Acesso rápido

Como o 5G irá revolucionar, principalmente, o setor de e-commerce

por Francisco Sales D'Almeida Quinta-feira, 31 de outubro de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

As redes de celular de quinta geração (também conhecidas por 5G) já estão disponíveis para alguns poucos usuários em países como Estados Unidos, China, Japão e Turquia. Sua adoção promete ser rápida e irá revolucionar muitos setores, incluindo o comércio eletrônico.

O relatório Adobe Digital intitulado “A Mobile First Word” com base em dados de usuários do mobile commerce na América do Norte e em países como Reino Unido, Alemanha e França, projetam que a nova tecnologia irá gerar um acréscimo de US$ 12 bilhões em novas vendas nos próximos 2 anos.

No Brasil, algumas operadoras estão realizando testes regionais, aguardando o leilão das bandas. A expectativa é que a implementação ocorra até 2020 devido aos altos custos envolvidos — as redes 5G exigem um número maior antenas para cobertura de uma mesma área. A consolidação deverá ocorrer até 2023.

Velocidade nos negócios

Portanto, é bom estar atento às oportunidades de negócios que as altas velocidades (até 100 vezes mais rápido que o 4G) e a baixa latência do 5G irão proporcionar para o m-commerce.

Com tanta velocidade, a expressão a um click será mais verdadeira do que nunca. Aquele anúncio do Instagram ou qualquer busca de produtos serão carregados instantaneamente. Lembrando que boa parte das vendas são perdidas por demora no carregamento de uma página.

Realidade virtual e IA

Muito se tem falado da experiência de compra utilizando-se a realidade virtual e realidade aumentada (VR e AR). Com a adoção da tecnologia 5G, por exemplo, esse modelo ganhará um novo patamar. O consumidor poderá navegar por uma página de móveis e, simultaneamente, visualizar o que melhor cabe em seu espaço físico e no seu bolso. A baixa latência e as altas velocidades fazem com que o carregar de uma página se torne imperceptível ao olho humano.

Outra recurso que irá impulsionar as vendas é utilização de Inteligência Artificial (IA) para prover suporte e sugestões de produtos. Os assistentes virtuais terão uma capacidade ainda maior de recomendar o produto certo para cada usuário.

Hoje, uma compra em um smartphone 4G pode gerar navegação de boa qualidade. No momento de finalizar o carrinho, entretanto, o usuário normalmente sofre com uma queda significativa de velocidade. Isso cria uma certa insegurança ao cliente e, não raro, pode ocasionar algum erro na transação com o meio de pagamento — ele abandonar a compra. Com o 5G a experiência será totalmente nova sem diferenças visíveis entre o momento de consulta ao catálogo e o serviço de check-out.

Carregamento de imagens

Uma boa imagem vale por mil palavras. Com o 5G, não apenas as fotos carregarão instantaneamente. As lojas online poderão usar e abusar dos recursos de vídeo sem que isso prejudique o carregamento de uma página ou a experiência de uso.

O 5G também irá revolucionar os chamados Wearables, aparelhos inteligentes, e a Internet das Coisas. O usuário poderá iniciar uma compra visualizando um anúncio em sua conta no Instagram pelo smartphone e concluir a mesma em seu relógio inteligente ou na sua geladeira conectada.

A mudança é inevitável. A transição será rápida. O 5G já está criando padrões comerciais que estão transformando o e-commerce em todo o mundo. É preciso estar preparado para aproveitar todo o potencial da nova tecnologia — e extrair o diferencial competitivo que o 5G trará ao seu comércio eletrônico.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.