Como fazer vídeos dos produtos do seu e-commerce de forma profissional

por Diego Andrade Quinta-feira, 10 de dezembro de 2020   Tempo de leitura: 6 minutos

Se você tem uma loja virtual, precisa aprender como fazer vídeos mostrando os produtos do seu e-commerce de forma profissional. Afinal, esse tipo de recurso ajuda a aumentar as vendas em 81%, de acordo com uma pesquisa internacional. Assim, mostrar o seu produto de uma maneira que seja profissional e ganhe o respeito do consumidor pode ajudar a tirar dúvidas e estimular a venda.

Ter esse tipo de recurso é especialmente importante em um ano em que o setor de e-commerce deverá aumentar as suas vendas consideravelmente e chegar ao ponto de R$100 bilhões em faturamento no Brasil. Afinal, tendo um recurso que aumenta as vendas pode ser a diferença entre aproveitar ou não a onda de crescimento das lojas virtuais no Brasil e superar a crise financeira causada pelo novo coronavírus.

No entanto, é fácil ter dificuldade nessa área pois nem todo mundo é um editor de vídeo profissional. Se você quer aprender como fazer vídeos mostrando os produtos do seu e-commerce de forma profissional, mesmo sem ser um especialista na área, precisa acompanhar minhas dicas abaixo!

Como fazer vídeos mostrando os produtos do seu e-commerce de forma profissional em 5 passos

1 – Tenha uma câmera que grave em boa resolução

O primeiro passo para conseguir trabalhar com vídeos na sua loja digital é ter uma boa câmera para isso. Não é necessário investir dezenas de milhares de reais em uma câmera profissional, mas é importante ter um equipamento capaz de gravar em 720p com facilidade.

Atualmente, existem muitos celulares com essa capacidade. Na verdade, existem celulares até mais potentes, que gravam em 4K, embora essa resolução seja um exagero para a sua loja virtual. Claro, se você quiser, quanto melhor a resolução, melhor o vídeo. No entanto, também ficará mais pesado para editar e renderizar. Portanto, uma resolução de 720p ou 1080p já é o suficiente.

2 – Tenha uma boa iluminação para gravar

O segredo de ter um bom vídeo depende mais da iluminação do que da câmera em si. Por isso que falamos que uma câmera que filme 720p ou 1080p com uma boa fluidez de frames por segundo já é o suficiente para o seu negócio.

O que você deverá fazer é explorar a iluminação natural o máximo possível, pois ela tende a ser a melhor para gravar os vídeos para a sua loja virtual. No entanto, se possível, compre também equipamentos de iluminação para filmar dentro de casa. Assim, você poderá controlar melhor como fará a filmagem.

3 – Planeje o que você irá mostrar com antecedência

Um bom vídeo começa antes mesmo de você apertar o botão de gravar na sua câmera. Ele se inicia com um bom planejamento e roteiro, que determinará o que será feito no vídeo.

Para aumentar as suas vendas, o ideal é mostrar as principais características do produto, de modo a estimular o consumidor e também elucidar as suas dúvidas. Portanto, faça uma pesquisa inicial em páginas com produtos parecidos e veja quais são as principais dúvidas dos consumidores. Anote tudo em um papel e então organize as filmagens para elucidar todas as questões.

Quando souber o que filmar, monte o seu roteiro da seguinte forma para a edição:

  • faça um teaser de 5 segundos com os principais pontos do seu produto;
  • siga o vídeo mostrando em mais detalhes cada questão do produto;
  • organize os itens de acordo com a ordem de importância para o público.

4 – Use um fundo neutro

Na hora de fazer a filmagem, você pode escolher entre aparecer você falando com o público ou apenas aparecer o produto. A segunda opção é a mais profissional, a não ser que você esteja trabalhando com Marketing de Conteúdo (nesse caso, a primeira é a mais indicada).

Seja como for, opte por usar um fundo neutro para a filmagem. O ideal é comprar um tecido TNT de cor sólida neutra (branco ou preto) e deixá-lo no fundo. Um pedaço de papel cartolina ou EVA pode ser usado também.

5 – Faça diferentes takes do seu produto

Por fim, durante a filmagem, faça diferentes takes do produto. Pegue um close, mas também um ângulo mais aberto. Filme da direita e da esquerda, de baixo e de cima, de frente e de costas. Faça um giro, mas também permaneça parado. Foque em detalhes e no produto em funcionamento. É importante ter todos esses ângulos e takes para poder ter material o suficiente para editar e criar um vídeo visualmente interessante.

Com essas dicas simples, ficou mais fácil saber como fazer vídeos mostrando os produtos do seu e-commerce de forma profissional. É claro que ainda assim você precisará de um pouco de prática para alcançar os melhores resultados, mas basta usar essas dicas consistentemente para começar a produzir vídeos de excelente qualidade e aumentar as suas vendas de forma considerável.

Na sua opinião, qual é a maior dificuldade para começar a fazer vídeos para o seu e-commerce? Comente abaixo!

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER