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Como montar o plano de negócios de uma loja virtual - Parte 2

No nosso primeiro texto sobre como montar o plano de negócios de uma loja virtual, falei sobre a importância de você dedicar parte do seu tempo a esse expediente. Falei também sobe as implicâncias de ter uma loja online com uma equipe enxuta como é o caso da nossa loja.

Nesse segundo texto, vamos ampliar um pouco no sentido de indicar parte dos documentos e registros que sugerimos compor o seu plano de negócios. Você lembra quais são deles?

⦁ Cronograma geral da loja virtual (cronograma de datas importantes para lojas virtuais, cronograma de planejamento mensal, cronograma de planejamento anual);
⦁ Planejamento financeiro-operacional (ciclo operacional, ciclo financeiro, gastos com marketing pago, custos e despesas fixas do negócio);
⦁ Banco de personas e informações estratégicas de clientes;
⦁ Ferramentas gratuitas e pagas de investigação e coleta de dados;
⦁ Planejamento de custos envolvidos na fabricação do produto (caso esse seja o seu caso);
⦁ Planejamento de marketing digital anual: linkbuilding, campanhas de publieditorial e campanhas de ações diárias de marketing (pago e gratuito);
⦁ Eventos, conferências e encontros do setor;
⦁ Plano de Metas Anual;

No nosso entendimento é interessante você manter um cronograma Geral o qual é definido como a soma de pequenos cronogramas que devem funcionar em perfeita sincronia.

O cronograma de datas importantes para lojas virtuais nada mais é do que um cronograma contendo datas essenciais que todas lojas virtuais, independentemente do nicho que atuam, devem se ater. Nele estarão presentes datas como: dia do cliente, dia dos namorados, natal, Black Friday e coisas do tipo.

Ou seja, são datas que o comércio de modo geral deve estar ligado, caso não queira perder a oportunidade de efetuar vendas – mais precisamente, aumentar o número de vendas.

Existem diversas fontes de cronograma de datas importantes para e-commerce como esse do Profissional E-commerce. Contudo, sugiro você fazer o seu próprio cronograma tomando por base esse modelo e outros disponíveis pela internet.

Sabe porquê? Porque o seu e-commerce pode ser uma loja que vende apenas roupas brancas femininas e talvez fosse interessante constar no seu cronograma de datas importantes o dia do médico, enfermeiro, dentista, fisioterapeuta e por aí vai.

Quem não melhor que essa turma ávida por roupas brancas estilosas para dar uma incrementada nas vendas da loja de roupas brancas? Você não pode menosprezar os mínimos detalhes para ter sucesso no e-commerce, pois como diria o meu professor de física: o vetor resultante é a soma dos outros vetores.

Para confeccionar o seu cronograma de datas importantes, lembre-se de ser o mais singelo possível, pois para esse registro o único propósito é você olhar o mês com antecipação para “lembrar” o que ocorre naquele mês em específico. Você quer conferir no celular para se lembrar de algum evento importante e o esse cronograma conciso está lá, basta abri-lo.

Isso porque para um mês em específico o cronograma de planejamento mensal (outro documento do seu plano de negócios) irá detalhar todas as outras coisas importantes que ditarão o rimo da sua loja virtual. Veja abaixo um exemplo do que estou dizendo. É coisa muito simples mesmo.

Figura 1- Cronograma de datas importantes.  Fonte Daniel Silva - mony mony

Figura 1- Cronograma de datas importantes. Fonte: Daniel Silva – mony mony

Faça isso com todos os meses do ano. Preferencialmente elabore o cronograma de datas importantes de dois anos seguidos para que isso não te atrapalhe ao longo da operação. Viu como é simples?

Na coluna à direita sugerimos que você coloque o número ou símbolo que representa a ação a qual será executada para esse evento importante – mudança da direção dos canhões com modificação de campanhas pagas do Facebook, pausa de algumas campanhas do Adwords e início de outras, textos pagos em sites bem conhecidos do seu segmento etc.

Isso porque no seu cronograma de planejamento mensal virá a descrição da ação (ou ações como exemplificamos) e quando inclusive ela (s) será (ão) posta (s) em prática.

A ação como veremos nos outros textos poderá ser executada pontualmente naquela data ou por um período que antecede o “dia nacional do samba”. Tudo isso constará no cronograma de planejamento mensal.

Agora, falando sobre o cronograma de planejamento mensal (segundo documento que compõe o Cronograma Geral da Loja Virtual), a coisa começa a ficar mais clara e você passará a entende porque devemos ter um olhar micro e macro sobre o nosso planejamento. Da mesma que sugerimos esboçar o seu para cada mês no cronograma de datas importantes, nesse cronograma iremos elaborar algo com um teor de informações mais caprichadas.

No cronograma de planejamento mensal é possível inserirmos, além do calendário, colunas contendo pontos como meta e o que foi cumprido. É importante em função da perda de motivação e ritmo que acomete inúmeros empreendedores que acham que está tudo errado ou não conseguem enxergar onde está o erro que nunca é pontual – lhes asseguro. Na parte de metas você pode inserir diversas obrigações e tarefas, dentre elas:

⦁ Número de posts no blog da loja;
⦁ Número de Backlinks para a loja;
⦁ Número de postagens no Facebook, Twitter, Instagram, Google + etc;
⦁ Dia exato da contagem e conferência de estoque;
⦁ Período em que serão realizadas as campanhas pagas de facebook;

Abaixo destaco um exemplo bem simples para te inspirar.

cronograma de loja virtual

metas para lojas virtuais

Não se prenda a esse exemplo. Você pode usar ferramentas mais profissionais para fazer isso. A ideia aqui é apenas exemplificar.

Lembre-se que no cronograma de datas importantes deverá constar 14/05/2016 – dia da raça labrador. Além disso, o número (ou símbolo) da ação usado no cronograma de datas importantes, deverá estar presente no cronograma de planejamento mensal acima (08/05 – 13/05) e no cronograma de planejamento anual.

Há inúmeros outros aspectos que eu poderia falar sobre os dois cronogramas que vimos até aqui, mas apenas para não tornar esse texto cansativo, vamos deixar para as considerações finais do nosso último texto.

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No cronograma de planejamento anual, é possível termos uma visão macro de tudo que será planejado para o ano, isto é, todas as campanhas, ações e execuções meticulosamente descritas. Vamos preparar com mais calma um texto completo sobre como montar o planejamento anual da sua loja virtual.

Sintetizando o que vimos até aqui. Como eu mencionei no começo desse texto, há a questão da motivação por trás disso tudo, além do óbvio que é a organização.

Todavia, essa é uma forma de você mensurar os resultados de ações contínuas e captar o que está sendo feito de errado, porque quando se padroniza certas etapas, os erros ficam mais evidentes e você consegue expurgá-los.

Não obstante, é possível checar mês-a-mês o que precisa ser aprimorado e se as metas que você definiu são metas impossíveis de serem cumpridas. Todos queremos o sucesso, mas lembre-se que no mês temos tão somente uma média de 20 dias úteis.

Uma semana contém na verdade 5 dias e se você não estiver aberto à ideia de trabalhar no sábado e domingo (assim como qualquer negócio próprio), sucumbindo às influências de outras pessoas que tentam fazer de tudo para que você não inclua eventualmente o sábado e domingo no bolo, é melhor se empregar.

Não se trata de ser um workaholic ou não saber separar o lazer do trabalho, mas se dedicar muito nos primeiros anos para só depois colher frutos. Essa é a realidade do e-commerce.

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