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Como funciona um e-commerce odontológico?

Por: Sther Freire

Redatora de Inbound Marketing (Ideal Marketing) no Grupo Ideal Trends.

Diferente da loja virtual que é um site parecido como uma vitrine online que realiza vendas, o e-commerce é o conjunto de várias formas de realizar essas vendas, como em marketplaces, redes sociais, entre outras formas no ambiente virtual.

Capaz de atingir um público de mais de 200 mil profissionais pelo Brasil, o e-commerce odontológico é um investimento de negócio que pode ser lucrativo. Não à toa, foi apurado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) que o mercado odontológico faturou nos últimos anos mais de R$ 38 bilhões.

Por que criar um e-commerce odontológico?

Ao começar um e-commerce odontológico, você verá que o investimento é baixo e o retorno é rápido e alto, trazendo grande satisfação. Isso porque tem muita procura, já que essa modalidade de comércio traz mais praticidade na hora da compra e entrega de produtos em uma clínica odontológica, por exemplo.

Além disso, um comércio online realiza vendas 24 horas e com a possibilidade de atender várias cidades e Estados, vantagens que não tem em uma loja física. Outra vantagem é que você fará a venda de equipamentos, produtos e até mesmo convênio odontológico dentro do seu e-commerce se quiser.

Por meio das plataformas em que você realizará suas vendas, seus clientes poderão interagir para dar opiniões e avaliações a respeito tanto da plataforma em si quanto dos produtos, processo de compra e entrega. Com isso, você saberá onde está acertando e errando, assim trazendo melhorias constantemente.

Aprenda como criar o seu!

Não tem muito segredo e também não é difícil começar a gerenciar um e-commerce odontológico. Entretanto, é necessário sempre estar atento a administração do negócio e saber oferecer produtos de qualidade comprovada que não trarão problemas no futuro quando um cirurgião dentista precisar usar em uma cirurgia, por exemplo. Veja algumas dicas:

Marketing digital

Investir em divulgação online dos seus produtos é uma maneira muito eficiente e com a ajuda do marketing digital o seu negócio terá mais visibilidade nas redes.

É por meio das redes sociais como um Instagram para dentistas, por exemplo, que você conseguirá atrair um grande número de usuários que futuramente serão seus clientes.

Com a ajuda dessa estratégia, há a possibilidade de fazer a postagem de conteúdos relevantes sobre a sua área de atuação, atingindo pessoas que estão realmente interessadas em consumir. E partir desse trabalho fica fácil atingir autoridade no assunto e, consequentemente, realizar mais vendas para clientes que desenvolvem confiança.

Gestão dos negócios

Se o seu desejo é ter um e-commerce de sucesso, então você deve saber que um dos pontos mais importantes para dedicar atenção é na gestão dele.

A falta de gestão é um grande problema que faz com que diversas empresas fechem as portas aqui no Brasil, e até mesmo o e-commerce sofre com isso.

Com uma gestão eficiente, o seu negócio consegue ter uma organização em diversas áreas e aqui podemos citar o estoque, por exemplo, em que você tem os dados do que tem e o que está faltando.

Além disso, é possível organizar certinho quais são os custos, os lucros, a entrega e tudo isso a curto, médio e longo prazo.

Software especializado

Caso você não tenha tempo ou conhecimento suficiente para fazer a administração do seu e-commerce, há diversas plataformas de softwares que podem te ajudar nessa questão, economizando tempo e também diminuindo a margem de erros.

Além disso, há uma maior rapidez na gestão, pois você pode acessar de qualquer dispositivo como desktops, smartphones e tablets a hora que quiser e precisar, aumentando a produtividade do seu e-commerce.

Veja seus lucros aumentando cada vez mais

Um e-commerce odontológico pode até parecer difícil de administrar no começo, mas verá que é uma dos melhores investimentos para aumentar seus lucros gradativamente. Isso porque a vantagem de poder realizar vendas a qualquer momento, ou seja, 24 horas por dia, é como derrubar uma barreira no mercado.

Por isso, faça o estudo com dedicação para saber quais são as melhores estratégias a serem implementadas para que seu e-commerce tenha sucesso e mostre autoridade no mercado, saindo à frente da concorrência.

Leia também: Confira dicas para atuar em e-commerce na área da saúde


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