Como o teste A/B pode melhorar suas taxas de abertura

por Pedro Ivo Martins Segunda-feira, 11 de junho de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

O sonho de todo profissional de marketing (e de outras áreas também) é ter uma bola de cristal que mostre o que se passa na cabeça dos seus clientes e diga como sua campanha vai fazer mais sucesso.

Bom, não existem bolas de cristal no mundo do marketing digital, mas existem formas de entender o comportamento de compra dos clientes, por meio de um CRM, e também formas de testar suas campanhas para saber a que fará mais sucesso, com o teste A/B.

O teste A/B permite analisar a performance de 2 ou mais e-mails com um grupo de controle e, depois, a melhor versão é enviada para o restante da sua base. Assim, você tem maiores probabilidades de garantir o melhor resultado para suas campanhas.

O objetivo principal é poder identificar facilmente quais estruturas precisam ser alteradas no e-mail para aumentar o número de conversões, ou seja, a versão do e-mail que teve mais receptividade do seu público.

Teste o assunto do e-mail: tenha melhores taxas de abertura

O assunto (ou título) é um dos principais influenciadores (senão o principal) na abertura do e-mail. E melhorar suas taxas de abertura pode significar melhores taxas de conversão e mais vendas, desde que o conteúdo do e-mail esteja tão bom quanto o assunto.

Siga as melhores práticas para criar um bom assunto de e-mail:

  • Títulos com até 50 caracteres
  • Use de 6 a 10 palavras
  • Nada de títulos sensacionalistas e genéricos, como:

“Corra!” – “Clique aqui!” – “Abra esse e-mail!”

  • Prefira títulos mais personalizados. Chame o cliente pelo primeiro nome:

“João, olha só essa seleção de camisetas florais!”

  • Use o título para citar promoções, formas de pagamento facilitadas, brindes, etc.:

“Luiza, vem ver essa promo! Batons à partir de 19,90!”

“Daniel, quer sua casa mais bonita? Decoração em até 10x sem juros”

“Alice, quer ganhar um rímel fullsize? Vem ver!”

  • Use emojis para se destacar e captar a atenção do seu cliente:
Essa é minha caixa de entrada dos e-mails na aba Promoções. Veja como os emojis são os que mais chamam atenção.
Detalhe para caixa de entrada dos e-mails na aba Promoções. Veja como os emojis são os que mais chamam atenção.

Perceba como os emojis chamam mais a atenção. Você pode testar, por exemplo, um título com emoji e outro sem e avaliar como o seu público recebe cada e-mail. Pode ser que no caso do seu público não seja uma boa usar emojis. Porém, o contrário também pode acontecer e você terá de usar em quase todos os e-mails.

Segmentar é fundamental!

Não é porque você pode testar algumas opções de variações de e-mail que deve parar de segmentar. Muito pelo contrário: para acurar o resultado dos testes, é fundamental segmentar o grupo que receberá aquele e-mail em específico.

Crie clusters dentro da sua base de clientes para segmentar e testar. Isso faz com que os resultados do teste sejam mais precisos.

Os clusters são grupos de pessoas com uma mesma característica ou um conjunto de características similares. Você pode escolher, por exemplo, se comunicar com todos os homens de 20 a 40 anos, que navegaram na categoria Star Wars, e então fazer o teste apenas com esse grupo.

Não faz sentido enviar e-mail para a base toda com ofertas genéricas e tentar aplicar o teste A/B com um grupo gigante, sem características parecidas. Utilizar esse recurso pode comprometer o resultado do teste.

Além do que, enviar e-mails segmentados e personalizados trazem mais resultados para suas campanhas. 77% do ROI de e-mail chega a partir de campanhas automatizadas e personalizadas, segundo um estudo divulgado pela DMA.

[Publieditorial] Veja como fazer o teste A/B com a Dito: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/veja-como-fazer-o-teste-b-com-dito/

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