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Como o OCR e Face Match podem ajudar na redução de fraudes do seu e-commerce

Por: Leonardo Parreira

Formado em Ciência da Computação, com mais de 20 anos de experiência no setor. Há 2 anos atua como Product Owner do Data Engine, solução de compliance da Cedro Tecnologies. Especialista em na construção de parcerias internas e na interface entre a área de Negócios e TI, otimizando a comunicação, atendendo às necessidades e garantindo a satisfação nos projetos realizados.

A prática de OCR e Face Match tem sido muito usada em empresas do ramo financeiro, como bancos. Porém, essas duas funcionalidades podem e devem ser implementadas por empresa do setor de comércio eletrônico também.

Isso porque ambas têm o objetivo de reduzir o risco de fraudes e assim de custos com processos e reembolsos.

Quer saber como essas práticas podem ajudar seu e-commerce? Continue a leitura.

O que é o OCR e o Face Match

O OCR é um processo de captura de dados e informações pessoais através do envio de foto de um documento. Por exemplo, o seu cliente pode enviar uma foto da CNH e por meio do OCR, o sistema irá transcrever informações como CPF, data de nascimento e nome completo.

Para validar 100% que a pessoa que está informando esses dados, de fato é o dono deles, vem o Face Match. O Face Match é o processo de reconhecimento fácil através do envio de uma “selfie”.

Dessa forma, o sistema irá validar e comparar as informações que foram cadastradas pelos clientes em banco de dados e informar se está tudo certo e verificado.

Quais as aplicações práticas do OCR e Face Match

Para o setor de e-commerce, as empresas podem adotar essas práticas em 3 momentos.

Cadastro de clientes

Durante o cadastro em seu site, você pode ao invés de solicitar que o cliente digite as informações, pedir que ele envie uma foto de um documento pessoal. Ao fazer esse processo, a jornada de compra do cliente será facilitada e também trará mais segurança à sua empresa.

E o mesmo pode ser feito com o Face Match, ao fazer upload da foto do documento, você pode solicitar a selfie e assim validar os dados que foram extraídos do documento.

Momento de compra

No momento da compra, sua loja virtual, pode pedir ao cliente que envie uma foto do cartão acompanhado de uma selfie com o mesmo.

Assim, você poderá validar se quem está usando aquele cartão no momento da compra, de fato é o dono dele e impedir assim fraudes de identidade em seu e-commerce.

Você também pode pedir o envio da foto do cartão acompanhada de uma foto de um documento pessoal, assim é possível comparar informações como o nome pessoal.

Solicitações de alterações na conta

Principalmente em APPs é comum que os ladrões peçam alterações das informações de contas para fazer ações ilícitas em nome dos clientes.

Por isso, quando for solicitado alguma alteração na conta, como por exemplo, de endereço, dados pessoais ou telefones, você pode solicitar o envio da foto do documento da pessoa, para validar se de fato é ela que está pedindo a alteração daquelas informações.

Isso fornece mais segurança aos seus clientes contra hacker e ações fraudulentas.

Um exemplo de empresa que já utiliza esse processo é o Mercado Livre. Ao solicitar uma alteração em meus dados pessoais na conta do Marketplace, foi exigido o envio de uma foto do meu documento pessoal e posteriormente uma selfie. Apenas após esse processo, foi atendido a solicitação de alteração de dados.

Benefícios do OCR e Face Match para seu e-commerce

Essas práticas, como já foi dito, ajudam na redução de fraudes em seu e-commerce e também trazem mais segurança para seus clientes.

Além disso, melhoram a experiência de compra dos clientes também, que sentem mais segurança ao passar dados pessoais e de cartão de crédito.

Muitos consumidores são receosos ao informar esses dados e por isso essas práticas podem trazer mais segurança e assim representam mais vendas para seu negócio.

Outro benefício é a produtividade do seu time. Automatizar esses cadastros e validações de dados, faz com que seu time demande tempo para outras atividades mais estratégicas.

Também é perceptível a redução de custos com fraudes, processos e reembolsos vindo através de ações ilícitas em e-commerces. De acordo com pesquisas do setor de fraudes, mais de 45% das empresas questionadas já sofreram perdas financeiras devido a fraudes em seu processo.

Fica claro que essas práticas não trazem benefícios apenas para o mercado financeiro. Muitos e-commerces já estão investindo em tecnologias para redução de fraudes e se você ainda não investe está na hora de pesquisar melhor sobre o assunto.