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Como gerar diferencial competitivo com a logística omnicanal?

Por: Juca Oliveira

CEO & fundador da B2LOG, possui expertise nas áreas de inovação, e-commerce e Digital. Nos últimos 14 anos desenvolveu projetos e startups nos segmento TI, e-commerce e logística.

O segredo para o sucesso no mundo do varejo hoje, assim como no cenário empresarial, está no valor que as empresas entregam ao seu público, ou seja, no diferencial competitivo que elas têm a oferecer. Contudo, para cumprir a tarefa de se manter no topo de forma bem-sucedida, é fundamental acompanhar as tendências e buscar por inovações constantemente.

Então, para ajudar no sucesso do seu empreendimento, mostrarei o que você precisa saber sobre a estratégia omnicanal e como você pode usá-la para sair na frente da concorrência.

O que é a logística omnicanal?

A ideia da omnicanalidade está relacionada com a integração dos sistemas de atendimento ao consumidor a fim de oferecer uma experiência diferenciada no momento da compra. Ela representa um diferencial competitivo para a empresa.

A proposta é oferecer diferentes canais para que os clientes adquiram os itens desejados, como o site corporativo, um aplicativo para dispositivos móveis, loja física, telefone, chat online etc., de maneira que as facilidades oferecidas obedeçam a um padrão, como se fossem um só.

Nesse novo cenário, antes de finalizar a sua transação, o cliente passa por várias interações. Porém, isso não significa que todas elas devam ser realizadas no mesmo canal. Ele pode, por exemplo, montar o seu carrinho de compras pelo e-commerce e depois finalizar a etapa de pagamento pelo aplicativo do celular. A omnicanalidade requer uma mudança de mentalidade da empresa, baseada na facilidade do acesso às informações por todos os envolvidos.

Quais os impactos dessa tendência para o consumidor?

A principal consequência da logística omnicanal para os consumidores é o maior nível de satisfação. Eles podem usufruir de funcionalidades diferenciadas para facilitar sua experiência de compra, tornando-a cada vez mais personalizada.

Para se ter uma dimensão da influência dessa estratégia no comportamento dos consumidores, é interessante analisar uma pesquisa realizada pela empresa de software em nuvem, a Cybertill. Esse trabalho, além de identificar o crescimento significativo das compras pela Internet, concluiu que:

  • 75% dos consumidores virtuais acabam optando por retirar seus produtos na loja física;
  • 65% dos consumidores fazem outras compras ao se dirigirem aos pontos de retirada.

Quais os desafios de implementar a omnicanalidade na empresa?

A integração dos canais é, sem dúvidas, o primeiro desafio para implementar a logística omnicanal, e essa estrutura somente será possível com o investimento em ferramentas tecnológicas e em softwares que garantam uma integração eficiente. Além disso, acompanhar o cliente na sua jornada entre canais é fundamental para desenvolver uma estratégia sólida e fazer as interpretações corretas dos dados que são coletados individualmente.

Com a omnicanalidade, as empresas são obrigadas a repensar seus processos de modo fragmentado, mas de maneira que todos eles funcionem bem como um conjunto. O grande benefício desse novo conceito é que ele gera diferencial competitivo tanto para as grandes marcas quanto para as de menor porte, permitindo a elas competirem em condições de igualdade.

Como a entrega superexpressa pode aumentar a taxa de sucesso da omnicanalidade?

A entrega superexpressa nada mais é do que a entrega da mercadoria adquirida no mesmo dia da compra. Já com a entrega expressa, o cliente recebe seu produto dentro de, no máximo, 24 horas. Isso gera um aumento na visibilidade do varejo, pois boa parte da concorrência não está preparada para proporcionar essa experiência aos seus clientes e, portanto, a tática funciona como um grande diferencial para a captação de novos consumidores.

Ademais, como esse serviço geralmente é disponibilizado para clientes especiais que participam de algum programa de fidelização com a loja, ele criará um maior engajamento desse público.

Com tantos avanços tecnológicos e a facilidade no acesso às informações, o comportamento dos consumidores também evoluiu. E, além de um atendimento cada vez mais personalizado, eles buscam comodidade e facilidade na interação, ou seja, um diferencial competitivo que vai ao encontro do modelo da omnicanalidade.