam a forma e a função do site ou aplicativo em que aparecem. Se tiver o apoio de uma estratégia cross-device e de dados de CRM, a publicidade nativa permite que os anunciantes ofereçam experiências personalizadas na hora e local adequados ao comportamento do consumidor.

3. Quando o social vira mobile

Anúncios em redes sociais são outra boa oportunidade para engajar consumidores em seus dispositivos móveis. Não apenas uma marca consegue gerar engajamento com posts patrocinados como também marcas ativas nas redes sociais costumam se tornar mais facilmente ‘’top of minds’’ em seus segmentos.

Mas isso é só parte da história. O segredo para criar engajamento e leads é postar social ads junto com conteúdo nativo. Para potencializar essa estratégia, os insights com clientes de CRM podem ser usados em uma campanha de ads no Facebook.

Por exemplo, digamos que os dados de CRM mostram que mulheres de 20 a 24 anos, que vivem no nordeste do país, compram um determinado produto em dispositivos móveis duas vezes mais do que outras consumidoras. Com esse dado em mãos, anúncios podem ser passados a essa audiência na frequência certa, no dispositivo correto, com a oferta adequada. Criar esses tipos de ads segmentados é um método testado e aprovado de gerar conversões.

Quer ter um programa de fidelidade de sucesso? A resposta está na palma das suas mãos. Com targeting hiperlocal, experiências nativas e de social media temos 3 maneiras de nos aproximarmos dos consumidores que já estão engajados com sua marca nos dispositivos móveis que eles sempre têm em mãos.

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