Como montar o plano de negócios de uma loja virtual (Texto I)

por Daniel Silva Quarta-feira, 03 de fevereiro de 2016

Se você está pensando em abrir uma loja virtual e chegou a esse texto, parabéns. Nele vou falar sobre como montar o plano de negócios e uma loja virtual e como isso pode ser decisivo para manter a consistência operacional da loja, isto é, a resiliência do seu negócio mesmo na época em que você estiver mais descrente de tudo – não que esse seja um texto motivacional.

A conversa da visão de águia, 360 graus e ‘you can do it’, nunca foi muito a minha praia. Entretanto, sempre comparei a engenhoca do e-commerce ao corpo humano, se o coração não está bem, isso pode atacar o cérebro, se a articulação dá sinais de desgaste pode influenciar no desempenho de ossos e músculos.

No e-commerce, essa “simbiose” salta aos olhos. Quando montamos a nossa loja online de camisetas femininas eu nunca pensei que iria lidar com tantos aspectos de forma tão emaranhada.

E quando você tem uma equipe enxuta, isso fica ainda mais evidente. O ponto positivo de ter uma equipe reduzida é o óbvio – folha de pagamento. Em contrapartida, as chances de você deixar algo passar batido são imensas, por isso, antes de tudo, é importante você direcionar esforços ao plano de negócios da sua loja virtual.

Por onde começar o plano de negócios do meu e-commerce?

Grosso modo, costumo identificar os seguintes grupos indispensáveis para nortear o seu plano de negócios – chamo de âncoras do e-commerce.

Figura 1 Plano de negócios para lojas online Fonte Daniel Silva mony mony

As âncoras do e-commerce são como os órgãos que devem funcionar de maneira sincronizada e tal que cada um complemente a funcionalidade do outro. Mas é isso que vai constar no seu plano de negócios? Não! Isso é o que deve ocorrer quando a sua loja online estiver ativa.

No plano de negócios, como veremos nos próximos textos, destrincharemos os inúmeros aspectos que devem estar conectados e funcionando de forma sincrônica. Anota aí, no plano de negócios da sua loja virtual devem constar (dentre outros):

  • Cronograma Geral da Loja Virtual (cronograma de datas importantes para lojas virtuais, cronograma de planejamento mensal, cronograma de planejamento anual);
  • Planejamento Financeiro-operacional (Ciclo Operacional, Clico Financeiro, Gastos com marketing pago, Custos e despesas fixas do negócio);
  • Banco do Personas e informações estratégicas de clientes;
  • Ferramentas gratuitas e pagas de investigação e coleta de dados;
  • Planejamento de Custos envolvidos na fabricação do produto (caso esse seja o seu caso);
  • Planejamento de Marketing Digital Anual: linkbuilding, campanhas de publieditorial e campanhas de ações diárias de marketing (pago e gratuito);
  • Eventos, conferências e encontros do setor;
  • Plano de Metas Anual;

Todos esses documentos e registros são essenciais para você projetar (mesmo que parcialmente) o dia-a-dia da sua loja online.

É claro que, conforme o seu nicho, haverá variações dos tipos de documentos que devem constar no plano de negócios da sua loja online. Essa é apenas uma recomendação.

Nos próximos textos irei detalhar cada um desses documentos que devem fazer parte do plano de negócios de uma loja online e como inclusive um plano de negócios retroativo pode lhe ajudar (e muito).

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER