Logo E-Commerce Brasil

Como o e-mail marketing pode ajudá-lo a desenvolver sua loja on-line?

As ferramentas disponíveis hoje em dia permitem ampliar a abrangência do marketing e chegar a todos os tipos de consumidores. Nós utilizamos para este fim uma série de canais de comunicação, mas um dos mais eficazes é o e-mail. Por quê?

Quanto mais feedback recebemos após a conclusão de uma campanha, melhor. O envio de boletins nos permite tirar conclusões para o futuro e aumentar a eficácia das intervenções.

Apesar de podermos enviar e-mails há várias décadas, só recentemente eles estão se tornando meios mais eficientes de comunicação, fornecendo muitos dados para analisar campanhas. Assim, não devemos tratar o e- mail marketing da mesma forma que tratamos os e-mails particulares, que são na sua maioria formulários de texto com declarações curtas. O que fazer, então, para obter uma ação eficaz com e-mail marketing? Vamos começar desde o início …

Defina suas metas no e-mail marketing

Antes de analisar os resultados da nossa campanha de e-mail, é preciso começar definindo os objetivos que queremos alcançar. Estes são, em geral:

Transmissão de informações sobre os temas em que a página online é especializada e incentivar os consumidores a lê-los.

Aquisição de clientes, com e-mails que encorajem a compra dos produtos ou serviços oferecidos, para que nossos assinantes podem se tornar nossos clientes.

Construir uma marca e reforçar a sua imagem, mantendo contato com os assinantes .

Aumentar as vendas, ou o desejo de obter uma receita maior por meio de campanhas de e-mail.

Reunir conhecimento sobre os clientes, através do qual podemos sabiamente adaptar a nossa mensagem para o público adequado.

Construção de relacionamentos de longo prazo, ou seja, cuidar do cliente que é leal a nossa marca.

Todos estes objetivos estão intimamente ligados e devem formar a base de qualquer estratégia para o e-mail marketing. Na realização da campanha, devemos ter cuidado para que cada boletim atenda às expectativas dos nossos clientes em termos de conteúdo, estrutura, aparência, freqüência de envios e muitos outros aspectos, dependendo do tipo de mensagem enviada. Além disso, a análise das informações coletadas sobre o nosso público e suas reações ao receber os e-mails, nos permite melhorar continuamente a estratégia e alcançar cada um desses objetivos. Se seus objetivos foram definidos, vamos passar para a próxima fase…

Banco de dados de construção inteligente

Antes de fazer qualquer envio, precisamos de uma base de dados com os endereços de e-mail dos nossos clientes. É um elemento que vale a pena olhar mais de perto. No banco de dados não é a quantidade, mas a qualidade que é de extrema importância. Embora seja cada vez mais reconhecido que e-mails em massa não são populares entre os consumidores, muitas organizações ainda enviam suas propostas via bancos de dados externos, sem pensar nas conseqüências e os resultados deste tipo de campanha. Na verdade, os e-mails são ignorados pela maioria do público ou são considerados como spam. Isso afeta tanto a imagem da empresa, que é o remetente da mensagem, quanto a imagem da empresa de que forneceu a base de dados. Além disso, quanto mais os clientes não quiserem receber tais mensagens, mais rápido o seu provedor de e-mails irá tratar cada mensagem enviada pela empresa como spam.

Para garantir a qualidade do banco de dados também é importante excluir endereços de e-mail que não existem, pois eles podem ter sido colocado erroneamente nos formulários de registro. A menos que você tenha endereços inativos em seu banco de dados, a melhor propaganda para a nossa imagem de provedores de e-mail é o custo da campanha.

Ter um banco de dados com 100.000 e-mails, em que 10% dos endereços são inexistentes, faz com que o envio de 4 boletins por mês incorra em custos desnecessários, são 40.000 e-mails que nunca chegarão ao público. Além disso, o seu provedor de e-mail pode bloquear os boletins enviados a este tipo de bases de dados. Isso prova que fontes não confiáveis podem fornecer bancos de dados desatualizados. Da mesma forma, você deve parar de enviar mensagens para o cliente que não deseja recebê-las. Se o destinatário não quer receber comunicações da empresa, deixe-o cancelar a assinatura, mas perguntando sobre o motivo da sua decisão. Como resultado, teremos no banco de dados somente os clientes realmente interessados ​​no que estamos oferecendo. Isso vai nos ajudar a melhorar a estratégia para o futuro.

Então, vamos cuidar da qualidade da sua base de dados em termos de limpeza. Claro, a quantidade também é importante, mas não o número de e-mails, e sim a quantidade de informação recolhida sobre os nossos assinantes. Quanto mais informações tivermos sobre o nosso público, melhor. Assim, podemos construir nossa newsletter usando o conteúdo dos seus dados e melhorar o direcionamento das próximas remessas. Para fazer isso…

Envie mensagens personalizadas

Cada um de nós é diferente em termos de interesses, gostos, senso de humor e objetivos que quer alcançar. Tanto no quesito negócio, bem como consumidor. As mensagens enviadas pelas empresas variam em função do tipo de organização e do conteúdo que você deseja transmitir. Cada um dos destinatários no banco de dados especificado tem preferências diferentes, por isso, vale a pena um olhar a partir do receptor sobre o que enviar e se adaptar às suas expectativas.

Nem todo mundo gosta da mesma coisa, por isso sempre verifique o que seus assinantes estão interessados ​​em seguir e envie mensagens que vão ao encontro das suas expectativas. Usando as informações sobre o seu público, crie e-mails com elementos como nome, sexo, etc. Mensagens personalizadas constroem um melhor relacionamento com os clientes, que se sentem tratados individualmente.

Usando o endereço residencial fornecido no formulário de inscrição, podemos enviar ofertas sob medida para cada região, no caso de uma ampla gama de e-mails dedicados a uma categoria de produtos que aparecem no interesse do nosso público. Normalmente, os dados pessoais podem ser utilizados tanto no conteúdo da nossa mensagem quanto na linha de assunto.

As possibilidades de personalização são limitadas apenas a estrutura de nossas bases de dados e da sua qualidade e quantidade de informação. Tome cuidado para que a imagem da empresa seja recebida positivamente pelos nossos assinantes, pois a informação contida no e-mail pode influenciar a percepção da mesma pelo público. A avaliação da atratividade do nosso e-mail é importante, por isso…

Cuide da aparência das suas mensagens

A newsletter é a vitrine da sua empresa – esta é uma afirmação muito sábia, que nem sempre os remetentes estão cientes . Um e-mail bem construído, de acordo com as orientações da nossa empresa e preparado de uma forma atraente, tem mais probabilidade de ser visualizado pelo destinatário.

As reações do público e as expectativas das empresas de radiodifusão podem variar. Então, vamos analisar com cuidado os seus e- mails e testar a sua construção. Realizar testes de aceitação, ou seja, o teste A/B , em que você verifica qual e-mail testado demonstra maior interesse do público. Basta construir e-mails com elementos diferentes cuja eficácia queremos verificar, por exemplo: as mensagens, a localização do logotipo, as cores dos botões do lado da oferta, etc. Em seguida, vamos enviar diferentes e-mails para um grupo, que inclui 10% do nosso banco de dados e o que tiver os melhores resultados será enviado para os 90% restantes, de forma que os resultados final sejam satisfatórios para a empresa.

Cuide da aparência e estrutura da mensagem e lembre-se que os e- mails enviados na forma de uma imagem incorporada em um fundo branco não são eficazes hoje em dia.

Além disso, deve-se prestar atenção ao diagramar o e-mail, de modo que cada elemento incorporado na ilustração seja um hiperlink individual e possa ser clicado. Isto permite uma análise precisa da nossa campanha em mapas de cliques e mostra quais itens são de maior interesse, e também os destinatários que não clicaram.

Como resultado, podemos reconstruir nossa newsletter de uma forma mais atraente, usando elementos que têm um elevado número de cliques e fazendo a remoção dos itens desnecessários.

No entanto, antes que o destinatário veja gráficos em nosso e-mail, lembre-se que a maioria das newsletters atinge o público não exibindo as imagens automaticamente. Para este efeito , o upload das imagens é feito sob todos os chamados textos alt, ou seja, textos escondidos sob gráficos embutidos no e-mail. Eles permitem a transmissão da mensagem sem exibir as imagens. Ao mesmo tempo, incentivam a clicar na opção “Mostrar imagens” e se familiarizar com ela. Como resultado, nosso destinatário vê tudo da forma que você queria apresentar. Neste ponto , vamos considerar o que faríamos, sendo o destinatário, e como serão nossos próximos passos. Se você estiver executando uma campanha de vendas, enviando um e-mail com informações sobre a sua oferta, um bom conselho é…

Aponte o caminho da oferta

A construção da mensagem não é apenas boa aparência e imagens, mas também os links para o qual você deseja redirecionar o público interessado no conteúdo do e-mail. Vamos ver o que está do outro lado das nossas mensagens e com que rapidez podemos ver uma oferta especial em nosso site. Um boletim informativo deve conter o caminho mais curto para a realização do que podemos esperar do público.

Primeiro de tudo, sugerimos o que o destinatário deve fazer. Por exemplo, “Check”, “Faça sua compra” , “Leia”. Sempre devemos usar links diretos para os produtos ou artigos para o destinatário não ser direcionado para nossa home page, onde ele tem que procurar o produto em que estava interessado. As ofertas especiais que direcionam o destinatário para a página principal, fazem com que ele não encontre informações interessantes, deixe o site, e nós perdemos um cliente em potencial. Para promoções especiais, devemos guiar o cliente em uma página especial dedicada ao único alvo desta campanha. Para aumentar a eficácia dos mailings, preste atenção na abertura, os consumidores clicaram nos seus produtos e, em seguida…

Planejamento dos cenários

Ao enviar um boletim informativo, sempre verifique quantas pessoas o abriram, pois o objetivo da campanha é fazer com que o maior número de pessoas abra o e-mail. Ao fazer o planejamento de cada campanha deve-se observar o segmento dos clientes que não abriram, não clicaram ou não compraram nosso produto. Por exemplo, para pessoas que não abrem, podemos enviar a mesma mensagem no dia seguinte, mas com um tema diferente. Para aqueles que abriram mas não clicaram, vamos enviar outra mensagem, pois provavelmente o conteúdo do e-mail não era interessante o bastante para eles. As pessoas que vieram para o site por e-mail, mas não compraram o produto, propomos outros produtos similares, o que, talvez, irá satisfazer as suas expectativas.

As soluções utilizadas nos cenários podem variar de acordo com a matéria contida nos boletins e s metas que queremos alcançar com ele. Para explorar plenamente as possibilidades de cenários, conecte sua página web para que os links publicados no boletim informativo, levem à plataforma de e-mail. As estatísticas de cada campanha, então, irão conter informações do site. Isto irá permitir um planejamento fácil de cenários nas campanhas para aqueles que compraram o produto ou abandonaram o carrinho. Mensagens de acompanhamento geralmente aumentam o desempenho de aberturas, cliques e vendas. As estatísticas e resultados das campanhas realizadas fornecem uma grande quantidade de feedback que são necessários para aumentar a eficácia da estratégia online, por isso…

Analise os resultados e realize a segmentação

Cada envio fornece resultados, resultados e estatísticas que usados ​​corretamente, permitem o planejamento de longo prazo para futuras campanhas. O feedback é armazenado no banco de dados da sua plataforma de e-mail, e pode constituir a base para o direcionamento preciso das suas atividades para os segmentos de clientes apropriados. Campanhas de follow-up são cenários simples baseados em abertura, cliques e vendas, enquanto os agrupamentos de destinatários são infinitas oportunidades para prosseguir com duas campanhas pontuais e envios de automáticos, dependendo do comportamento dos destinatários dos e-mails.

A segmentação de clientes em grupos que atendem aos critérios pertinentes deve se basear na informação detida por nós na base de dados (demográficos, comportamentais e cíclicos). No caso de critérios demográficos, podemos definir o grupo, com base em informações sobre os assinantes, como sexo, idade, local da residência, número de filhos, etc.) Como resultado, podemos gerenciar e-mails personalizados para as pessoas em nosso banco de dados, por exemplo: homens, com idades entre 25-50 anos, residentes em São Paulo.

Os critérios comportamentais são compostos pelo comportamento dos clientes e suas reações às nossas ações. Seu comportamento permite a identificação dos públicos mais interessados ​​(por exemplo, clicaram 3 vezes em um mês), os interessados nos tipos de produto (por exemplo, clicaram nos últimos quatro boletins em um produto de cada categoria). Categorizar produtos, serviços ou apenas seções em cada e-mail permite uma mira precisa e o envio de mensagens dedicadas a um tema específico que seja do interesse do cliente.

Outro exemplo de segmentação baseada no comportamento é isolar um grupo de usuários que, por exemplo, não abriu um único e-mail no período de 2 meses. Talvez eles tenham nos esquecido, ou apenas não estão mais interessados no conteúdo? Campanhas que usam este tipo de informação, ajudam tanto para destacar os melhores clientes, bem como para “acordar os assinantes adormecidos” e, assim, aumentar a eficiência das suas operações.

Critérios cíclicos permitem o planejamento de campanhas de boas vindas, aniversário, obrigado por ser um assinante, um ano de assinatura. Estes tipos de campanhas têem um impacto positivo sobre a imagem da empresa e servem de apoio para construir relacionamentos de longo prazo com os assinantes.

Enquanto o uso eficiente das informações disponíveis e a automação de suas ações, à primeira vista, pode ser preocupante, na verdade, não é tão complicado. Comece a planejar um breve cenário, como um aniversário ou campanhas de lembrete de carrinho abandonado, e depois de um tempo muito curto, você vai descobrir que elas são muito simples e você vai começar a planejar cenários muito mais complicados, vendo mudanças positivas no desempenho de suas campanhas todos os dias.

Quanto a análise da campanha deve-se prestar atenção não só para quem, mas também a partir de qual dispositivo o e-mail foi aberto, então…

Lembre-se dos dispositivos móveis

Mais e mais assinantes estão abrindo as mensagens recebidas em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, e não apenas no PC ou Mac, com grandes telas. Vale a pena prestar atenção nas estatísticas da campanha de e-mail, quantas pessoas para quem enviamos a nossa newsletter a abriu em um dispositivo móvel e exatamente qual? E-mails normalmente não são concebidos para serem visualizados na maioria dos dispositivos móveis, devido ao seu tamanho geralmente exceder o tamanho da tela. A solução é criar e-mails com a tecnologia do Projeto Responsive Design que lhe permite especificar o layout e a construção do e-mail, dependendo do dispositivo em que ele é exibido. Esta não é só uma adequação do tamanho, mas também uma mudança na estrutura do e-mail. Por exemplo, se um e-mail mostrando nossos produtos é construído em 3 colunas e 4 linhas com uma foto e uma descrição mais longa de cada produto, no telefone ele será muito difícil de ler. Portanto, o projeto também atua sobre esse aspecto, como por exemplo, o e-mail ficaria com 1 coluna e 6 linhas e com os melhores produtos brevemente descritos de forma concisa. Graças a essa tecnologia, o e-mail passará algumas informações que irão incentivar o usuário, que o abriu em seu telefone, a verificar a oferta no site.

Atualmente, o número de e-mails recebidos em dispositivos móveis está aumentando de mês para mês, respondendo por cerca de um quarto de todas as aberturas. O mesmo acontece com os sites, que não são visitados apenas através de dispositivos móveis, mas também apresentam um número crescente de pessoas que fazem compras através desses aparelhos. Vale a pena construir as mensagens de maneira que todos os dispositivos possam exibi-las corretamente.

Um bom conselho sempre é incluído no preço

Os tipos de campanhas, serviços, produtos e metas que queremos alcançar é comum a muitas empresas, pois há muitas delas que enviam e-mails, mas vale a pena para manter sempre em mente algumas coisas…

Coloque-se no lugar do seu assinante e avalie o seu e- mail com um “olhar frio”. Verifique sua construção e a comparare em diferentes dispositivos, pergunte a amigos e peça um comentário subjetivo para compará-lo com o seu.

Analise as campanhas de todos os ângulos e reúna o máximo de informações que possam ajudá-lo a fazer a segmentação e uma transmissão de informações eficiente no boletim. Tire conclusões e ajuste-se às expectativas de seu público. Transforme o conteúdo em que eles estão interessados de uma forma que eles gostem.

Teste, teste e teste novamente para saber quais elementos do seu e-mail, e qual a forma de comunicação é melhor recebida e que possa ser usada em campanhas posteriores para alcançar seus objetivos.

Tome cuidado com a qualidade do banco de dados e envie e-mails apenas para aquelas pessoas que desejam recebê-los. Além disso, tome cuidado com a qualidade dos seus boletins informativos e construa-os de acordo com as normas vigentes, inserindo uma imagem.

Sempre use os serviços de profissionais e não ignore a situação quando os resultados das campanhas em curso começarem a cair. Você pode querer usar mais gráficos em seu e-mail, mudar a maneira de administrar o banco de dados e começar a planejar os cenários de campanha que atendam as expectativas dos assinantes…