Como gerir os momentos de pico do seu e-commerce

por Marcel Farto Quarta-feira, 07 de abril de 2021   Tempo de leitura: 6 minutos

O ano de 2020 foi um ano de oportunidades para as vendas online. Com um crescimento de 68%, se comparado ao ano anterior, o e-commerce brasileiro passou por momentos de pico em poucos meses, fazendo com que marcas já consolidadas e as novatas tivessem grandes oportunidades de aproveitar o novo modo de compras da população.

As portas abertas para as lojas digitais fizeram com que os líderes de negócios passassem a buscar novas estratégias, ferramentas e formas de expandir ao mesmo passo da demanda. Assim, o faturamento do comércio eletrônico brasileiro chegou a atingir a marca recorde de R$ 224,7 bilhões, sendo 37% maior do que o ano de 2019. Vimos os maiores números do segmento no país e, esse crescimento exponencial, pode implicar em consequências negativas, caso o negócio não esteja estruturado para momentos de pico.

Gestão e crescimento: como funciona essa relação 

Para controlar os momentos de pico, é importante ter a atenção redobrada em todas as operações que envolvem o seu negócio. Desde as transações, controle de entregas, quantidade de estoque, qual é o status dos pedidos feitos aos fornecedores, até aos cálculos de lucro e despesas. Mesmo porque, com a alta demanda, alguns segmentos podem ser prejudicados com a falta de estoque.

Atualmente, a indústria enfrenta a alta do dólar e a falta de insumos em alguns segmentos, como o algodão para a indústria têxtil, por exemplo. Somente em 2020, 68% das indústrias enfrentaram esse desafio, o que dificulta ainda mais o gerenciamento da alta demanda por parte das companhias.

Sendo assim, como a maior parte das empresas que são fabricantes e vendedores finais, estas reforçam os times, bem como criam listas de espera para a venda dos produtos no momento de plena demanda. Outro desafio neste momento é o de manter a qualidade da entrega e reter equipes qualificadas e eficientes, a fim de cumprir os prazos dos pedidos. Diante deste cenário, é importante avaliar também se todos os processos estão bem estruturados, isto significa que, com tempo de análise e correções, há mais chances de dar certo.

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Acompanhar as tendências do mercado e as tecnologias é outro ponto fundamental para gerir de forma eficiente nos momentos de pico. Tendo em vista a rapidez dos avanços tecnológicos, plataformas de vendas e gestão podem mudar e se atualizar de uma hora para a outra. Por esse motivo, é fundamental estar atento para não ficar para trás.

Focar nos processos que envolvem a jornada do comprador também é essencial. Colete informações como: de onde chegam os seus clientes, como, por onde preferem comprar, quais as suas necessidades e os seus feedbacks. Dessa forma, é possível oferecer a melhor experiência, ter um controle maior do que é enviado, se os prazos são cumpridos para que, no final, você não perca consumidores e as vendas comecem a cair ao invés de continuar no ritmo de crescimento.

Uma gestão de e-commerce bem estruturada conhece todos os seus processos, desde o local em que o consumidor chega para realizar a compra, até o que acontece com o produto ou serviço depois de entregue. A organização, planejamento, acompanhamento de tendências e entendimento público do seu e-commerce são essenciais para a gestão em tempos de alta demanda.

Um bom desempenho é marcado por um crescimento constante e, para poder crescer cada dia mais, é interessante manter uma equipe motivada e em harmonia. O que torna isso real é uma boa organização, com a pré-definição dos processos, as habilidades e propósitos alinhados de forma que se construa um ambiente aberto a novas ideias.

Buscar promover a melhor experiência para o cliente, manter a alta qualidade dos produtos ou serviços ou até mesmo investir em uma boa estratégia para as redes sociais também são boas pedidas para garantir a captação de novos compradores e que os antigos voltem a comprar. Assim, é possível realizar uma boa gestão e manter o crescimento para além dos momentos de pico.

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