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Como melhorar as taxas de conversão do e-commerce através da automação logística

por Eduardo Bragança Sexta-feira, 03 de maio de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

Conquistar uma boa taxa de conversão é um dos objetivos de todo e-commerce. Esse objetivo só pode ser alcançado através de otimizações em todos os processos, visando melhorar a experiência de compra do cliente.

O e-commerce brasileiro vem crescendo a cada ano e seus clientes têm se tornado cada vez mais engajados e exigentes. Quando o cliente encontra um produto de seu interesse, gera-se toda uma expectativa em torno daquele pedido. Espera-se que o site carregue rápido, que o produto seja de boa qualidade e que seja enviado e entregue no prazo.

De nada adiantarão todas essas qualidades se a logística do e-commerce não estiver bem estabelecida, com bons preços e prazos de frete. As características de frete no comércio virtual possuem um grande peso na decisão de compra do consumidor. Estima-se que três em cada quatro compradores já desistiram de uma compra por insatisfação com preços ou prazos de frete.

O que é a automação logística

A automação logística utiliza a tecnologia para reduzir processos manuais e erros operacionais, visando a redução de custos. Sua implantação pode beneficiar empresas em ascensão e empresas já consolidadas no mercado.

Veja abaixo algumas soluções acessíveis para otimizar a logística de uma loja virtual e conseguir reduzir custos.

Consolidação de volumes

A consolidação de volumes reduz em média 20% do valor dos fretes para as vendas com mais de um produto, podendo chegar a até 40%. Normalmente, em uma venda com mais de um produto, o frete é calculado separadamente para cada produto. Na consolidação de volumes, as medidas e pesos dos produtos são somados, respectivamente, e o cálculo do frete é realizado como um embrulho com todos os produtos dentro.

Por exemplo, o custo de envio de dois produtos é R$20,00 cada um. Assim, para enviar os dois, o frete da venda seria R$40,00. Com a consolidação, esse valor pode chegar a R$24,00, pois o espaço da transportadora é melhor aproveitado com o agrupamento dos produtos.

Frete grátis

Como dito anteriormente o valor do frete possui grande peso na decisão de compra. O cliente está disposto a pagar um pouco mais na compra para ter o frete grátis. Por isso é possível estabelecer regras de frete como “frete grátis para compras a partir de R$200,00”, por exemplo.

Para ofertar o frete grátis, é possível escolher produtos que tenham uma boa margem de lucro ou fazer ajustes para que o valor seja diluído no preço dos produtos. Também é importante analisar as regiões onde o preço do frete é mais barato para direcionar o desconto. Algumas empresas de transporte conseguem fornecer preços de frete mais barato quando coletam grandes volumes no mesmo despachante. Dessa forma é possível criar a parceria e ofertar o frete grátis com preços menores.

Cálculo de frete

O gateway de frete realiza as cotações de frete quando o visitante insere seu CEP para saber os valores e prazos de entrega na loja. Na maioria dos e-commerces, em algum momento há diferença entre o valor que o cliente paga referente ao frete e o valor que o próprio e-commerce paga para as suas transportadoras, gerando o encarecimento do frete para os clientes ou prejuízo para o lojista. Além da exatidão dos valores de frete, a automação permite que a loja virtual utilize diversas transportadoras sem a necessidade de integração e contrato com cada uma delas.

Contratação de frete e rastreio do produto

Após a aprovação de compra o lojista pode realizar a contratação do frete e a solicitação de coleta de maneira automática.

O rastreio é crucial para a fidelização do cliente, bem como o cumprimento dos prazos estabelecidos e a eficácia na resolução de eventuais problemas. Quando a compra é finalizada, acontece o ápice da expectativa do cliente, pois o receio da compra e pagamento já foi superado. Naquele momento ele deseja que o produto chegue o mais rápido possível e quer acompanhar diariamente onde seu produto está. Prova disso é que grande parte das demandas do SAC são geradas em virtude de rastreio e suas ocorrências.

O cliente pode receber o rastreio de suas compras enviado por SMS ou e-mail, bem como toda nova informação sempre que a transportadora atualizar. Essa otimização reduz as demandas do SAC, seja para envio de rastreio ou para atualização sobre os status das entregas aos clientes. Assim, o operador pode se dedicar na resolução de eventuais problemas nas entregas para que seus clientes recebam todo suporte e atendimento às suas expectativas.

Independente da estratégia adotada pelo e-commerce, é importante a análise das métricas e KPIs de sua operação para a melhoria contínua, visando a experiência de compra do cliente.

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