Como lidar com a concorrência no e-commerce?

por Galleger Ilhe Segunda-feira, 11 de janeiro de 2021   Tempo de leitura: 5 minutos

Se destacar em meio a tantas opções de compra é cada dia mais difícil. A concorrência no e-commerce tem crescido mais neste ano.

Diante de tantas opções para os compradores, as empresas têm enfrentado problemas em manter a fidelidade dos clientes e conquistar novos consumidores.

Pensando nisso, trouxe algumas dicas para te ajudar a se destacar dos seus concorrentes, atrair clientes e, claro, impulsionar suas vendas.

Analise a concorrência

Se você quer se destacar da concorrência, é preciso saber por que eles estão à sua frente. Por isso, analise bem os passos das outras empresas que operam no mesmo segmento que o seu.

Vale navegar na loja virtual deles, visitar as redes sociais, observar os conteúdos que eles enviam por e-mail e também a reputação dessa empresa perante os clientes. Dessa forma, você poderá avaliar os pontos fortes e fracos deles e também os seus. Com isso claro na sua mente, será mais fácil vencê-los.

Conheça os clientes

A melhor arma para vencer a concorrência no e-commerce é conhecer bem o seu público, especialmente suas necessidades e suas dores. Reúna dados sobre os seus clientes, isso irá te fazer entender melhor tudo que eles buscam.

Essa pesquisa aprofundada deve te ajudar também a se comunicar melhor com sua audiência. Uma boa forma de começar é construindo as personas do seu negócio, elas representam o seu cliente ideal e irão esclarecer melhor quem é o comprador do seu produto.

Esteja presente nas redes sociais

“Quem não é visto, não é lembrado”. Essa máxima é absolutamente real no mundo do comércio eletrônico. Para se destacar, é preciso superar o anonimato e traçar o caminho para os holofotes.

Então, mantenha perfis bem estruturados nas redes sociais e busque chamar a atenção oferecendo um conteúdo de qualidade. Outra dica é manter campanhas patrocinadas nessas redes e acompanhar o avanço delas. Com o tempo, você não será mais um no meio da multidão.

Mantenha-se atualizado

Em um ambiente em que tudo acontece muito rápido, é fácil ser deixado para trás. Por isso, esteja sempre por dentro das tendências de mercado e das mudanças do seu segmento.

Em alguns nichos é ainda mais importante atualizar com frequência a lista de produtos e mostrar-se antenado às novidades do setor (o segmento de moda é um exemplo disso). Se você consegue se atualizar mais rápido e aplicar tudo no seu site, já estará à frente para vencer a concorrência no e-commerce.

Transmita confiança

A página de finalização da compra é determinante para o cliente fechar ou não o pedido. Quanto mais informações você pedir, menor a chance do cliente finalizar a compra. Portanto, peça apenas os dados essenciais.

A segurança do checkout também é fundamental nesse momento. Procure manter um espaço seguro e que transmita confiança ao cliente, afinal, você não quer que ele desista da compra no site e escolha o seu concorrente.

Evite guerra de preços

É claro que você deve manter preços competitivos e que atraiam clientes. Porém, para superar a concorrência no e-commerce, não vale se limitar a essa guerra de preços. Isso porque disputar o tempo todo irá fazer com que você perca valor de produto.

Nesse contexto, é bem provável que você fique refém dessa competição, reduzindo constantemente a sua margem de lucro. Além de que sempre existirá uma outra empresa tentando baixar ainda mais o preço para ganhar de você. Conquiste seus clientes não simplesmente pelo preço, mas pelo bom atendimento, entrega rápida e outras vantagens que vão além do valor do produto.

Tenha bom relacionamento com fornecedores

Veja os fornecedores como parceiros do seu negócio. Eles podem te ajudar a conquistar preços mais competitivos e serem cruciais em momentos de crise no mercado. Em situações de falta de matéria-prima, por exemplo, se você tem um bom relacionamento, terá prioridade nas entregas e poderá levar vantagem em relação aos concorrentes.

Mas não se esqueça, nunca concentre seu contato apenas em um fornecedor. Contar com mais possibilidades irá garantir a você liberdade de negociação e menor dependência.

Busque um diferencial

Como dito anteriormente, o preço não pode ser sua única arma na hora de lutar contra a concorrência no e-commerce. É preciso ter outros diferenciais que garantam a satisfação e a fidelidade dos seus clientes.

Logo, você deve investir em um atendimento bem feito, em um produto exclusivo, na entrega rápida e de qualidade, no baixo valor de frete e na forma como se relaciona com esses clientes após a primeira compra. Cada detalhe fará diferença na hora de conquistar o consumidor.

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.