Como maximizar vendas do seu e-commerce para o Dia das Mães de 2021

por Elvis Gomes Sexta-feira, 23 de abril de 2021   Tempo de leitura: 7 minutos

Com a aproximação do Dia das Mães e as medidas de restrições ao comércio, adotadas em decorrência da pandemia, a implementação de lojas virtuais tem crescido substancialmente e vem sendo utilizada por muitos empreendedores. Afinal, trata-se de uma forma de complementar o faturamento de suas empresas, prejudicadas pela provocação da doença. E, claro, evitar que esses negócios baixem as portas definitivamente.

Com o isolamento social e restrição contínua, comprar online e enviar presentes aos entes queridos se tornou uma prática cada vez mais comum. E, assim como em 2020, espera-se que muitos consumidores se esforcem mais no Dia das Mães deste ano — no ano passado, a pandemia não estava como o cenário que nos encontramos hoje. Por isso, este Dia das Mães é uma grande oportunidade para os lojistas online impulsionarem suas vendas, fidelizar ou ganhar novos clientes.

Com isso em mente, elaborei algumas dicas práticas para ajudá-lo a aproveitar ao máximo uma das principais datas do comércio nacional.

Envio rápido

Como sempre, o Dia das Mães cai em um domingo. Isto pode ser uma dor para todos os “compradores de última hora”. E, acredite: há muitos deles! Dependendo do seu produto e da sua localização, você pode fornecer entrega via motoboy ou transportadoras que garantam um envio rápido da mercadoria.

Cobrar uma taxa mais cara para uma entrega no dia seguinte pode desanimar alguns clientes. Entretanto, na grande maioria dos casos, decepcionar as mães é um preço muito mais alto a se pagar do que uma taxa extra de envio. Porém, se você oferecer uma opção de entrega no dia seguinte, certifique-se de comunicar os tempos de entrega e as datas limite de forma clara nas páginas de destino. Outra dica é: ofereça sugestões de produtos para ajudar a converter os compradores de última hora.

Aqui está um desconto, para não esquecer

Agora você já sabe como lidar com os compradores atrasados. Mas, e os novos clientes? Aqueles que estão preparados e sabem o que querem e quando querem?

Oferecer descontos e promoções de marketing “antecipados” em sua loja não apenas atrai clientes em potencial a fazerem pedidos, como também mostrará a esses consumidores que eles estão realizando uma ótima aquisição apenas por fazerem pedidos em sua loja virtual.

Você também pode oferecer descontos para novos clientes que se cadastrarem em sua newsletter ou em outros canais de marketing. Use o artifício da recompensa, que permite alcançar um novo público, aumentar sua receita e reter o consumidor.

O dia das mães não é só para as mães

Ressalto ainda que a data dedicada às mães há muito tempo deixou de ser apenas para elas. Consumidores também compram produtos para outras pessoas importantes em suas vidas — e que executam a maternidade de outras maneiras, no papel de avós, sogras, tias, madrastas, etc.

Além disso, vale lembrar que seus produtos têm chances de serem vendidos em qualquer época do ano. Ou seja, compradores podem ser maridos, esposas, sogros, avós ou amigos. Por isso, se puder organizar seus produtos em categorias que atraiam melhor o seu público-alvo — por exemplo, ter produtos específicos para avós —, você alcançará um público maior e que pode estar procurando aquele presente perfeito, que não foi capaz de encontrar em nenhum outro lugar ou momento.

Torne-o pessoal

Além de gerar receita, a personalização de produtos pode diferenciar sua marca das demais. Pode ser uma mensagem escrita à mão e entregue junto ao presente; uma opção para adicionar um nome ou apelido aos seus produtos para dar aquele toque sentimental extra. Em todos os casos, produtos personalizados fazem com que os consumidores acreditem que você realmente cuida de seus presentes, que serão amados por seus familiares.

Promoção e marketing

Nenhum feriado de varejo é feito sem a quantidade certa de promoção e marketing. Seja por meio de canais de mídia social, e-mail marketing ou apenas alterando banners em sua plataforma de comércio eletrônico.

Criar guias de presentes para o Dia das Mães é uma ótima maneira de colocar seus produtos mais fortes no centro das atenções. Sem contar que também direciona o tráfego para suas páginas de destino de melhor desempenho para conversões.

Torne seu engajamento na mídia social emocionante e incentive o conteúdo gerado pelo usuário. Isso aumentará o tráfego do site e ganhará a confiança do consumidor. Realizar campanhas promocionais e de interações com seus seguidores é uma maneira eficaz de apresentar sua marca e seus produtos de baixo custo.

À medida que o dia se aproxima, pense em aumentar sua presença publicitária (gaste para atrair os compradores de última hora). Aumentar seus gastos com redes sociais e PPC (pay per click) na semana anterior ao Dia das Mães pode atrair compradores online ansiosos para garantir que suas mães recebam um presente.

Seja cuidadoso

Quando se trata do básico, o Dia das Mães é um dia para valorizar aqueles que vemos como figuras maternas em nossas vidas. É importante lembrar que, seja qual for o presente ou o valor, o que mais importa nesses dias é o laço afetivo.

Portanto, com grande parte das pessoas longe de suas mães e figuras maternas em 2021, sua empresa e seu produto podem fazer com que se sintam mais próximos.

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.