Como gerar tráfego para seu e-commerce

por Flávio Beraldo Terça-feira, 05 de setembro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Ao iniciar o planejamento de marketing digital, o varejista deve saber como gerar tráfego para o seu e-commerce, pois esse é o primeiro passo para aumentar audiência e vendas do seu negócio. Se você está com dificuldades ou ainda não sabe nada sobre esse assunto, nesse artigo conhecerá alguns caminhos para atrair novos clientes para a sua loja.

É muito comum que novos empreendedores ou até mesmo empresas que não possuam experiência com os canais digitais, não entenderem que é tráfego e sua importância para ter um projeto de e-commerce sólido.

O que é tráfego?

O que mais vi ao longo desses anos são diversas empresas com maturidade de mercado e novos empreendedores criarem uma loja, mas não saberem como atrair clientes, é aí que surge o conceito de tráfego.

O tráfego nada mais é do que o volume de pessoas que chegam até o seu site. Para que fique mais fácil de você assimilar, sabe aquele velho conceito de que lojas físicas precisam de “movimento”, quantidade de pessoas que entram no estabelecimento? Para o e-commerce é a mesma coisa, pois quanto maior o volume de pessoas, mais vendas.

Formas de gerar tráfego para um e-commerce

Agora que você entendeu a importância do tráfego, separei algumas ações que você pode aplicar nas estratégias do seu e-commerce:

SEO

A estratégia de SEO tem como objetivo atrair visitantes pela busca orgânica dos motores de busca. Um dos seus principais benefícios é que não há a necessidade de investimento de mídia. Para você entender a importância dessa estratégia, segundo estudos, 93% da experiência online começa com um motor de busca.

Marketing de conteúdo

Outra estratégia que atua em conjunto com o SEO é o marketing de conteúdo. Com ele, além de atrair tráfego para a sua loja por canais como blog, redes sociais e etc, você consegue impactar os possíveis compradores dos seus produtos ao longo da jornada de compra.

Sem dúvida, nos últimos anos a utilização do marketing de conteúdo pelos e-commerces vem crescendo e existem até algumas estatísticas que já comprovam o benefício para as empresas.

  • 82% dos consumidores têm uma opinião mais positiva sobre a empresa depois de ler o conteúdo personalizado;
  • 70% dos consumidores se sentem uma conexão mais próxima com a marca. (Fonte: DemandMetric);

Mídia Programática

Para quem quer utilizar a publicidade online de maneira eficiente, a mídia programática é uma ótima opção, pois possibilita as marcas criarem segmentações precisas de acordo com o público-alvo do seu negócio que acaba gerando tráfego qualificado e também economia por ser uma mídia bem assertiva.

A projeção é que os gastos em mídia programática cheguem até $45 bilhões em 2019 e essa está sendo uma grande tendência dos que desejam comprar anúncios nos canais digitais.

Redes sociais

As redes sociais já não são mais uma novidade para as empresas faz tempo e sim uma realidade. Com ela, além da geração de tráfego pela base de fãs, você consegue aumentar sua taxa de conversão por conta da prova social.

Influenciadores digitais

Outra forma de gerar tráfego para o seu e-commerce e que tem ganhado adesão de diversas empresas é a utilização de influenciadores digitais. São eles bloggers, youtubers e outros tipos de pessoas que são formadores de opinião. Com esse canal dentro das suas estratégias de tráfego, você consegue atrair nichos de públicos para o seu site, o que muitas vezes acaba gerando uma taxa de conversão maior.

Espero que tenha te ajudado nesse planejamento de tráfego com a sugestão de alguns canais. É muito importante que você estude a forma como o seu cliente se comporta e o que ele consome conteúdos na internet, pois isso facilita na escolha dos canais melhores para suas estratégias.

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