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Como o varejo on-line pode te ajudar a vencer a crise

Como blindar minha empresa para continuar vendendo e lucrando nesses tempos difíceis? Essa é uma pergunta decisiva feita por empreendedores e membros de equipes estratégicas nessa época de crise.

Teoricamente, um dos setores que mais sofre com a economia turbulenta é o varejo. Obviamente, se há inflação e o poder aquisitivo do consumidor diminui, a frequência de compra tende a cair.

Anda assustado com o que pode acontecer com o seu negócio? Fique tranquilo, pois eu tenho uma boa notícia para você: o varejo on-line pode te ajudar a vencer a crise.

A crise pode formar o cenário para a melhor fase de seu negócio

O e-commerce deve movimentar até o final desse ano cerca de R$ 44,6 bilhões, representando um acréscimo nominal de 8% em relação a 2015. Isso é o que prevê a 33ª edição do relatório WebShoppers, realizado pela E-bit/Buscapé.

Ficou mais tranquilo? Pois é, nem tudo está perdido. Apesar da economia instável, houveram resultados positivos para o setor de varejo virtual, principalmente por conta das vendas feitas por dispositivos móveis.

O mobile passou a representar 12% do faturamento na média anual. O número de usuários que realizaram pelo menos uma compra via Internet chegou a 39,1 milhões. Respirou aliviado?

Diante destes números afirmo novamente: o varejo on-line pode te ajudar a vencer a crise. Se você souber como planejar o seu negócio para vender na internet, não haverá crise que te impeça de vender.

Porque investir no varejo

Muitas vezes não enxergamos o óbvio e não nos damos conta de como vender online é poderoso. Ter uma loja virtual é garantir vendas 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todos os dias do ano.

Um site otimizado faz com que sua empresa tenha alcance global, e como costumo dizer, a internet quebra as barreiras de tempo e do espaço. Você pode fazer negócios a todo momento, de forma quase automática.

Para desfrutar dessa vantagem, você só precisa estar pronto para trocar  informações relevantes com seus clientes e fazer sua empresa ser facilmente encontrada, ou seja, praticar o marketing digital de forma eficiente.

O consumidor “compra mais” com pouco dinheiro

O varejo online é mais competitivo que o tradicional em tempos de crise, porque com o orçamento mais apertado, o consumidor acaba pesquisando muito mais, antes de efetivamente fazer comprar algum produto.

Isso explica porque o comércio eletrônico é vantajoso, oferecendo inúmeras possibilidades para comparar preços e produtos de forma acelerada e prática. (Velocidade também a é uma chave para sua empresa vencer na crise através do online).

Por meio de estratégias digitais, você consegue desenvolver campanhas segmentadas para atrair o público ideal para sua loja. Além do mais, através do remarketing, pode criar campanhas específicas para quem já acessou o e-commerce, mas não efetuou a compra.

Esse tipo de vantagem não é possível fora da internet!

O que você deve fazer agora?

Definir sua estratégia. Se você tem uma loja física, pode estendê-la ou migrá-la para o digital. Se ainda não tem um negócio e estava em dúvida sobre em qual setor investir (off-line ou online), acredito que já tenha pensado melhor a respeito.

O business precisa estar muito claro também. No varejo online, você pode ter um canal digital e vender produtos físicos (um e-commerce de livro impresso ou de roupas, por exemplo); ou um canal digital que comercializa produtos digitais (e-books, videoaulas, documentos, etc.). Analise o que é melhor para você.

Com o crescimento incondicional do mercado virtual brasileiro e a ampliação no número de compradores, ter uma loja virtual significa investir em um empreendimento eficiente, duradouro e lucrativo, apesar da crise.