Como o frete grátis pode incentivar as compras online?

por Lucilene Hoffman Quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Recentemente, postei no meu blog sobre os carrinhos abandonados, descobrimos que a maioria dos motivos de abandono de carrinhos no E-commerce é o valor do Frete, então porque não diminuir esta estatística adotando o Frete Grátis na sua loja?

Nós consumidores sempre estamos em busca de vantagens na hora da nossa compra. Estas vantagens podem ser inúmeras que variam desde um brinde, um desconto e até mesmo um frete grátis.

Muitas vezes as lojas online divulgam promoções com preços extraordinários que chamam a atenção dos seus clientes, mas na maioria das vezes quando esses clientes entram nas lojas para comprar e param na parte do frete, porque o valor fica maior que a promoção e isso torna a compra inviável. O cliente simplesmente abandona a compra.

Precisamos considerar que o frete é um valor alto também para o lojista. As campanhas de frete grátis geram um custo para o lojista, minha dica para os pequenos e iniciantes lojistas de e-commerce é fazer uma parceria com seu fornecedor de transporte para diminuir os custos da entrega.

A estratégia de frete grátis no e-commerce não é nova, mas ainda funciona com muita eficiência. Vários estudos demonstram que grande parte das compras é feitas por impulso.

Com o frete grátis a loja acaba extinguindo a barreira no processo de compra e principalmente criando um diferencial competitivo perante o mercado. Em um recente estudo realizado pelo Compete Online Shopper pode-se concluir que:

  • 93% dos consumidores consultados apontam que o frete gratuito incentiva a compra online;
  • 67% dos consumidores afirmam comprar os produtos em loja física para economizar o frete;
  • O custo elevado de frete foi apontando como uma das principais razões pela insatisfação da experiência de compra;

Nós como clientes buscamos sempre vantagens na hora da compra, nós como lojistas temos que criar pequenos agrados para nossos clientes para fidelizá-los na nossa loja. A concorrência é grande no comércio eletrônico, é necessário ter um diferencial.

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