Como o atendimento omnichannel irá te ajudar a vender mais

por Letícia Barcelos Terça-feira, 19 de janeiro de 2021   Tempo de leitura: 3 minutos

As redes sociais estão em alta! Vendas online cada dia crescendo mais e até mesmo o WhatsApp virou um canal de vendas. Mas, como as empresas podem usar todos esses canais de forma eficiente? O atendimento omnichannel veio justamente para integrar e otimizar esse processo.

Mas, o que é o atendimento omnichannel? Como as empresas podem investir nesse formato de comunicação? É o que vou mostrar a seguir.

O atendimento omnichannel

Atendimento omnichannel se dá quando a empresa garante uma comunicação com seus clientes em vários canais, porém de forma integrada.

Os consumidores estão cada vez mais presentes em diversos canais digitais, por isso é essencial estar onde o seu cliente também está. Seja nas redes sociais, em marketplaces ou no seu próprio site.

Porém, sem uma ferramenta que integre todos esses canais pode ser um desafio atender todas as demandas de forma eficiente e garantir a satisfação ao cliente.

Quando falamos de vendas online, se torna mais relevante ainda. Afinal, uma dúvida não resolvida pode resultar em uma desistência de compra. Ou, ainda, uma demora no retorno pode fazer com que o cliente escolha outra marca. Vamos entender então como o atendimento omnichannel pode ajudar as empresas a venderem mais.

Comunicação integrada e ágil

As plataformas de atendimento omnichannel têm ganhado cada vez mais relevância, pois conseguem consolidar todos os canais de atendimento em uma única ferramenta.

Sendo assim, todas as demandas de todos os canais que sua empresa está presente serão direcionados a um único local. E, dessa forma, permitirá à sua empresa administrar melhor esses contatos e não perder nenhuma chance de novos negócios.

Além disso, com uma comunicação integrada a empresa garante uma uniformidade no tom da comunicação da sua marca com os clientes, passando mais confiança e segurança.

Como todas as demandas estarão integradas em uma única plataforma, você conseguirá dar um retorno mais ágil para essas solicitações.

Além disso, várias ferramentas permitem o uso da Inteligência Artificial para criar fluxos de respostas rápidas baseadas nas principais dúvidas dos seus clientes. Dessa forma, será necessária a presença de um(a) atendente somente quando a ferramenta não for mais capaz de responder.

Experiência do usuário

O atendimento omnichannel visa oferecer uma boa experiência ao cliente, com retornos mais rápidos e a garantia de que o histórico de contatos dele com a loja seja levado em consideração.

Assim, quando for necessário ser transferido de um setor para o outro, ou quando a conexão cair, ele não precisará repetir todo o contexto da dúvida ou problema. Isso fideliza quem já é cliente e brilha aos olhos de possíveis novos consumidores.

Além disso, ele tem a possibilidade de iniciar um atendimento ou compra em um canal e migrar para o outro durante o processo.

Vamos a um exemplo: um cliente entra em seu perfil do Instagram, gosta de uma peça e faz uma pergunta em relação ao produto. No mesmo momento, ele entra em sua loja online e encontra o mesmo produto, mas a dúvida sobre a peça continua e ele chama no canal de atendimento direcionado para o WhatsApp. Ele entrou em dois canais de atendimento com sua loja. Se a empresa tivesse uma plataforma de atendimento omnichannel, todas essas interações estariam centralizadas e você conseguiria retornar ao contato de forma mais ágil e precisa. O cliente teria sua dúvida resolvida e assim poderia efetuar a compra.

Com todos os benefícios que o atendimento omnichannel representa, fica mais claro como ele irá ajudar a sua empresa a vender mais e melhor. Afinal, garante a satisfação do cliente, estimulando-o a fazer mais compras em seu e-commerce.

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