Como o e-commerce pode faturar ainda mais utilizando chatbot?

por Carlos Paranhos Sexta-feira, 16 de abril de 2021   Tempo de leitura: 10 minutos

Se você tem uma loja, seja física ou virtual, ou trabalha com vendas já deve ter se dado conta da necessidade de trabalhar constantemente para atrair, engajar e fidelizar seus clientes. Isso faz com que os consumidores fiquem cada vez mais satisfeitos, o reconhecimento da sua marca mais evidente e suas vendas, consequentemente, aumentem.

No caso do e-commerce, onde todas as etapas de compra são feitas de forma virtual, essa necessidade se torna muito mais latente. Por isso, é essencial apostar não apenas em oferecer produtos de qualidade, mas oferecer uma experiência completa e marcante de compra. Como fazer isso? Investindo em um atendimento ágil e eficiente, em um suporte que realmente ajude o cliente com suas dúvidas e necessidades e no acompanhamento desse consumidor no período pós-venda.

Bastante coisa, né? Mas a automatização de algumas etapas desse processo de compra utilizando um chatbot aumenta a capacidade do seu e-commerce de atrair, aproximar e fidelizar clientes, proporcionando um atendimento memorável e impulsionando suas vendas. Neste artigo, vou te explicar como seu e-commerce pode faturar ainda mais utilizando um chatbot.

O que é um chatbot e como ele funciona para e-commerce

Chatbots nada mais são que softwares de troca de mensagens criados com o objetivo de interagir com as pessoas. Essas conversas são possíveis porque os chatbots são previamente treinados por meio de uma base de dados. Durante as interações, portanto, eles acessam esse acervo buscando as melhores respostas para o usuário.

Para o seu e-commerce, os chatbots podem ou não utilizar inteligência artificial. Os que não a utilizam funcionam baseados em parâmetros pré-estabelecidos. Ou seja, guiam o usuário por um fluxo desenhado e treinado anteriormente, até que ele chegue aonde precisa. Já os bots que utilizam inteligência fazem uso de um recurso chamado machine learning. Neste caso, permite usar as informações coletadas nas interações no enriquecimento da sua base de dados, aperfeiçoando os atendimentos e melhorando os resultados.

Seja qual for o tipo de chatbot escolhido, ele ajudará seu e-commerce a automatizar os atendimento. Por consequência, o torna mais eficiente, aumenta a satisfação e o reconhecimento da sua marca e potencializa suas vendas.

Como um chatbot pode ajudar seu e-commerce a faturar mais

Como já disse, o chatbot é uma ótima opção para as lojas virtuais que desejam engajar e satisfazer seus clientes e aumentar seu faturamento. Mas como, exatamente um chatbot pode ajudar seu e-commerce a faturar mais?

A automatização te ajuda a otimizar processos

A automatização do atendimento proporciona vantagens tanto para os donos do e-commerce quanto para os clientes. Por exemplo, assim como nas lojas físicas, os consumidores que compram online buscam por um atendimento ágil e eficiente, não por horas em uma fila de espera. Por conseguir se comunicar com inúmeras pessoas ao mesmo tempo e mandar milhares de mensagens em um único dia, o chatbot reduz consideravelmente o tempo de espera nos atendimentos. O software também está disponível para o público em tempo integral, 24 horas por dia, 7 dias na semana.

Além disso, o chatbot tem a capacidade de solucionar diversas demandas dos clientes e redirecionar o contato a um atendente humano quando isso não for possível. O que nos leva a mais uma vantagem da otimização do atendimento em e-commerce: a redução de custos. Manter uma equipe inteira dedicada a atender todas as demandas do público é oneroso. Além disso, pode sobrecarregar os colaboradores, caso o volume de atendimentos seja muito alto. Com o chatbot, você pode manter uma equipe reduzida online para lidar apenas com as demandas que o software não for capaz de lidar — e, assim, reduzir consideravelmente os custos da sua empresa.

Por fim, não posso deixar de citar a agilidade que o chatbot oferece para tirar dúvidas dos clientes. Basta ser treinado para, em poucos segundos, responder questões relacionadas a prazos, condições de parcelamento, preços de frete, trocas e devoluções e muitas outras.

Personalização tem o poder de engajar clientes

Ao utilizar um chatbot no atendimento, seu e-commerce tem a possibilidade de personalizar os contatos e aproximar as pessoas. Por meio do perfil e histórico de compras dos seus clientes, o chatbot consegue compreender melhor as necessidades de cada um e oferecer produtos que façam sentido para eles. Essa interação personalizada somada a sugestões assertivas de compra faz com que os usuários permaneçam no seu site por mais tempo. Afinal, terão curiosidade para conhecer sua marca e seus produtos e, consequentemente, mais desejo de comprar com você.

Pessoas buscam por praticidade. Ofereça isso a elas

Muitas vezes as pessoas precisam comprar determinado produto, mas não têm tempo suficiente para explorar a loja virtual em busca do que desejam. Então, por que não tornar a vida delas ainda mais fácil? A junção dos pontos que abordei anteriormente — como a agilidade do atendimento e a personalização das sugestões de compra — gera maior praticidade ao processo da venda e faz com que os clientes se sintam motivados a comprarem da sua marca.

Com os chatbots, os clientes conseguem, por exemplo, adicionar produtos à sacola virtual, finalizar compras e muito mais sem precisar abrir o site e buscar pelo produto. Basta que enviem uma mensagem e o bot faz isso por eles.

Outra vantagem do uso de chatbots por lojas virtuais é a possibilidade de instituir um atendimento omnichannel. Ou seja, atender os clientes em todos os canais onde eles estão e fazem contato com a marca. Assim, o e-commerce pode interagir, enviar notificações de pagamento, atualização de status de compra, ofertas… Tudo de forma automática, por canais como e-mail, site, WhatsApp Business, Facebook Messenger e muitos outros.

O chatbot ajuda a acompanhar toda a jornada de compra e a fidelizar clientes

Desde a pesquisa por produtos até a resolução de algum eventual problema com a entrega, o chatbot é capaz de auxiliar os clientes em todas as fases da jornada de compra. Dessa forma, o contato entre e-commerce e consumidor é fortalecido. Ou seja, a relação de confiança, não apenas pelo produto, mas pelo atendimento próximo e atencioso que a loja oferece, só aumenta. Isso fideliza o cliente e potencializa as vendas da loja virtual.

Após o produto entregue, tem início também uma fase muito importante na fidelização de clientes, que pode ser automatizada: a pesquisa de satisfação. Os chatbots conseguem criar interações com os clientes para coletar dados, impressões e feedbacks sobre o processo de compra. Isso permite ao e-commerce aperfeiçoar produtos e processos constantemente para engajar ainda mais seus clientes.

Em resumo, seu e-commerce pode utilizar chatbot para oferecer atendimentos de qualidade de forma ágil e eficiente. Ele dará suporte completo ao cliente, aumentando a satisfação com a compra e agregando valor à marca. Somada à qualidade dos produtos, a utilização de chatbot ajuda a engajar clientes e a faturar muito mais.

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.