Como seu e-commerce pode passar mais confiança para seus clientes

por Andrew Marques Segunda-feira, 28 de agosto de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Que um ecommerce deve ser seguro, funcional e consistente a gente já está careca de saber, né? A questão é: como mostrar essa segurança para seus clientes?

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Pesquisas mostram que ainda é grande o número de pessoas que têm medo ou que se sentem inseguras em comprar pela internet, mesmo através de boletos bancários. A questão da segurança e da confiança é uma grande barreira para o crescimento do comércio eletrônico no Brasil, porque para grande parte das pessoas (principalmente classes C, D e E) comprar pela internet ainda é algo novo.

Preparamos algumas dicas de como melhorar a confiança da sua loja, inclusive com novos clientes.

Criptografia (HTTPS)

Já temos um post aqui no blog que fala sobre o que é e porque ter um certificado SSL. Mesmo assim, boa parte das lojas não possui essa certificação em todas as páginas, apenas em páginas de pagamento e cadastros. É importante manter o certificado SSL em todas as páginas, assim estamos mostrando para o cliente que qualquer página que ele acesse é um ambiente seguro, não apenas parte delas.

Lembrando que se você já tem esse certificado nas páginas de pagamento e cadastro, não tem custo nenhum a mais para deixar ativo nas demais páginas.

Avaliações

Outro ponto que passa confiança quando os clientes estão acessando sua loja, é conter avaliações de compradores reais dos produtos. Os clientes se sentem mais confiantes de comprar quando veem opiniões de outras pessoas, mesmo que não sejam opiniões positivas.

Existem algumas empresas que se responsabilizam especialmente por essas tarefas, e se encarregam de buscar as avaliações de quem compra na sua loja, algumas delas são: Trustvox e TrustedCompany.

Depoimentos

Capturar depoimentos de clientes satisfeitos e que são embaixadores da sua marca é outra técnica que funciona muito bem. Além das opiniões serem quase sempre positivas, gera mais confiança do que pequenos comentários nos produtos.

Com depoimentos você não expõe somente o que o cliente achou do seu produto, mas também a experiência que ele tem e/ou teve com a sua marca.

Selo de segurança

Todas as dicas acima geram confiança, mas sem dúvida a que os clientes mais olham são os selos de segurança. Na maioria das vezes, eles ficam no rodapé do site e os clientes sempre vão até lá para ver se podem ou não “confiar” na loja.

Então não tenha medo de abusar dos selos de segurança.

Contatos

Mantenha sempre contatos no seu site para que o cliente saiba onde lhe encontrar. Disponibilize telefone, email e se tiver o endereço da sua loja. Com isso, o cliente sabe que a sua loja realmente existe, e se precisar falar com você vai ser tranquilo.

Soluções para reclamações

Se a sua loja tem número alto de clientes, é muito provável que alguns deles terão reclamações. Não deixe elas sem solução, isso causará uma imagem ruim para os futuros clientes. Sempre encontre um jeito de agradar aquele cliente que está reclamando, seja com descontos em futuras compras ou uma troca gratuita, qualquer coisa que não deixe ele sair insatisfeito.

Se a sua loja tem reclamações em sites especializados (ex.: Reclame Aqui), procure sempre responder e satisfazer os clientes de lá também, porque normalmente os futuros clientes vão pesquisar na internet sobre a sua loja.

Enfim…

Essas são algumas dicas simples e rápidas de serem implementadas, tente colocar em prática assim que possível. Caso tenha alguma dúvida, estamos aqui pra te ajudar.

Abraço e boas vendas!

Republicado com autorização do autor. Original disponível em: https://www.souhibrido.com.br/blog/como-o-seu-ecommerce-pode-passar-mais-confianca-para-seus-clientes/

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