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Como a inteligência de preço pode ser aplicada às ações de performance?

A precificação é determinante para o e-commerce se posicionar e obter mais conversões. Omitir preço é algo completamente fora de cogitação, já que o cliente fará a compra pelo site e precisa saber detalhadamente o que, como, e por qual valor está adquirindo o produto de seu desejo.

Da mesma forma, o marketing de performance é estratégico: ele ajuda as empresas a serem vistas pelo consumidor em canais como shoppings virtuais, retargeting e nas redes de afiliados. A exposição ajuda na conversão das vendas, pois estimula o cliente a identificar promoções de seu interesse e comprar, mas também ajuda na própria gestão do marketing que pode compreender quais canais são mais eficientes, quais estratégias de preço engajam mais, etc.

É neste sentido que surge a necessidade de compreender melhor o comportamento de preço do mercado para promover ações de performance mais estratégicas. O mercado sinaliza momentos oportunos para a marca se inserir e engajar mais clientes, mas só uma análise clínica dele irá apresentar essas oportunidades que podem – e devem – ser trabalhadas pelo marketing em campanhas de performance.

Se você trabalha com performance em um comparador de preço, por exemplo, como irá garantir que seus preços estarão mais atraentes que os do concorrente, ou que poderá ter margens maiores, porque o produto que você tem está fora de estoque para eles? A divulgação é fundamental, claro. É fora de cogitação que sua marca não apareça ali, mesmo porque 96% dos consumidores comparam preços em pelo menos 4 lojas antes de comprar (Ebit/Buscapé 32º).

Consumidores irão usar comparadores, por isso, é essencial estar nesse e em outros canais de marketing que ajudem a expor seus produtos. Mas, da mesma forma, eles irão buscar um item com o preço competitivo antes de fecharem a compra. Nesta hora é que integrar seus esforços com as ações de performance e também com a percepção de mercado e inteligência de preço fará a diferença.

Quando estas duas áreas trabalham integradas, isso ajuda o gestor a criar ações alinhadas ao mercado recente, observando as métricas do produto, loja, concorrentes, indisponibilidade do produto no concorrente, etc. O preço pode pautar a performance da mesma forma que ela pode pautar o preço.

O papel da inteligência de preço é mostrar como melhor precificar os produtos, de forma que seja possível aumentar o volume em vendas e otimizar a rentabilidade do negócio. Estes relatórios inteligentes ajudam a compreender como definir preços dos produtos e ajustá-los imediatamente nos canais de marketing para obter ações mais efetivas. O cliente é atraído pelo marketing, o preço (definido de forma inteligente) ajuda a “fisgá-lo”, e a performance registra cada conversão obtida, categorias mais vendidas e etc. Dados estes que, por sua vez, também podem ajudar na hora de definir o preço.

Inteligência de preço e performance em escala>

O difícil, algumas vezes, é equacionar esses dois pontos tão importantes para o negócio: a gestão das campanhas de performance (em diferentes canais) e a precificação dos produtos no site e em cada canal promocional em que a marca está presente. Como resolver, por exemplo, a necessidade da empresa de fazer alterações rápidas e inteligentes de preços no site e, ao mesmo tempo, fazer com que esses valores sejam alterados nos canais de marketing sem atrasos que possam gerar confusões nos clientes?

Como o cliente iria lidar caso visse um valor do produto no anúncio e outro no site, assim que clicasse na chamada? Fosse um valor acima, ele poderia se sentir traído ou enganado pela publicidade. Fosse um valor abaixo, poderia ser um alento em pagar mais barato pelo seu item de desejo, mas a questão é: será que tantos internautas iriam clicar naquele anúncio sem um chamariz promocional? De qualquer forma, a empresa poderia se prejudicar.

Claro que isso é um desafio que, embora muitos gestores tenham que administrar, é facilmente solucionado hoje em dia. É que algumas ferramentas de gestão de marketing de performance já possuem integração com softwares de inteligência de preço. Quando estão integradas, elas ajudam a automatizar o processo de precificação em múltiplos canais de marketing instantaneamente. Com base no XML do site, tudo o que é feito ali é alterado automaticamente em todos os canais integrados, incluindo Adwords, Facebook, Google Shopping e etc.

Isso garante que toda a inteligência de preço será aplicada às ações de performance e com agilidade. O e-commerce consegue equacionar as demandas de precificação com as de marketing de performance e aparece sempre bem posicionado para os clientes.

Em todo o caso, a inteligência de preço deve ser realmente uma parceira do marketing para elevá-lo aos melhores resultados.