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Como integrar e gerenciar sua loja no Mercado Livre

Por: Lucas Vidal

Gerente de Novos Negócios da SkyHub, empresa especialista em integração com os principais marketplaces do Brasil. Formado em Engenharia de Produção pela UFRGS com Mestrado pela Ecole Centrale Marseille, na França. Na SkyHub é responsável pela área comercial, bem como a manutenção das parceiras com os diferentes marketplaces que a SkyHub integra

Para integrar-se ao Mercado Livre o gestor deve estar ciente de alguns passos necessários e entender como gerenciar sua loja da melhor maneira.

Quais os pré-requisitos para a integração com o Mercado Livre?

Alguns pré-requisitos para integrar-se ao Mercado Livre são:

  • Coloque as dimensões dos produtos em centímetros e o peso em quilos ou gramas. Todos os produtos precisam estar na mesma unidade de medida e possuir um atributo específico;
  • Os títulos podem ter até 60 caracteres e a descrição não possui limite de caracteres. Todos os textos devem ser escritos em caixa baixa e aceitam o uso de caracteres especiais;
  • Especificações e características técnicas do produto como sua cor, voltagem, material, por exemplo, devem ser cadastrados como atributos específicos;
  • Para que o zoom da imagem seja possível, ele deve ter mais de 800 pixels e é necessário o uso de template para poder enviar produtos em formato profissional;
  • É possível subir vídeos;
  • Informações como marca e fabricante são obrigatórias e para mapear o produto será preciso colocar sua categoria;
  • Não é permitido divulgar redes sociais, sejam elas pessoais ou profissionais;

Um ponto importante é que o Mercado Livre também exige informações como o estado do item, modo de envio, tipo de anúncio, status e, se houver esta possibilidade, que se habilite a opção de retirar no local. Empresas com muitos itens podem contar com um integrador de marketplaces já que eles permitem a criação de regras automáticas para a atualização destes dados.

Também vale muito a pena usar um template html personalizado no Mercado Livre, pois isso reforça a identidade visual de sua loja, gera maior credibilidade, visibilidade e aumenta a percepção que o consumidor terá do produto.

Essa personalização é uma forma de passar maior profissionalismo sobre o seller, já que é possível produzir um anúncio mais bonito, com várias fotos e informações detalhadas do item vendido. Isso, é claro, tende a aumentar suas chances de conversão.

Como gerenciar sua loja?

Há duas formas de fazer isso: com uma gestão separada ou integrada.

A separada é com você gerenciando o seu e-commerce na sua plataforma usual e entrando na plataforma do Mercado Livre para gerenciar a sua loja ali dentro. São duas gestões (ou mais se você estiver presente em outros marketplaces além desse). É mais trabalhoso, mas pode ser uma opção caso você tenha poucos produtos cadastrados e um orçamento muito restrito.

A gestão integrada ocorre por meio de algum software de integração de marketplaces, que além de permitir um controle integrado de seu e-commerce e todos os marketplaces onde você estiver em um único dashboard, também facilita o próprio processo de integração com os marketplaces.

Mas, nos atendo à gestão, essa ferramenta permite que você acompanhe a logística do negócio no Mercado Livre e, ao mesmo tempo, tenha visibilidade de seus pedidos e resultados em outros canais (Submarino, Americanas.com, Casas Bahia, Walmart e Ponto Frio), além de dados de sua própria loja.

Dependendo do tamanho do seu negócio e sua expectativa de crescimento, ele é mais indicado porque conseguirá dar a elasticidade que você precisa para crescer.

Tenho certeza que com esses passos sua empresa estará mais preparada para integrar-se ao Mercado Livre e poderá entender exatamente o momento mais indicado de expandir sua capacidade de gestão dos marketplaces para não perder negócios (e nem se perder) na gestão!