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Como melhorar a experiência no mobile commerce

Por: Walter Junior

Formado em Sistemas de Informação e apaixonado pelo universo do e-commerce desde 2011, possui experiência em implantação e gestão de operações online B2C & B2B. Atua como E-commerce & Customer Success Manager na Stoom, buscando garantir o sucesso e satisfação dos clientes através de soluções que atendam às necessidades dos seus negócios.

Os hábitos de consumo sofreram uma evolução impressionante nos últimos anos, principalmente acompanhando os avanços tecnológicos e o crescimento das vendas pela internet. Segundo dados da We Are Social, em Janeiro de 2021, o Brasil somava mais de 160 milhões de usuários na internet, um incremento de mais de 9% em relação a Janeiro de 2020.

Com o aumento da oferta de aparelhos smartphones e tablets, cresceu também o número de pessoas que passaram a fechar as suas compras através desses dispositivos. Por isso, otimizar o processo de compra através desses canais tem se tornado um desafio para as empresas, especialmente para as áreas de UX/UI.

Separei algumas sugestões para quem deseja aperfeiçoar a experiência do usuário e garantir o sucesso das suas vendas através do mobile commerce.

Invista em equipes dedicadas de UX/UI

Antes era comum utilizar o celular para pesquisar os produtos e depois finalizar a compra no computador. Atualmente, porém, as vendas através dos dispositivos móveis já ultrapassam as do desktop. Consequentemente, aumenta ainda mais a importância de se ter equipes com o olhar direcionado para o mobile commerce e seus desafios. Afinal, conforme pesquisa da The Social Media Hat, 47% dos consumidores dizem abandonar um site se ele não carregar corretamente em seus celulares.

Responsáveis por planejar cada etapa de interação que o usuário terá com o seu site ou aplicativo, as áreas de Experiência do Usuário (UX) e Interface do Usuário (UI) são peça fundamental para que a sua empresa torne o processo de compra mais simples e intuitivo. Mais do que isso, essas áreas são responsáveis por humanizar todo o fluxo, garantindo que as principais dificuldades e dores do usuário sejam sanadas.

Sendo assim, o UX atua desde o momento da pesquisa até a finalização da compra. Ou seja, mapeia toda a interação do usuário com o produto e/ou serviço. Portanto, desenvolve pesquisas para entender os costumes e necessidades do usuário, a fim de melhorar a usabilidade da plataforma.

Já as equipes de UI cuidarão para que a sua interface, além de ser esteticamente agradável, conduza o consumidor de maneira funcional durante toda a jornada de compra — proporcionando uma navegação mais intuitiva e eficiente. Nessa etapa são decididos e testados botões, cores, tamanhos e tipos de fonte, tudo pensado para cada dispositivo.

Contrate empresas que trabalham com personalização

Dispor de uma plataforma customizável é de extrema importância para quem deseja fortalecer a sua marca e sair na frente da concorrência. De olho nas tendências e oportunidades que existem no mobile commerce, há no mercado empresas que trabalham com plataformas que podem ser personalizadas de acordo com as necessidades do cliente.

Além de proporcionar uma economia para o seu negócio, uma vez que você não terá que partir do zero para desenvolver o site e/ou aplicativo, ainda é possível aliar o melhor do que já existe no mercado com soluções sob medida para a sua empresa. Desta forma, é possível manter a inovação tecnológica entre as suas estratégias de negócio.

Desenvolva estratégias de marketing digital focada no mobile commerce

Não basta ter uma plataforma customizável e com o UX e UI caminhando perfeitamente para garantir o sucesso da sua empresa no mobile commerce. Afinal, também é preciso unir todas as pontas através de um marketing muito bem estruturado. Neste caso, com o intuito de engajar, influenciar e fidelizar os clientes que acessam a sua loja por dispositivos móveis.

Entre as principais vantagens de se executar as estratégias de marketing mobile, estão: uma geolocalização mais assertiva, que permite melhor segmentação das campanhas e anúncios; e uma comunicação mais rápida e prática com o consumidor, uma vez que os dispositivos estreitam os laços entre as empresas e o público — permitem, por exemplo, notificações via sms, aplicativos e redes sociais.

Aqui, mais do que nunca, vale o bom senso por parte das empresas. É imprescindível cuidar para que a comunicação seja valiosa para o consumidor, tenha um conteúdo amigável e não seja intrusivo. Deixe sempre bem claro quais as vantagens que o cliente terá ao permitir que você o acesse através desses canais.

Acessibilidade – seu e-commerce ao alcance de todos

A internet fomenta um ambiente democrático e, portanto, é um lugar onde pessoas com diferentes realidades se encontram. Assim como acontece nos espaços físicos, tornar o ambiente digital cada vez mais acessível às pessoas com deficiência é imprescindível para garantir uma sociedade mais igualitária.

No Brasil, mais de 20% da população apresentam algum tipo de deficiência. Além de trabalhar com a empatia, essa questão gera grande potencial de mercado a ser explorado. Por isso, as ações que proporcionem acessibilidade ao seu mobile commerce não devem ser ignoradas.

Desta maneira, ao desenvolver o aplicativo de sua loja, esteja atento a questões como: descrição ativa nos elementos de tela; sugestões visuais; cores; contrastes; tamanhos de fonte; elementos sonoros e touch screen. Afinal, tudo isso contribui muito para uma melhor experiência de compra para os usuários com deficiência.