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Como negociar com as transportadoras – Parte 2

No texto anterior explicamos a importância de repassar as informações essenciais da operação do e-commerce às transportadoras, para que elas elaborem uma tabela de preço ajustada às reais necessidades do lojista. Após essa etapa do processo estar concluída, podemos então fazer a prova real, ou seja, verificar se a transportadora implementada reduz de fato o custo do frete. Esta análise chamamos de “Ganha-Ganha”.

Abaixo, temos uma simulação do que aconteceria com o custo do frete de um cliente X, caso ele começasse a usar a transportador Y.

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O custo pago pelo frete atual, sem implementar a tabela Y, é de R$ 81.758,56. Após a utilização da nova tabela foi perceptível uma considerável redução.

Analisar o impacto positivo na implementação de uma tabela de fretes é a primeira ação a ser tomada. Porém, de acordo com o desconto dado pela transportadora, este impacto pode se tornar ainda maior.

Vejamos no gráfico abaixo, a grade de desconto oferecida pela transportadora e quanto esta redução impactaria no custo do frete do lojista: tabelaaa

Somente com a implantação da nova tabela já é possível visualizar uma redução de cerca de 3 mil reais no custo do frete. Contudo, a tabela acima nos mostra que quanto maior for o desconto da transportadora, maior será a queda no custo do frete.

Como convencer a transportadora a dar esse desconto?

Um entendimento equivocado e muito comum é a transportadora achar que quando oferece desconto, consequentemente perde dinheiro. Contudo isso não é verdade, pois ao oferecer descontos a transportadora passa a ter seu preço mais competitivo do que a concorrência, destacando-se no leilão de fretes e transportando assim, um maior número de pedidos.

Para o lojista, ao receber um desconto da transportadora o custo obviamente irá reduzir, porém, conseguir que a transportadora de fato reduza sua margem de lucro é o ponto crítico da negociação. Abaixo, observe uma estratégia que nosso time utilizou com seus clientes.

O exemplo mostra o que aconteceria se a transportadora Y cedesse descontos para a loja X.

tabela2

Acompanhando a tabela acima, podemos perceber que se a transportadora conceder 20% de desconto para o lojista, ela já dobra seu faturamento inicial. Ao apresentar estas informações, seu parceiro pode compreender que esta é uma operação de ganho mútuo, tornando muito mais fácil e amigável negociar descontos. Por isso chamamos esta análise de Ganha-Ganha.

No próximo texto iremos mostrar que os detalhes fazem toda a diferença em uma negociação.