Acesso rápido

Como a Inteligência Artificial multiplica o potencial de mercado

por Domingos Monteiro Segunda-feira, 05 de novembro de 2018   Tempo de leitura: 2 minutos

As áreas de marketing e vendas são as que mais podem lançar mão da tecnologia para atrair novos consumidores e otimizar resultados. A tecnologia atual permite que as empresas consigam saber onde estão seus possíveis clientes, o que eles desejam, como e quais produtos oferecer com precisão, de forma a otimizar as verbas das campanhas e alavancar resultados.

O que antes era feito através de pesquisas de mercado, demandava tempo e investimentos elevados, hoje pode ser realizado rapidamente com resultados mais assertivos através do uso do Big Data e Machine Learning.

A pesquisa Notes From The AI Frontier, realizada pelo Mckinsey Global Institute em mais de 20 países, identificou um potencial de geração de valor anual através do uso de inteligência artificial (IA) entre US$ 3,5 trilhões e US$ 5,8 trilhões. Não é à toa que a cadeia de marketing e vendas é a mais sensível aos avanços da tecnologia.

Ela está diretamente em contato com o consumidor e precisa entender seu comportamento para ser mais assertiva nas abordagens. Essas aplicações já se fazem presentes no varejo, que começa a se habituar com o uso da IA para conquistar novos consumidores, fidelizar os atuais, ampliar o leque de vendas dos varejistas e identificar tendências de consumo por perfil.

Hoje se fala muito da jornada do cliente e a preocupação é entender o que ele espera em cada momento de sua vida e também em cada etapa de seu relacionamento com a companhia.

O consumidor atual exige que a empresa saiba o que ele precisa e como ele quer ser atendido. Isso é usado por grandes corporações, como o Netflix, por exemplo, mas é acessível também a empresas de menor porte que, se não se atualizarem, perderão mercado.

A análise de agrupamentos (cluster), técnica estatística que agrupa dados semelhantes automaticamente, permite identificar os consumidores que têm maior aderência a um produto ou serviço. Assim, é possível combinar uma série de informações e personalizar a abordagem e o atendimento a clientes que possuem determinados perfis, conhecidos como personas.

Ao lançarem mão deste tipo de análise, as empresas tornam-se mais assertivas em suas ofertas, aumentam seu ticket de vendas e atingem públicos antes desconhecidos.

A IA também auxilia na ampliação do mercado consumidor, pois permite que os gestores encontrem pessoas que têm perfil similar ao de seus clientes, mas que estão fora do radar da empresa. Este processo foi realizado recentemente por uma multinacional. Como resultado, a companhia multiplicou seu mercado potencial por dez.

Em três ou quatro semanas, por meio do uso de técnicas como essa, conseguimos entender o público consumidor e identificar as personas com alto potencial de interesse nos produtos da multinacional, impulsionando suas vendas.

Isso demonstra o quanto se pode obter de resultados através da tecnologia. Com o perfil dos compradores na mão, a multinacional passou a otimizar suas verbas de marketing e a escolha dos influenciadores, fazendo campanhas mais assertivas, de acordo com a geo referência, por exemplo.

A tecnologia permite uma maior previsibilidade da demanda, o que, além de otimizar as verbas de marketing, leva ao aprimoramento do controle de estoque e da estratégia de vendas. As técnicas combinam centenas de variáveis que possibilitam identificar os preços e promoções ideais.

Além de observar estas variáveis importantes na decisão de compra do consumidor, para não perder margem, é fundamental que o varejista também monitore a concorrência. Tal acompanhamento auxilia na definição dos valores cobrados pelos produtos, que trarão um equilíbrio entre o que é praticado pela concorrência e o controle da margem.

O volume de dados – estruturados e não estruturados – cresce exponencialmente em todo o mundo. É preciso saber usar a tecnologia de forma adequada para entender os dados e as mudanças antes que seus concorrentes o façam.

Os consumidores têm supercomputadores nos bolsos e, depois que se habituaram às facilidades, não querem voltar atrás. As áreas de marketing precisam ir além do relacionamento que mantinham com seus clientes. Para isso, a tecnologia está a seu favor.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.