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Como medir o sucesso de seus conteúdos

A principal preocupação na hora de criar um conteúdo é encontrar e usar palavras-chave corretas, baseadas naquilo que as pessoas estão buscando. Embora seja um momento muito importante, não é a única parte da estratégia de marketing de conteúdo que merece a sua atenção.

Depois de publicar um conteúdo começa o período de coleta de informações e de aprendizagem. Acredite, você pode descobrir muito sobre o seu mercado e ajustar a sua estratégia apenas monitorando os seus posts e usando métricas corretas.

Quais métricas são as corretas? Durante o Meetup Online de Conteúdo da SEMrush, Denis Andrade, CEO da agência Mateada, compartilhou a lista de métricas que ele costuma usar para coletar os sinais dos conteúdos dele, o que nós deu a ideia de escrever esse post e falar de importância de medir os seus resultados.

Por que é importante monitorar o desempenho do meu conteúdo?

Monitoramento de resultados tem papel crucial em marketing de conteúdo e existem várias razões para isso.

Para começar, monitorando o desempenho do seu conteúdo você consegue rastrear o engajamento do público, ver o quanto as pessoas estão interagindo com ele.

O público que gosta do seu conteúdo vai compartilhar seus posts, aumentando a sua audiência, além de te seguir nas redes sociais, assinar newsletters do seu blog para acompanhar suas novidades, etc.

Só o público engajado passa para a etapa da compra do seu produto e serviço, e este é o segundo motivo – aumento de ROI. Entendendo o que os seus consumidores potenciais gostam e como reagem à tipos diferentes de conteúdo e temas, educando-nos e levando-os para níveis cada vez mais baixos do funil de vendas você consegue aumentar o ROI e as suas conversões.

E mais uma razão muito importante – monitoramento de desempenho ajuda a alcançar o melhoramento de seus resultados de SEO. Entre vários fatores de ranqueamento que o Google leva em conta na hora de decidir qual posição atribuir ao seu site existem vários focados em conteúdo.

Como o objetivo do Google é sempre oferecer conteúdo relevantes de melhor qualidade, esses fatores refletem a aceitação do conteúdo, por exemplo, o tempo de permanência de uma pessoa na página.

Rastreando os posts com maior tempo de permanência na página você consegue dá-los o destaque necessário ou criar mais conteúdo com o mesmo tema, aumentando a autoridade do seu domínio para o Google.

Como posso medir os sinais internos do meu conteúdo?

Sinais internos são os sinais que podem ser coletados dentro da sua própria página, e o jeito mais indicado de medi-los é de usar ferramentas especiais que coletam as informações e os sinais sociais, facilitando a tarefa de monitoramento.

A ferramenta mais acessível e conhecida é, sem dúvida, Google Analytics. Sendo uma ferramenta gratuita e de fácil manuseio, Google Analytics consegue providenciar informações sobre visualizações da página (em outras palavras, quantas pessoas visitaram sua página num período de tempo determinado), tempo de permanência na página e bounce rate entre outras informações.

A quantidade de visitas mostra se o conteúdo está sendo útil e chama atenção dos usuários, afinal eles estão visitando a página. E o tempo de permanência destaca os conteúdos e páginas mais interessantes, onde o usuário passa mais tempo.

Permanência baixa mostra que o usuário não se interessou pelo seu conteúdo – ele entrou, percebeu que não quer interagir com a página e saiu. A porcentagem de pessoas que tiveram esse comportamento é representada por um outro indicador – Bounce rate.

Entretanto, é importante ter em mente algumas considerações na hora de avaliar o bounce rate. O tempo de interação com a página também depende do conteúdo e tipo de página. “Por exemplo, se uma pessoa decidir compartilhar o post depois de lê-lo, saindo da página do blog para isso, o Google Analytics considerará isso como rejeição, embora na verdade a pessoa interagiu com o conteúdo, mesmo não seguindo para outras páginas do seu blog” – diz Denis Andrade.

Felizmente, existem ferramentas que permitem estudar melhor o comportamento dos usuários da sua página.

Uma delas é o Crazy Egg que oferece dois relatórios importantes para monitorar o seu público – o mapa de cliques e a rolagem da página.

Mapa de cliques mostra exatamente em qual lugar da página os usuários mais clicam. O relatório não somente rastreia os cliques nos links da página, mas também os cliques nos lugares que não contêm nenhuma ligação com alguma outra página. Essa informação ajuda a melhorar a usabilidade, providenciando informações sobre partes do texto onde seus usuários clicaram esperando encontrar aí um link ou um botão.

O relatório de rolagem de página mostra o qual fundo as pessoas vão ao fazer scroll dentro da sua página. A ferramenta capta as partes do texto onde pessoas tiveram o maior ponto de atenção (você pode atualizar o seu conteúdo e colocar aqui um link, levando para um outro post um convite de assinar newsletter) e mostra se os seus posts estão sendo lidos até o final.

Se você descobrir que os seus usuários abandonam a leitura antes de terminar o post, é sinal do que o seu conteúdo pode não ser atrativo ou até mesmo a formatação do conteúdo pode não ser agradável” – comenta Denis Andrade – “Então é importante que tu mantenhas o teu conteúdo vivo. Teste formatação diferente, teste subtítulos diferentes, até mesmo imagens diferentes que ilustrem o post para que as pessoas se sintam mais à vontade e leiam de fato todo o teu conteúdo”

Para obter uma visão de comportamento de seus usuários ainda mais profunda pode ser usada a ferramenta Get My Smart Look, que grava a sessão do usuário dentro das suas páginas, permitindo ver exatamente como a pessoa está interagindo com o seu conteúdo.

O relatório mostra se a pessoa está movimentando o mouse, clicando em algum lugar ou se está fazendo scroll. Essas informações permitem corrigir muitos erros e ajustar a formatação da página da forma mais user-friendly.

Quais sinais externos precisam ser medidos para avaliar a aceitação do público?

Uns dos sinais externos mais importantes que as pessoas estão gostando do seu conteúdo são as linkagens externas e envolvimento nas redes sociais.

Linkagens externas ou backlinks são links para um post seu que os seus leitores deixam dentro dos conteúdos deles ou sites. Normalmente isso acontece quando uma pessoa considera o seu post bom suficiente para traze-lo para o público dela ou usar como referência numa certa área.  

Envolvimento nas redes sociais também mostra que as pessoas gostam do seu conteúdo suficiente para querer deixar um comentário, um like ou compartilha-lo com os seguidores deles no Twitter, Facebook, Google plus, Linkedin ou Pinterest

Os sinais externos também podem ser medidos com ferramentas específicas.

“A própria SEMrush tem uma ferramenta de rastreamento de backlinks e de envolvimento nas redes sociais” – recomenda Denis Andrade

Como posso ajustar minha estratégia com base nos dados coletados?

“Tenho três dicas” – diz Denis

  1. Identificar qual foi o assunto que o público mais gostou e gerar mais conteúdo sobre isso

Por exemplo, no caso de um site de viagens que percebe que os conteúdos mais compartilhados são os posts sobre Itália, a boa ideia seria produzir mais conteúdo sobre regiões italianas e dicas de viagens para esse pais.

  1. Encontrar um padrão de escrita

Além de escrever bons conteúdos, é muito importante entregar esse conteúdo de forma amigável para o usuário. Estou me referindo à conteúdo fácil de entender, um conteúdo que propicia a leitura dinâmica, um conteúdo adaptado ao seu usuário. Por isso que é tão importante encontrar a formatação ideal, a linguagem ideal, o tamanho ideal, o tipo de conteúdo (post no blog, ebook, vídeo) etc.

  1. Entender quais são os seus piores conteúdos

É preciso olhar também para os conteúdos que não deram certo para aprender e não repetir os erros. Você pode também atualizar esses conteúdos, com a intenção de dar uma nova vida a eles.

E você, usa algumas outras métricas para descobrir se o seu público está gostando do seu conteúdo?