Logo E-Commerce Brasil

Como gerenciar as vendas de Dia dos Pais no Marketplace

Por: Lucas Vidal

Gerente de Novos Negócios da SkyHub, empresa especialista em integração com os principais marketplaces do Brasil. Formado em Engenharia de Produção pela UFRGS com Mestrado pela Ecole Centrale Marseille, na França. Na SkyHub é responsável pela área comercial, bem como a manutenção das parceiras com os diferentes marketplaces que a SkyHub integra

Ter um site adequado, seguro, com bons preços e uma ótima divulgação são aspectos que todo lojista tende a lembrar de investir na hora de disputar o mercado em datas tão concorridas como é o caso do Dia dos Pais. As demandas por presentes são inúmeras e o giro é intensificado. Mas, se o mercado está intenso nessa época, isso requer atenção redobrada por parte do seller, o nome cujo lojista é chamado dentro do marketplace.

Para não “engargalar” a gestão, o seller deve ser alguém com total visibilidade do que está ocorrendo no negócio dentro e fora do marketplace, inclusive, em todos eles, caso esteja presente em mais de um.

Pontos de atenção na gestão de marketplaces durante o Dia dos Pais:

Gestão de múltiplas plataformas

Se você está presente em mais de uma plataforma de marketplace, por exemplo, isso pode virar um problema caso você não tenha uma boa visibilidade do negócio como um todo. É claro que é bem relevante estar presente em todas elas que comportem seu perfil de negócio, mas não dá para se perder na hora de gerenciá-las.

Um ponto de atenção na gestão de marketplaces durante o Dia dos Pais é justamente o de saber olhar para o negócio de forma segmentada e ampla, ao mesmo tempo: o micro e o macro. O que ocorre, individualmente, em cada marketplace diz muito sobre resultados em cada plataforma, seu desempenho nas vendas, perfil de consumidores, onde um produto tem mais ou menos saída.

Mas “ler” os números de todos eles permite ver como anda o caixa da empresa, os pedidos gerais que entram e isso faz toda a diferença. Um integrador de marketplaces que concilie todas as informações pode ser útil nessa etapa, além de dar visibilidade quanto ao estoque e logística – itens que também merecem atenção do gestor durante o Dia dos Pais.

Percepção e adequação do estoque

O estoque é outro ponto que pode fazer o gestor se perder durante datas com vendas aquecidas como o Dia dos Pais. Muitos pedidos podem esgotar o estoque e o gestor deve se preparar para: 1) ter mais produtos disponíveis e 2) gerir cada estoque e todo o estoque.

O ponto 1 é simples e é sobre ter estoque para o produto, de forma simples e direta. Se as vendas tendem a aumentar e a demanda é alta, a oferta pode ser maior também. Ter visão de que há um número “x” de produtos pode ser um alarme de que é hora de contatar o fabricante para receber mais produtos.

O ponto 2 já é um pouco mais delicado e envolve compreender como é a saída dos produtos em cada marketplace, tendo visibilidade geral do que ainda está disponível no estoque, em estado de alerta (esgotando) e com furo de estoque (sem o produto) para repor itens, atualizar disponibilidade em canais e etc.

O integrador também ajuda a otimizar essa etapa, mas ainda assim vale ter olhar clínico ao estoque para não perder oportunidades e nem vender aquilo que não tem.

Percepção e coordenação da logística de entrega

Valor baixo, agilidade e confiabilidade no serviço responsável pela entrega dos produtos que você comercializa é outro aspecto relevante. Apesar da demanda aumentar, a qualidade de entrega deve ser de ponta para uma experiência de compra positiva do cliente e garantir que ele receba o que pediu de forma intacta e no período combinado.

A confiabilidade da empresa é importante porque sem isso o cliente pode até ter deixado uma “moedinha” no marketplace, mas dificilmente voltará a comprar. Empresas que facilitem a gestão do frete, e garantam eficiência à entrega, contribuem na gestão operacional e deixam o empreendedor mais livre e comprometido para administrar os marketplaces onde está presente.

Assim, o gestor pode manter foco total em obter mais receita nessa data tão promissora, onde e-commerces faturaram uma cifra de R$1,51bi, só no ano passado. No Dia dos Pais dá sim para aproveitar as vendas aquecidas e ganhar sem perder (e nem se perder) por conta de uma má gestão.  

Boas vendas!