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Como fazer uma página de descrição de produtos épica para sua loja virtual (Parte 1)

por Marcio Eugênio Quarta-feira, 30 de agosto de 2017   Tempo de leitura: 4 minutos

A ideia desse artigo é ajudar as pessoas que têm uma loja virtual e querem ter a máxima conversão em suas páginas de produtos e também querem saber exatamente o que elas precisam fazer para conseguir mais visitantes vindos do Google sem precisar pagar por anúncios.

O ponto básico para você conseguir aproveitar 100% esse artigo é que você já tenha feito o planejamento de como montar a sua loja virtual, independente da plataforma que você vai utilizar, pois nesse artigo vou passar todo o passo-a-passo necessário para tirar o melhor da sua página de produtos.

Mentiras que contamos para não fazer

Sempre quando vou fazer uma consultoria com alguma empresa um dos primeiros itens que olho é a página de produtos, porque é um dos pontos mais importantes para realizar vendas online. Sempre que começo a pontuar tudo que normalmente está faltando, escuto frases como:

“Ah, mas o usuário não lê antes de comprar”

“Ah, mas todo mundo no setor faz assim”

“Ah, mas o que eu vou falar sobre uma legging/blusa/celular/geladeira/sapato…”

Quando começo a conversar e fazer perguntas para essas pessoas vejo que essas respostas, na maioria das vezes, não passam de desculpas, porque fazer uma página de descrição bem feita leva tempo e dá trabalho… Como diz um amigo meu: “Trabalhar dá trabalho.”

Por que é importante?

Investir tempo para criar páginas de descrição de produtos ÉPICAS quando temos uma loja virtual é importante pelos seguintes motivos:

  • Na venda online não tem o papel do “vendedor”, e se o cliente não achar a informação do jeito que ele prefere consumir, você perdeu o cliente, a venda e, dependendo a forma de marketing que você está fazendo, também perde o dinheiro do anúncio;
  • Aumenta a percepção de segurança (inclusive fiz um vídeo sobre isso) e credibilidade para a pessoa que acessa a sua loja virtual na primeira vez;
  • Por melhor que seja a descrição do produto, ela não vai sanar totalmente as dúvidas dos clientes, por isso não elimine as outras formas de contato (telefone, chat, WhatsApp). Por outro lado é claro que a descrição pode reduzir consideravelmente o contato nos demais canais;
  • Na internet se o cliente não achar a informação que ele precisa (do jeito que ele quer consumir) ele volta para o Google e vai no próximo resultado de busca;
  • Ajuda consideravelmente você ser achado pelo Google e rankear bem nas buscas orgânicas (SEO).

Pense no Google e pense nos clientes

Muitas vezes quando vamos trabalhar na página de produtos acabamos esquecendo de quem realmente aperta o botão de comprar e passa o cartão: o cliente!

Quando esquecemos disso, acabamos focando todo o nosso esforço em fazer SEO e ficamos pensando só no que a gente acha que o Google vai gostar. Como consequência, a página de descrição de produto fica artificial, de difícil leitura e acabamos afastando os clientes.

O Google está em constante evolução e ele consegue identificar se uma página de produto é útil para o cliente ou não, por isso, o melhor caminho – e o mais curto – para agradar ao Google e conseguir melhores posições é agradar ao cliente primeiro.

Como fazer:

Quanto mais você entender do mercado, do produto e do cliente que você vai atender, melhor e mais fácil será a criação da sua página de descrição ÉPICA.

Para deixar tudo bem didático vou mostrar o passo a passo na minha loja virtual pessoal que foi criada utilizando a plataforma Simplo7.

Gostaria de frisar que muito mais importante que usar ou não a mesma plataforma que utilizo é saber que, o que vai fazer a diferença mesmo é o conteúdo da sua página de descrição ÉPICA e se esse conteúdo é sempre focado no cliente!

Agora que já fiz a introdução, vamos ao que interessa (a prática):

  1. Escolha a palavra-chave que você vai usar

Antes de te mostrar o  processo de como escolher as palavras-chave, vou te explicar o que é palavra-chave e para o que ela serve:

Palavra-chave é aquela palavra que você digita no Google antes de clicar em buscar ou “dar enter”. Por exemplo, na imagem abaixo temos a palavra-chave “legging”:

 

 

A palavra-chave pode ser composta de uma palavra ou de mais palavras, isso vai depender do que o usuário digitar antes de clicar na busca:

É muito importante escolhermos com cuidado a palavra-chave que vamos colocar na nossa página de descrição de produto, já que o Google vai exibir páginas que tenham relevância para a busca que o usuário está fazendo. Se o usuário está procurando “legging preta cintura alta” ele vai entrar em uma página de produto onde o produto se chama “Legging Preta Cintura Alta” ele com certeza vai ficar e investigar mais essa página do que se o produto se chamasse “Legging Lisa preta cod. 7412”, compreende?

Como escolher a palavra-chave?

Eu sugiro os seguintes passos:

Papel e caneta

Pegue um papel e caneta ou um bloco de notas e comece a escrever, sem medo de ser feliz, como você acredita que o usuário busca pelo seu produto. Faça uma lista, quanto mais opções melhor.

Google Trends

Depois da lista feita, caso você tenha encontrado dois ou mais termos, pelos quais o seu produto pode ser chamado, utilize a ferramenta gratuita Google Trends para entender como as pessoas buscam pelo seu produto.

No exemplo abaixo usei o Google Trends para entender se as pessoas buscavam mais por “leg” ou “legging”, digitei as duas palavras separadas por vírgula, usei os filtros de país (Brasil) e selecionei o período de análise baseada nos últimos 12 meses e cliquei em buscar. Assim:

Dá para ver claramente no resultado que “legging” é o termo mais buscado, por isso, já sei que vou usar “legging”.

Todas as ideias que coloquei com a palavra “leg”, risco da minha lista e avançar para o próximo passo: só com as palavras-chave que contenham a palavra mais buscada, neste caso “Legging”. Passo para a próxima ferramenta:

KeywordTool.io

O Keywordtool.io é uma ferramenta que vai te ajudar a ter mais ideias de como as pessoas estão buscando pelo seu produto.

Para usá-lo é muito simples, acesse o site, digite a palavra-chave que você precisa de mais ideias e selecione “Google.com.br” e também “Portuguese – Brasil” e clique em buscar. Assim:

Os resultados serão centenas de formas que as pessoas fazem buscas utilizando a palavra-chave que você informou. Para você ter uma ideia do poder dessa ferramenta para a palavra chave “Legging”, ela retornou mais 692 ideias de buscas que as pessoas fazem utilizando a palavra “legging”.

Depois de testar as palavras-chave que eu tinha anotado e validado pelo Google Trends, vou testar as palavras-chave que eu não tinha anotado e que acho que fazem sentido para o meu produto.

Google Keyword Planner (Planejador de palavras-chave)

O Google Keyword Planner é uma ferramenta gratuita, que fica dentro do seu painel do Google Adwords. Essa ferramenta vai nos dar uma ideia do volume de buscas mensais para cada uma das palavras que listamos.

Na minha pesquisa, procuro pela melhor forma de cadastrar uma Legging com modelagem de cintura alta na cor preta. Nesse caso a minha lista foi esta:

  • Legging;
  • Legging cintura alta;
  • Calça Legging;
  • Legging preta;
  • Legging preta cintura alta;
  • Calça Legging preta;
  • Calça preta Legging;
  • Legging preta cintura alta;
  • Calça Legging preta cintura alta;
  • Legging cintura alta na cor preta

Ao acessar o Planejador de palavras-chaves é só clicar no segundo link colocando a sua lista de palavras e clicando no botão azul. Assim:

Você vai ter uma ideia do volume de buscas por mês para cada uma das palavras-chave. Como mostra a imagem abaixo:

Se você utiliza o Google Adwords e tem investido nele ultimamente você vai conseguir ver os números mais exatos e não em faixas (10 – 100) como no exemplo acima, mas independente de você investir ou não, a lógica continua exatamente a mesma.

Dessa forma fica muito mais simples saber qual palavra-chave escolher. Qual a chance de eu ter alguém visitando a minha loja virtual via busca orgânica do Google pela palavra “Legging cintura alta na cor preta” se o volume de buscas é zero?

Recomendo sempre que se comece selecionando palavras-chave que têm menos de 1000 buscas por mês e cuja concorrência é menor, porém para escrever esse artigo escolhi uma palavra mais desafiadora: “legging preta”.

Normalmente eu não começaria por ai, mas como quero mostrar os resultados que podem ser alcançados quando a gente faz um bom trabalho na construção de uma página de descrição ÉPICA.

Lógico que investindo no Google Adwords ou utilizando uma outra ferramenta como o SemRush é bem mais fácil, mas como sei que para quem está começando, normalmente, sobra tempo e falta dinheiro, está aí uma forma de se planejar com orçamento 100% grátis! 

Uma e apenas uma palavra-chave por página

Isso é muito importante! Você vai pegar uma, eu disse 1 e somente uma palavra-chave para usar por página no seu site. Como falei antes no exemplo acima eu vou usar a palavra-chave “Legging preta” e esse será o meu foco na página de um determinado produto.

Se depois de todo o trabalho você ficar com duas ou mais candidatas (como eu fiquei) você tem dois caminhos:

1) Escolher uma das duas palavras (como eu fiz) e esquecer as outras;

2) Criar um outro produto para a(s) outra(s) palavras-chave;

Isso é muito importante! Nunca, nunca, nunca mesmo utilize mais de uma palavra-chave por página na sua loja virtual: SEO é uma questão de foco!

No próximo artigo vamos falar sobre estrutura de categoria, onde colocar a palavra-chave, entre outros tópicos! Aguarde.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

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