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Como levar clientes do marketplace para a sua loja virtual?

Por: Jéssica Marinho

Analista de Marketing na plataforma Tray e colunista na Escola de E-commerce. Apaixonada por e-commerce e redação. Publicitária por formação.

Começar a vender em marketplaces é uma excelente porta de entrada para o mundo do e-commerce.

Entretanto, não é saudável para um comércio eletrônico ter seu faturamento vindo totalmente, ou quase totalmente, do marketplace.

Pensando nisso, aqui vão algumas estratégias para levar clientes para comprarem diretamente em sua loja virtual e melhorar seu faturamento!

Destaque-se dentro do marketplace

O primeiro passo é destacar-se da concorrência dentro do marketplace.

E como fazer isso? Bom, este será um trabalho constante. Procure monitorar a concorrência e destaque-se nas condições. Ofereça frete grátis, aumente a quantidade de parcelas disponíveis — preferencialmente sem juros, tenha boas fotos e de diferentes ângulos.

Além disso, preocupe-se com a reputação de sua loja dentro do marketplace. Responda rapidamente aos comentários, tenha muita atenção com o envio do produto para evitar devolução, peça para que o cliente avalie sua loja, cumpra os prazos de envio e garantia etc.

Todas essas ações fazem com que sua loja acabe se destacando dos concorrentes dentro do marketplace e passe a ser reconhecida pelos clientes.

Ofereça condições diferentes em sua loja

Até agora falamos sobre como vender dentro do próprio marketplace, agora vamos mudar o rumo da conversa.

Depois que sua loja estiver consolidada dentro do marketplace X ou dos marketplaces, é hora de mover as peças para fazer com que os clientes comprem diretamente de sua loja virtual.

Com a velocidade da ascensão digital, os clientes sabem como funciona um marketplace. Assim, o consumidor consegue reconhecer muito bem quando um produto será enviado pelo Submarino ou por uma loja parceira, por exemplo.

Partindo deste ponto, temos três tipos de clientes: o “espertinho”, o “desconfiado” e o que vai comprar ali mesmo. Sua oportunidade está com o espertinho e o desconfiado.

O cliente espertinho é aquele que já sabe como funcionam as taxas de marketplace e vai correndo na loja original para verificar se o preço e as condições de pagamento são as mesmas.

Já o cliente desconfiado, vai pesquisar sobre sua loja para saber se ela realmente existe ou se é uma fraude.

Em ambos os casos, esse cliente entrará em sua loja e buscará o produto de interesse. Se ele encontrar o mesmo preço, as mesmas condições de pagamento e o mesmo valor de frete, é muito provável que ele volte e compre no marketplace. Afinal, é intuitivo confiar mais em uma loja conhecida — por mais que a entrega não seja feita por ela.

A menos que, comprar em sua loja seja muito mais vantajoso. O valor da compra está menor, o frete está grátis, o parcelamento é sem juros e ainda existe um cupom de desconto para quem comprar pela primeira vez. Pronto, a venda é, desta vez, 100% sua!

E não pense que é necessário oferecer todos os benefícios citados, apenas um ou dois já são suficientes para fazer com que o cliente mude de ideia.

Invista no unboxing

Proporcionar um unboxing inesquecível vale para quem comprou no marketplace e para quem comprou em sua loja.

A ideia é que quem comprou no marketplace, volte para comprar diretamente em sua loja virtual. Logo, quem já comprou em sua loja, volte para a recompra.

Existem muitas práticas de unboxing, mas aqui vai uma que funciona quase sempre! Para vendas feitas através de um marketplace, envie um bilhete de agradecimento e ofereça X% de desconto ou frete grátis para a primeira compra em sua loja. Esta estratégia será muito efetiva caso se trate de produtos recorrentes: produtos de beleza, por exemplo.

Agora, para quem já comprou em sua loja, também vale o “mimo”. O cupom também pode ser trabalhado ou até mesmo um brinque/amostra simples de um produto que faça sentido com o que foi comprado.

O unboxing é a experiência mais próxima do cliente com sua loja. Garanta a melhor experiência para que esse cliente volte e compre, sem você precisar pagar uma taxa extra por isso!